4 de janeiro de 2022

Não sabe o que esperar da economia em 2022? Veja a expectativa de especialistas

Não sabe o que esperar da economia em 2022? Veja a expectativa de especialistas

Com a alta da inflação, queda da renda e redução da expectativa de crescimento econômico, é quase que impossível não se questionar: como será a economia em 2022?

Já adiantamos que os economistas estão revisando para baixo suas expectativas para o desempenho da nossa economia em 2022, mas vamos abordar o assunto em mais detalhes abaixo. Tenha uma boa leitura!

O que esperar da economia em 2022?

Redução de crescimento do PIB

O Banco Central reduziu a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2022 de 2,1% para 1%.

Segundo um relatório divulgado pelo Bacen, no dia 16 de dezembro, o PIB do terceiro trimestre de 2021, negativo e trouxe de volta uma recessão técnica, e alguns dos principais indicadores de atividade apresentaram resultados piores do que os esperados no último relatório de inflação.

A previsão revisada para o crescimento do PIB também reduziu o crescimento esperado para 2021 de 4,7% para 4,4%. Segundo o relatório, o crescimento econômico tem sido freado pelo aumento da inflação e da taxa básica de juros, que atingiu 9,25% ao ano — o maior patamar em mais de quatro anos.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

Se você quer entender mais sobre a redução do crescimento do PIB, o Edu Moreira trata sobre o menor crescimento da economia em mais detalhes no vídeo abaixo:

Inflação será o principal problema econômico

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, a inflação será o principal problema da economia em 2022.

“O problema não será crescimento baixo, o problema será inflação resiliente. A inflação provavelmente será um pouco acima do que vocês estão prevendo, mas o crescimento também será maior do que vocês estão prevendo, então vamos ver. Eu não faço previsões, eu faço piada de previsões, de previsões erradas”, afirmou o ministro em um evento virtual.

Já o Relatório Focus divulgado em 13 de dezembro pelo Banco Central trouxe como previsão o crescimento do juro básico da economia em 2022 a 11,50%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pode crescer 4,8% no próximo ano.

O fato do IPCA atual ser o maior desde 2002 também foi abordado em uma live de Edu Moreira, que você pode conferir abaixo:

Leia também: Alta da inflação: 3 tipos de investimento para o dinheiro render

Desemprego preocupa especialistas

O desemprego também preocupa especialistas como o diretor do Centro de Estudos da FGV Social, Marcelo Neri. Em entrevista à CNN, ele afirmou que a queda do desemprego até julho não é suficiente para levar otimismo ao cenário brasileiro.

“Na média, ainda devemos estar uns oito pontos percentuais abaixo da renda dos brasileiros em geral em relação ao começo da pandemia. Agora entre os mais pobres esse déficit é ainda maior. O desemprego, antes de melhorar definitivamente, talvez piore para conter a inflação. É uma era de muita incerteza”, diz.

Quer saber mais sobre o aumento do emprego informal e a queda da renda? Essa live do Edu Moreira pode te ajudar:

Conhecimento é chave para aumentar patrimônio durante instabilidade

Com números como os citados acima,  é inegável a instabilidade que 2022 pode trazer para a economia e nossos investimentos. Entretanto, saiba que com conhecimento é possível crescer seu patrimônio e fechar 2022 com lucro.

Se você quer aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e obrigatória para quem quer construir riqueza e aprender a investir. Nela, Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que o que você já aprendeu com as pessoas que te assessoram nas instituições financeiras

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
O que é liquidez corrente e qual a importância desse indicador para os investimentos
+
O que é liquidez corrente e qual a importância desse indicador para os investimentos Um dos passos a serem tomados ao buscar novos investimentos nas bolsas de valores são as análises fundamentalistas das corporações. Nesse tipo de análise, o ...
4 de fevereiro de 2022
Melhor câmbio: 3 dicas de ouro (que valem mais do que dinheiro)
+
Melhor câmbio: 3 dicas de ouro (que valem mais do que dinheiro) Garantir o melhor câmbio é uma prioridade, já que viajar voltou a ser a meta de muitas pessoas depois da reabertura das fronteiras e uma melhora significativa ...
3 de março de 2022
Conheça os 7 pecados capitais dos investidores e proteja as suas finanças
+
Conheça os 7 pecados capitais dos investidores e proteja as suas finanças Para ser um bom investidor, você precisa conhecer os 7 pecados principais nos investimentos. Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Esse conceito ...
29 de março de 2022