19 de julho de 2021

Bolsa de Valores: aprenda a investir em 3 passos

Bolsa de Valores: aprenda a investir em 3 passos

Apesar do que muitos pensam, investir na Bolsa de Valores não é nenhum bicho de sete cabeças. O processo está mais acessível do que nunca e em poucos passos você consegue comprar e vender ações no mercado financeiro.

Como funciona o investimento na Bolsa de Valores

Investir na Bolsa de Valores é atraente para quem tem um perfil mais arrojado. Ao adquirir um lote de ações na bolsa, você está comprando um pedaço de participação em empresas de capital aberto e se torna um acionista.

Os investimentos devem ser de médio a longo prazo, para que o patrimônio seja construído de forma sólida e com um bom portfólio de ações.

Antes de investir na Bolsa de Valores, você precisa observar:  o fundamento das ações, saúde financeira e perspectivas da empresa em que você quer investir. Dessa forma, você pode ter retornos mais consistentes ao invés de abrir e fechar posições ao menor sinal de volatilidade.

bolsa de valores

Investir na Bolsa de Valores pode ser mais fácil do que você acha

3 passos simples para você investir na Bolsa de Valores

1. Saber o seu perfil de investidor

É muito importante conhecer o seu perfil de risco, saber se você realmente é um investidor moderado ou arrojado, pois ter tolerância aos riscos e perdas e controlar as expectativas de ganhos faz parte do jogo.

Para perfis mais conservadores, não se recomenda possuir mais de 30% da carteira de investimentos em ações.

2. Abra conta em uma corretora

A corretora de valores tem que ser de sua confiança e não precisa, necessariamente, ser um banco. As corretoras são geridas por analistas experientes no mercado financeiro e não devem gerar conflitos de interesse, pois o seu trabalho é oferecer recomendações de aplicações mais precisas e transparentes para seus clientes.

3. Comece a utilizar o Home Broker

Para começar a investir na Bolsa de Valores, você precisa transferir o dinheiro para a conta na corretora e comprar e vender ações pelo Home Broker. É nessa hora que você precisará do apoio de analistas experientes para selecionar as ações mais adequadas ao seu perfil e as que têm o maior potencial de valorização.

Existem três maneiras para você comprar ações

Através de fundos de investimentos, onde você investe através da compra cotas. Os fundos são administrados por um gestor, que será responsável por todas as decisões e transações de compra e venda.

Já os Clubes de investimento são pessoas que se reúnem e investem na bolsa de valores. Não há a obrigatoriedade do gestor, apenas uma pessoa para realizar as negociações.

Se você preferir agir individualmente, pode comprar e vender ações. Mas para isso, é necessário ter experiência e entender bem o mercado.

CEI: tudo sobre o Canal Eletrônico do Investidor

O que não fazer ao investir na Bolsa de Valores

Ter foco em apenas uma métrica

Indicadores são muito importantes, mas não são as únicas coisas que você deve consultar. É importante pesquisar o histórico da empresa, ficar de olho no contexto em que ela está inserida e como pode ser impactada no dia-a-dia.

bolsa de valores

Excesso de informação pode ser prejudicial na hora de investir

Confiar plenamente na dica de terceiros

É normal buscar dicas de especialistas, mas muitos destes especialistas fazem parte do mercado financeiro. Siga as suas análise, não acredite em todos os “segredos do sucesso” que leem por aí. Só faça um investimento quando tiver segurança para isso.

Excesso de informação

Além disso, buscar informações demais e de fontes parecidas podem tendenciar a sua análise. É indicado que você mantenha o foco e separe algumas de suas escolhas preferidas, excluindo as outras, para então analisá-las e decidir quais ações comprar.

Além de todas essas dicas que você acabou de receber de como investir na bolsa, você pode ainda ter acesso a um conteúdo mais aprofundado e específico sobre investimentos. Assista essa aula gratuita onde Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.

Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Avanço no PIB para quem?
+
Avanço no PIB para quem? A notícia do avanço no PIB veio à tona entre a mídia brasileira, promovendo uma sensação questionável de melhora na economia. O aumento de 1.2% trouxe o ...
9 de julho de 2021
Brasil exporta Ipê ilegal a preço de compensado para EUA – Live com Alexandre Saraiva
+
Brasil exporta Ipê ilegal a preço de compensado para EUA – Live com Alexandre Saraiva Alexandre Saraiva é delegado e ex-superintendente da PF do Amazonas. Assista a live completa no YouTube. Equipe Edu Moreira
27 de abril de 2021