Guia completo para investir no mercado imobiliário

Guia completo para investir no mercado imobiliário

Quer saber tudo sobre como investir no mercado imobiliário? Sua funcionalidade, benefícios o que ele é? Neste artigo os mistérios do mercado imobiliário serão desvendados e como você pode tornar este mais um dos seus investimentos.

O que é o investimento imobiliário

O investimento imobiliário inclui a aquisição de imóveis com a premissa de se obter lucro. As modalidades aqui são diversas e inclui:

  • Revenda e venda;
  • Comprar para poder alugar;
  • Especulação.

Dentro do mercado imobiliário você pode investir sozinho se quiser e também administrar os seus próprios bens. Sem a necessidade então do auxílio da administrada.

Também é possível selecionar vários preços, que inclui o mercado de luxo ou até mesmo construções mais populares. Sejam elas oportunidades comerciais ou residências.

É bem verdade que há pessoas que costumam se especializar em um determinado perfil e aqueles que acabam diversificando os seus investimentos.

Como funciona o mercado imobiliário

O funcionamento do investimento no mercado imobiliário deverá variar conforme o tipo que você irá escolher. Contudo, no fundo, todos terão o mesmo propósito, um aumento financeiro para as pessoas que investiram.

— Apartamento

Localizados em edifícios, os apartamentos, podem ter diferentes características.

Existem quitinetes, com somente quartos e banheiro separados, assim como estúdios, modernos e que são planejados ao ambiente e de acordo com os condomínios. Nesse caso, normalmente acompanham uma boa qualidade de infraestrutura.

Há também, os conhecidos apartamentos padrões que contém todas as áreas separadas, cômodos no caso. Essas são as opções mais comuns que você irá encontrar no mercado.

Para finalizar, você irá encontrar as coberturas que ficam no andar mais alto do condomínio. Esses lugares têm o habito de oferecer uma maior segurança e privacidade a quem mora. Sendo uma ótima forma de investimento, justamente por conta da sua valorização.

— Casa ou sobrado

Se caracterizam aqui, ambientes de dois a três andares e, geralmente, que contenham um espaço de lazer externo, como jardim.

— Condomínio

O condomínio de maneira geral está relacionado a um grupo de casas, apartamentos ou loteamentos dentro de um único ambiente.

Obviamente o maior benefício neste caso, é justamente a segurança que você irá ter. Normalmente, há sempre um sistema de câmeras acompanhas de uma portaria que geram maior segurança quando comparada a casas comuns que se localizam em vias públicas.

Existem também um procedimento de limpeza dentro do próprio condomínio, além de cuidados nas áreas de convivência e lazer.

Esses ambientes, porém, tem um alto custo, justamente por conta de todas as facilidades que ele consegue acarretar para aqueles que optam por morar nesses ambientes.

— Comerciais

Esses ambientes são utilizados normalmente para a abertura de escritórios ou de lojas, além de indústrias ou fábricas.

Se atente a onde você irá colocar os seus imóveis comerciais, algumas vezes imóveis residências podem ser péssimas em um determinado lugar, mas, caso ele venha a se tornar um ambiente comercial ele passa a ganhar grande interesse.

Benefícios de investir no mercado imobiliário

Investimento com pouco dinheiro

Para investir no mercado imobiliário você não precisa ter tanto dinheiro, pois você pode adquirir um novo imóvel em diversas etapas.

Nesse caso, o que lhe recomendamos é que você busque por imóveis ou condomínios que estão na planta, pois eles possibilitarão diversificar os seus investimentos e isso, poderá lhe dar muito dinheiro.

Patrimônio

Se você tem uma família ou planeja ter uma, planejar o futuro e preserva-lo é muito importante e ao longo do tempo se torna uma preocupação real.

O mercado imobiliário possibilita passar o seu negócio de geração a geração, permitindo assim que eles tenham algo concreto disponibilizado ao longo dos anos conforme a sua necessidade.

Guia completo para investir no mercado imobiliário

Rentabilidade de investir no mercado imobiliário

Contratos que preveem um aluguel mensal, dá a responsabilidade para o seu locatário o pagamento de taxas, contas e IPTU e ainda oferecem uma segurança a você investidor, os famosos fiadores ou o próprio calção.

Já se você decidir ter uma casa que seja alugado apenas por temporada, os valores que serão baseados em diárias se tornam ainda mais interessantes para você investidor e dono do imóvel.

Em períodos em que irá ocorrer a alta procura, os valores poderão atingir com facilidade ou até superar os contratos de um aluguel, como longo prazo.

Segurança

Todo mundo que vai investir tem o medo de colocar o seu dinheiro em algo que pode não funcionar e assim perder todo ele.

Porém, com o mercado imobiliário, depois de você assinar os contrários e cuidar de todos os itens burocráticos, a probabilidade de você perdê-lo é mínima.

Sim, existe a chance, porém, ela é válida somente quando o imóvel é confiscado por falta de pagamentos no Imposto de Renda.

Valorização

Se você comprou um bom imóvel e ele está muito bem localizado, as chances dele valorizar com o passar dos anos são muito grandes.

Normalmente os investidores que conseguem um negócio a partir da planta conseguem um retorno ainda maior, já que a princípio elas se tornam mais baratas e com uma melhor chance de negociação.

Para que você consiga já ter um grande lucro, basta você colocar à venda assim que o imóvel estiver pronto ou ao menos disponibilizado para alugar e já garantir uma renda fixa.

Desvantagens de se investir no mercado imobiliário

Tempo de retorno

Alguns investimentos irão demorar mais que outro para que você possa ter um retorno e é importante que você saiba que o mercado imobiliário não é diferente.

Não valorizar tanto quanto você espera

Outra situação, é que o imóvel pode não valorizar na medida que você deseja, e como você está precisando do dinheiro nesse momento para capitalização pode estar na hora de renunciar a um montante para não sair no prejuízo.

Você conhece alguém que já investiu ou deseja investir no mercado imobiliário? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário