1 de outubro de 2019

Conta de luz: 6 vilões que prejudicam o seu bolso

Conta de luz: 6 vilões que prejudicam o seu bolso

O reajuste da conta de luz não deu trégua em 2021. De Janeiro a Março deste ano tivemos a bandeira amarela acionada para suprir a suspensão das bandeiras em 2020, devido ao Covid- 19 e devido ao baixo nível dos reservatórios hidrelétricos, após um período chuvoso que ficou aquém da média histórica, a conta de luz do brasileiro entra em bandeira vermelha no meio do ano. Se você não começar a adotar novos hábitos, essa conta pode pesar muito no seu bolso, pois toda vez que há um reajuste das bandeiras tarifárias, sua conta fica mais alta.

Acontece que muitas pessoas não se dão conta que podem estar jogando muito dinheiro fora, simplesmente porque não estão fazendo as coisas certas. Neste artigo, vamos te mostrar todos os vilões que podem pesar na sua conta de luz e esperamos que você comece a mudar seus hábitos a partir de hoje, se quiser realmente poupar.

Quem são os vilões da conta de luz?

conta de luzOs vilões da conta de luz são aqueles que fazem sua conta subir assustadoramente e podem impactar muito no seu orçamento. Por exemplo, existem alguns aparelhos domésticos que consomem mais energia do que outros. Mas aqui vamos focar em tudo o que pode causar um aumento na sua conta.

Manual para diminuir as contas e despesas da casa

É muito importante você conhecer o gasto de energia de todos os seus aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Por isso, dê preferência para os equipamentos com o selo Procel de eficiência energética. Aqueles com a tarja A são os mais econômicos e os com a tarja E, menos. Analise cada um deles e veja algumas coisas que você pode fazer para economizar na sua conta.

Como calcular o consumo de energia elétrica?

Para você saber quanto consome cada aparelho, basta fazer o seguinte cálculo:

  • Divida a potência em Watts do aparelho por 1000;
  • Isso vai transformar o valor em Kilowatts (KW);
  • Multiplique o resultado pelas horas de funcionamento.

Agora, para você saber quanto é isso em reais, basta multiplicar os KWH pelo valor da tarifa cobrada na sua região. Se você tiver alguma dúvida, esses dados vêm na sua conta.

conta de luz

Saiba como economizar na conta de luz

O que pode aumentar a sua conta de luz?

Fizemos uma lista de todos os vilões que fazem com que sua conta de luz esteja tão alta:

1. Ar condicionado

Dependendo da frequência, o ar condicionado pode representar até 40% a mais na sua conta de luz.

Então, você pode além de tentar diminuir o uso, procurar por um aparelho que não consuma tanta energia. E escolher um de acordo com o tamanho do cômodo.

Além disso, é importantíssimo limpar frequentemente o filtro do ar condicionado e fazer uma manutenção a cada seis meses ou anual.

Procure usar o ar condicionado apenas em dias de calor muito intenso e quando o ventilador não resolver. E lembre-se de fechar bem as janelas e portas e tente proteger o equipamento do Sol.

Se o calor estiver mesmo insuportável, daqueles que só o ar condicionado salva, tente manter a temperatura entre 25 e 26 graus.

2. Máquinas de lavar com a função secagem

Toda vez que você for usar a máquina de lavar, procure juntar uma quantidade de roupa suficiente. Isso evita que você ligue a máquina mais vezes e com certeza, vai diminuir sua conta.

3. Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é outro grande vilão. Por isso que o ideal é que o banho seja de no máximo 10 minutos.

Além disso, uma dica para economizar na conta de luz é colocar o chuveiro na posição verão. Isso reduz em até 30% o consumo de energia. E vários especialistas dizem que se deve evitar usar o chuveiro elétrico no horário de pico, entre as 18 e 21 horas.

4. Cooktops elétricos

Só para você ter uma ideia, um cooktop consome muito mais energia que uma geladeira frost-free de duas portas. Se está pensando em comprar um, procure saber da disponibilidade de gás de cozinha para a sua casa, você diminuirá sua conta de luz com essa troca.

5. Ferro elétrico

É a mesma dica da máquina de lavar: junte uma boa quantidade de peças para ligar o ferro de passar. Aqui vai uma dica incrível: toda vez que tirar uma roupa da máquina de lavar, procure sacudi-la bem e estendê-la bem reta. Isso faz com que não precise usar tanto o ferro.

E comece com aquelas peças que não exigem muito calor! Desligue o ferro quando tiver que interromper o serviço.

6. Geladeira

A melhor maneira de economizar é só abrir a geladeira quando for necessário e verificar se as borrachas de vedação estão em boas condições.

Caso a sua geladeira não seja frost-free, procure fazer o descongelamento com frequência, porque o acúmulo de gelo interfere no consumo.

Evite colocar alimentos quentes na geladeira, desse modo você não força o aparelho que acaba utilizando mais energia para equilibrar a temperatura interna;

Instale a geladeira com pelo menos 10cm de distância da parede. Isso evita que o calor aumente muito na parte traseira e que a geladeira precise trabalhar mais para dissipá-lo.

Como economizar na conta de luz?

Você acabou de saber os principais vilões na hora da conta de luz, mas existem outras medidas que você pode adotar para reduzir o valor da conta:

  • Se não for usar, desligue os aparelhos da tomada. Os aparelhos costumam entrar em stand by, consumindo energia, quando apertamos apenas para desligar. Só essa  mudança pode custar até 12% a menos no fim do mês;
  • Ao viajar, opte por desligar a chave geral da sua residência;
  • Vai pintar as paredes? Use cores claras, que possam manter o ambiente mais iluminado apenas com a luz solar;
  • Evite apagar e acender luzes o tempo todo. Algumas lâmpadas, como as fluorescentes, consomem mais energia quando são acesas;
  • Trocar as lâmpadas por LED: as lâmpadas de LED podem reduzir o consumo de energia em até 85%. Apesar de serem um pouco mais caras, vale a pena o custo/benefício;
  • Faça uma revisão de toda a parte elétrica;
  • Evite usar benjamins.

Na verdade, uma simples mudança de hábito pode fazer a diferença na conta no final do mês. Converse com todos da sua família, pois é importante haja uma conscientização a fim de diminuir o valor da conta.

Com o valor que você economiza fazendo as mudanças, poderá investir para realizar um sonho ou criar uma reserva de emergência.

Se ainda sim a sua conta de luz estiver muito alta, você pode pedir revisão.

Conclusão

Agora que você já conhece os vilões da sua conta de luz, fica bem mais fácil para você tomar as medidas necessárias para diminuir o consumo de energia da sua casa. São coisas muito simples e que terão um impacto direto no valor da conta.

Procure observar na sua conta de energia o consumo mês a mês, comparando com o ano anterior. Isso te vai dar uma melhor noção do seu gasto, além de analisar o que pode ter causado o aumento.

E a partir daí, pensar no que é possível mudar para tentar reduzir esse consumo.

Se você quer ajuda para fazer escolhas mais inteligentes quando o assunto é dinheiro e negócios, aqui vai um convite: assista essa aula especial que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
O que é IPCA acumulado, porque se preocupar com esse índice + qual a inflação hoje
+
O que é IPCA acumulado, porque se preocupar com esse índice + qual a inflação hoje Você sabe o que é IPCA Acumulado? Então, sabe as oscilações de preços nos mercados? E o novo aumento na conta de luz? Todos eles estão relacionados com o ...
21 de setembro de 2021
Bolsa de Valores: aprenda a investir em 3 passos
+
Bolsa de Valores: aprenda a investir em 3 passos Apesar do que muitos pensam, investir na Bolsa de Valores não é nenhum bicho de sete cabeças. O processo está mais acessível do que nunca e em poucos passos ...
19 de julho de 2021