11 de março de 2021

Home Broker: o que é e para que serve?

Home Broker: o que é e para que serve?

Se você tem interesse pelo mercado financeiro, provavelmente já leu ou escutou o termo Home Broker. Bastante conhecido pelos investidores, o Home Broker é a principal forma de acesso à bolsa de valores. É um sistema que permite que o usuário compre e venda ações e ativos online, de maneira simples e rápida. Saber operar bem essa plataforma é o primeiro passo para quem quer se tornar trader e ter alta lucratividade.

Através do Home Broker, é possível negociar ações de empresas de capital aberto, contratos futuros, opções, fundos de investimentos imobiliários, ETF`s e BDRs. Apesar de qualquer pessoa poder investir na Bolsa de Valores, não é possível fazer isto sem um intermediador, que pode ser um banco ou corretora. Porém, o Home Broker permite que os investidores se conectem a esses mediadores e ao ambiente da bolsa. Ele substitui a necessidade de ligar para a mesa de operações das instituições e a internet se tornou o processo automatizado  mais ágil e barato para o investidor.

[lwptoc]

Preciso pagar para usar o Home Broker?

O acesso ao sistema em si não costuma ter custos. O que os investidores têm que pagar é a Taxa de Corretagem sobre as operações realizadas. As taxas do Home Broker costumam ser mais acessíveis do que as de negócios fechados pelo telefone. Essa diferença deve-se ao fato de o investidor não ter o auxílio de um profissional no Home Broker.

Vantagens e desvantagens de usar o Home Broker

A principal vantagem do sistema Home Broker é, na verdade, uma faca de dois gumes: a autonomia. A ferramenta permite que investidores, principalmente pessoas físicas, tenham liberdade para comprarem e venderem ativos financeiros sem intermediação. Porém, quem não se sente seguro para operar sozinho pode ter dificuldades e talvez prefira pagar uma taxa um pouco mais alta para ter o auxílio do profissional na Mesa de Operações ou de um assessor financeiro.

Outra vantagem do Home Broker é o valor fixo da taxa, já que na Mesa de Operações a taxa de corretagem é uma porcentagem sobre o valor de cada negócio realizado.

Além disso, o sistema dá mobilidade aos investidores, pois eles podem operar de qualquer lugar desde que tenha acesso à internet.

Se você é iniciante, saiba mais sobre o mercado de ações aqui!

Como operar com Home Broker

Se você quer investir na bolsa, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora, pois ela que vai executar as ordens de compra e venda no pregão. Depois disso, você precisará escolher a estratégia que você vai utilizar para alcançar o lucro, que pode ser o Day Trade,  Swing Trade ou Buy and Hold, por exemplo. Importante também definir os seus limites de perdas e ganhos com a sua corretora.

Apesar de precisar de uma corretora para investir na Bolsa de Valores, o seu Home Broker não precisa ser, necessariamente, o da corretora. Você pode pesquisar e escolher o sistema que seja o melhor para você.

O que você precisa saber para investir na bolsa?

Com a conta ativa e as estratégias definidas, escolha um ativo. Não poupe nas pesquisas. É preciso avaliar: a empresa emissora, a cotação atual, o histórico, se o preço está caro ou não e o cenário econômico do país. Isso vai garantir que você fa11ça boas escolhas.

Tomadas as decisões, é só clicar em comprar no Home Broker,  inserir o código do ativo e acompanhar o seu preço ao longo do tempo.

Como escolher o Home Broker?

Existem diversos Home Brokers no mercado atualmente, mas, geralmente, todos têm funcionalidades parecidas. Você deve levar em conta na hora de escolher o Home Broker as seguintes funções:

Cotação em tempo real: é importante ser possível visualizar as cotações de todas as ações em tempo real, de acordo com as movimentações do mercado, pois isso ajuda o investidor a tomar decisões de compra e venda;

Comprar e vender ações: a principal diferença do Home Broker para a mesa de operações é justamente a capacidade do investidor comprar e vender ativos pela internet, de forma rápida e fácil. É o ponto chave da ferramenta.

Acompanhar pedidos de ordens: após solicitar as ordens, o investidor deve poder acompanhar os seus pedidos para saber se tudo foi executado corretamente.

Visualizar dados administrativos: essa função permite ao investidor acompanhar a sua carteira de investimentos e o seu saldo financeiro.

Mas antes de decidir qual Home Broker contratar, pesquise e escolha uma corretora confiável e proteja bem os seus dados na internet: não use computador de outras pessoas e cuidado com ataques de phishing e de malwares. Além disso, tenha uma boa conexão de internet para garantir que as operações sejam concretizadas conforme o esperado.

Se você quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e exclusiva. Nela, o Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.

Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Aposentadoria Privada: Opções de investimentos para longo prazo
+
Aposentadoria Privada: Opções de investimentos para longo prazo A aposentadoria privada é um meio de conquistar um futuro mais estável financeiramente sem depender exclusivamente da aposentadoria do INSS. Quem nunca se pegou ...
24 de abril de 2020
Como as emoções podem impactar sua vida financeira
+
Como as emoções podem impactar sua vida financeira Muitas vezes agimos por impulso ou sem pensar  bem nas consequências, apenas levados pelas emoções. Isso pode ser um problema também na área das finanças. ...
1 de novembro de 2018
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2019?
+
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2019? O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, abre a agenda de 2019 com muitas expectativas, já que é um dinheiro extra para muitas pessoas, além ...
1 de março de 2019