Quanto custa e como tirar passaporte

Quanto custa e como tirar passaporte

Muitas pessoas não têm passaporte porque não fazem a mínima ideia de quanto custa e nem como tirar. Mesmo que você não esteja programando por agora uma viagem, é importante ter.

De repente, aparece uma oportunidade e você pode acabar perdendo porque não tem o documento. Se você tem alguma dúvida, chegou no lugar certo: vamos te mostrar todo o passo a passo, com todas as informações que precisa saber.

O que é o passaporte

O passaporte nada mais é do que um documento emitido pela Polícia Federal que permite a você entrar em outro país. Saiba que alguns países exigem além do documento oficial, o visto também é solicitado como, por exemplo, os Estados Unidos.

Países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai, etc, basta a sua carteira de identidade com foto. Mas vale a pena, antes da sua viagem, checar quais os países que exigem visto. Além disso, alguns exigem a vacinação contra a febre amarela. É importante obter todas as informações para você não ter nenhum problema com a sua viagem.

Qual é a validade de um passaporte

Desde julho de 2015, um novo modelo de passaporte entrou em vigor, tanto que na capa não consta mais o brasão da República. A validade agora é de 10 anos, para maiores de 18 anos.

Lembrando que todos os passaportes que foram emitidos antes desta data, a validade é a que consta no documento. Depois disso, vai ser preciso emitir o novo.

Se você está pensando em viajar e já possui um passaporte, verifique a sua validade. E caso esteja faltando 6 meses para expirar, é recomendável que você tire um novo. Nos casos de menores de 18 anos, a validade é a seguinte:

0 a 1 ano completo: 1 ano

1 ano completo a 2 anos incompletos: 2 anos

2 anos completos a 3 anos incompletos: 3 anos

3 anos completos a 4 anos incompletos: 4 anos

4 anos completos a 18 anos incompletos: 5 anos

Fique atento à validade do seu passaporte. Alguns países exigem que tenha no mínimo seis meses de validade e outros 3 meses, a partir do ingresso no país. Por isso, se informe como funciona no país do seu destino. Caso contrário, você poderá ter problemas no momento da imigração.

Quanto custa e como tirar passaporte

Documentos necessários para tirar um passaporte

Você vai ver mais adiante que será necessário acessar o site da Polícia Federal para requerer o passaporte. Veja aqui todos os documentos que você vai precisar para preencher esse formulário:

  • Documento de Identificação: RG, CNH ou carteira de trabalho
  • Para menores de 12 anos: certidão de nascimento
  • Título de Eleitor com a situação regularizada (se deixou de votar em alguma eleição, solicite a quitação, seja no cartório eleitoral ou TSE)
  • Homens: quitação com o serviço militar
  • CPF
  • Comprovante de pagamento

Se por um acaso, já tiver um passaporte anterior, é necessário registrar a informação. Apesar de não ser obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento, não custa nada levar. De repente, pode haver algum erro no sistema e não indicar o pagamento.

Agora, se a pessoa teve seu sobrenome alterado, seja por razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar além do documento de identidade, todas as certidões.

E quais os documentos para menores de idade?

Todos os menores de 18 anos devem apresentar os seguintes documentos para tirar o passaporte:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Autorização dos pais ou responsável legal

Como tirar o passaporte

Como já foi dito, quem emite o passaporte é a Polícia Federal. Então, você deve acessar o site oficial e selecionar a opção para solicitação de passaporte. Você deve preencher todo o formulário com todos os dados solicitados e imprimir.

Nesse momento, vai ser gerado um boleto de pagamento, chamado de GRU – Guia de Recolhimento da União. Após a confirmação do pagamento, que pode levar de 24 a 72 horas, você deve agendar dia e horário para comparecer a um dos postos da Polícia Federal.

Você não precisa se preocupar porque o próprio sistema exibe as cidades e os postos disponíveis. Caso a sua cidade não tenha posto da Polícia Federal, escolha a cidade mais próxima.

Lembrando que, na data agendada, não se esqueça de levar os documentos necessários, o comprovante de pagamento da GRU, juntamente com o protocolo do agendamento.

Como funciona no posto da Polícia Federal

No posto da Polícia Federal, você vai apresentar todos os documentos solicitados e serão colhidas as impressões digitais dos dez dedos e uma foto será tirada, por meio de equipamentos eletrônicos.

Depois, você receberá um protocolo para a retirada do passaporte. Geralmente é de até seis dias úteis.

E apenas o titular pode fazer essa retirada, apresentando um documento de identificação. Saiba que o documento fica disponível por um período de 90 dias e caso não seja retirado nesse prazo, será automaticamente cancelado.

É importante que assim que você receber o documento, assine no local indicado.

Para saber se o passaporte já está disponível, basta acessar o site da Polícia Federal e selecionar a opção “Consultar Andamento”. No dia que for tirar seu passaporte, não deixe de se informar sobre o horário do funcionamento do posto para a entrega.

Quanto custa tirar o passaporte

O valor da GRU é de R$ 257,25. E somente após a confirmação do pagamento junto à Polícia Federal, você pode agendar o atendimento presencial.

Vale lembrar: chegue com antecedência na data agendada. O atendimento é rápido e em pouco tempo você realiza todo o procedimento.

Se o seu passaporte perdeu a validade, não poderá ser renovado. A cada solicitação, é emitido um novo, inclusive com uma nova numeração.

Se você tiver alguma dúvida, basta acessar o site da Polícia Federal que lá você encontra uma página de dúvidas mais frequentes. Está tudo bem explicado e fácil de entender. Mesmo que você não esteja planejando uma viagem, é interessante solicitar o seu documento com antecedência.

Há alguns anos atrás, tivemos problemas com a emissão de passaportes, onde em algumas cidades, era necessário esperar meses para seu agendamento. Mas, felizmente, já está tudo normalizado e o processo é muito rápido e prático.

Você já tirou seu passaporte? Está planejando alguma viagem? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário