Você tem vontade de investir em grandes empresas do exterior, como Netflix, Microsoft, Disney e Amazon? Se a resposta é sim, chegou a hora de você conhecer os BDRs (Brazilian Depositary Receipts).
Continue a leitura para entender o que é BDR e como investir nesse tipo de certificado.
O que é BDR (Brazilian Depositary Receipts)?
De acordo com a CVM (Comissão de Valores Monetários), BDR (Brazilian Depositary Receipt) “é um valor mobiliário emitido no Brasil que representa outro valor mobiliário emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior”.
De maneira simplificada, os Certificados de Depósito de Valores Mobiliários representam ações existentes em outros países que são depositadas e bloqueadas em uma instituição financeira que atua como custodiante e intermediadora.
Isso significa que quem faz aplicações em BDRs não compra as ações diretamente no exterior. O investidor compra títulos representativos desses papéis.
Esse investimento se tornou disponível para pessoas físicas em 2020 e teve sucesso: as negociações aumentaram 462,8% em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 28,59 bilhões em dezembro.
Talvez lhe interesse: Como escolher o melhor Fundo de Investimento para você
Quais são os tipos e níveis de BDRs?
Segundo a CVM, os BDRs são classificados em diferentes tipos e níveis “conforme as características de divulgação de informações, distribuição e negociação, e a existência, ou não, de patrocínio das empresas emissoras dos valores mobiliários objeto do certificado de depósito”.
Não sabe quais são essas especificações? Vamos começar pelos dois tipos de BDRs: patrocinados e não-patrocinados.
BDR patrocinado: a companhia emissora dos ativos contrata uma única instituição depositária para emitir os certificados;
BDRs não-patrocinado: processo independente de instituições depositárias emissoras de certificado, sem um acordo com a companhia emissora dos valores mobiliários objeto do certificado de depósito.
Outro fator determinante dos Brazilian Depositary Receipts são seus níveis. De acordo com a CVM, eles podem ser:
- Nível I: dispensados do registro de companhia na CVM, negociados apenas em mercados de balcão não organizado ou em segmentos específicos para esse tipo de aplicação na bolsa.
- Níveis II e III: precisam de registro da companhia emissora na CVM e serem admitidos à negociação em mercados de balcão organizado ou bolsa de valores. A diferença entre eles é que o BDR patrocinado nível III é registrado na hipótese de distribuição pública simultânea no exterior e no Brasil.
Qual a alíquota de Imposto de Renda dos BDRs?
Parte dos investimentos atuais são tributáveis, e o Brazilian Depositary Receipts se encaixa nessa categoria. Sua tributação é de 15% sobre o ganho obtido nas negociações de Swing Trade. Já para os adeptos do Day Trade, a alíquota sobre o lucro é de 20% (sendo 1% do valor positivo retido na fonte). O recolhimento deve ocorrer até o último dia útil do mês seguinte às operações de venda por meio de DARF (Documento de Arrecadação de Receita Federal).
Já os dividendos, caso essas empresas sejam americanas, são tributados na fonte em 30%, pois sofrem tributação nos EUA. Além disso, de 3% a 5% é retido como retribuição à instituição intermediária.
Como investir em Brazilian Depositary Receipts?
Se você se interessou por esse tipo de investimento, saiba que seu investimento é simples. Com uma conta de corretora aberta e o valor planejado para essa aplicação na conta, basta avaliar qual ou quais BDRs melhor se encaixam com seus objetivos de investimento.
Você também pode realizar análises como a técnica ou a fundamentalista e estudar relatórios elaborados por analistas especializados do mercado para agregar mais dados à sua decisão.
Com o(s) papel(éis) escolhido(s), é só enviar a ordem para a corretora de sua preferência e acompanhar sua performance.
Mas se você ainda se sente inseguro para realizar esse tipo de aplicação, pode ser que você ainda precise de mais conhecimento para embasar suas decisões.
Assista essa aula gratuita em que o Eduardo Moreira ensina como construir, aumentar e preservar patrimônio em qualquer cenário econômico.
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais