19 de setembro de 2019

Comprar imóveis para investir é realmente um bom negócio?

Comprar imóveis para investir é realmente um bom negócio?

Comprar imóveis para investimento pode ser ótimo negócio. No entanto, a maioria dos interessados em comprar imóveis para investimento não passam tempo pesquisando e avaliando para aprender sobre como investir. E isso faz com que elas percam uma grande oportunidade.

Ao decidir pelo investimento, a primeira decisão é escolher a melhor estratégia de investimento, estipular metas e orçamento, bem como a área em que deseja investir.

Isso ajudará você a escolher quais tipos de investimentos imobiliários são adequados para você. Em seguida, é importante estudar as principais dicas dos profissionais da área sobre como tornar seus investimentos imobiliários um verdadeiro sucesso.

O setor imobiliário geralmente é uma ótima opção de investimento. Pode gerar renda passiva contínua e pode ser um bom investimento a longo prazo.

Mas antes de entrar neste mercado, é preciso ter certeza de que você está de fato preparado para investir em imóveis. Um dos pontos para estar “preparado” é ter uma quantia significativa de dinheiro adiantado, por exemplo.

Isso sem mencionar os custos de manutenção contínuos pelos quais você será responsável, bem como o potencial de diferenças de renda se você estiver entre os inquilinos por um tempo.

Investir em imóveis é sempre um bom negócio

Algumas pessoas investem em imóveis para valorização, mas investidores inteligentes investem em fluxo de caixa.

Fluxo de caixa é o dinheiro que você ganha com aluguel de imóveis todos os meses após o pagamento de todas as despesas. A grande vantagem do fluxo de caixa é que ele aumenta com o tempo, sem comprometer seu investimento principal.

É como uma ação em que o dividendo é tão alto que você nunca precisa se preocupar com o aumento do valor da ação para obter grandes retornos.

O fluxo de caixa também aumentará com o tempo, porque os aluguéis aumentarão com a inflação, enquanto os pagamentos das hipotecas permanecerem os mesmos.

Trate seus investimentos como um negócio

O investimento imobiliário é um negócio e, como qualquer outro negócio, requer planejamento, execução e gerenciamento proposital. Os negócios mais bem-sucedidos são administrados por pessoas focadas na organização e no controle de das finanças.

Não importa o tamanho o seu negócio. Independentemente do tamanho do seu investimento, para ter sucesso, é preciso tratar como um verdadeiro negócio desde o começo.

Dicas para comprar imóveis como forma de investimento

Gaste tempo pesquisando preços e taxas de aluguel na região para saber se a localização do imóvel trará bons resultados.

Não dependa apenas de um agente imobiliário para encontrar bons negócios. Muitos agentes não são investidores e não sabem o que estão procurando.

Compre com a cabeça e não com o coração

É muito fácil se deixar envolver pelas emoções. Uma casa em um bloco íngreme com uma vista deslumbrante pode ser um pesadelo devido a custos de retenção, por exemplo. Certifique-se de pesar os prós e contras.

Compre em uma área de crescimento

Tente escolher uma propriedade em uma área onde há uma forte demanda por acomodações para aluguel. A compra de um imóvel próximo ao transporte, universidades e escolas o tornará mais atraente para os locatários.

Planeje todas as suas despesas

Ao comprar imóveis para fins de investimento, é necessário considerar o custo de impostos, serviços públicos, manutenção e reparos. Muitas vezes, é mais fácil procurar uma empresa de aluguel e fazer com que ela lide com coisas como reparos e cobrança de aluguel.

Você precisa precificar seu imóvel para aluguel para que todas essas taxas e outras despesas sejam totalmente cobertas. Além disso, você deve pegar os primeiros meses de dinheiro excedente e reservar para cobrir o custo dos reparos na propriedade.

Evite erros ao investir pela primeira vez

Aqui estão alguns erros importantes que muita gente comete ao investir em imóveis pela primeira vez:

  • Tomar decisões baseadas em emoções, não em fatos;
  • Escolher o local ou ativo errado;
  • Depender de renda para pagar despesas;
  • Não pensar na estratégia de longo prazo.

Conclusão

Os imóveis podem ser uma ótima opção de investimento. Mas é válido lembrar que investir em imóveis leva tempo e exige flexibilidade e ambição para fazê-lo funcionar de forma correta.

O investimento imobiliário representa uma oportunidade fantástica para explorar novas vias financeiras, diversificar seu portfólio e planejar antecipadamente a aposentadoria ou outras metas financeiras.

Você pensar em comprar imóveis para investir? Fale para nós suas preferências de investimentos.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Dicas práticas para quem nunca investiu começar a investir
+
Dicas práticas para quem nunca investiu começar a investir Boa parte dos textos sobre educação financeira indicam as mesmas coisas: organizar, planejar e investir. Mas muitas pessoas não conseguem chegar neste último ...
3 de agosto de 2020
Porta-voz do #somos70porcento, Eduardo Moreira é capa no jornal Valor Econômico
+
Porta-voz do #somos70porcento, Eduardo Moreira é capa no jornal Valor Econômico “Estão achando que o #somos70porcento tem um prédio, reuniões regulares, um conselho, redigiu um manifesto. Não é nada disso. Até hoje não tem nem um ...
31 de julho de 2020
Periferia, Revolução e Capitalismo
+
Periferia, Revolução e Capitalismo “A periferia tem o maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista”, diz Jones Manoel. Ele é historiador, professor de história, mestre em ...
17 de setembro de 2020