29 de abril de 2021

CEI: tudo sobre o Canal Eletrônico do Investidor

CEI: tudo sobre o Canal Eletrônico do Investidor

O CEI é gratuito e muito útil para administrar os ativos no dia a dia. O Canal Eletrônico do Investidor é uma ferramenta indicada a todos que têm aplicações no mercado financeiro, sejam investidores iniciantes ou experientes. É possível conferir informações importantes sobre a sua carteira de investimentos e acompanhar os resultados com transparência. Por ser da B3, o sistema é confiável. Conheça os benefícios e aprenda a abrir uma conta gratuitamente.

O que é o CEI?

A sigla CEI significa Canal Eletrônico do Investidor, um canal de atendimento via Internet, disponibilizado pela B3, que permite consultar todas as informações relacionadas às transações financeiras realizadas nos mercados da Bolsa.

Por meio do CEI, você poderá consultar informações sobre seus investimentos:

  • Portfólio completo com seus investimentos
  • Consulta a garantias
  • Empréstimos de títulos
  • Extratos listados, de Balcão e do Tesouro Direto
  • Saldo geral diário de custódia de ativos
  • Saldo especificado por mercado (Mercado Futuro, Mercado a Termo ou Mercado de Opções)
  • Aviso sobre transferências
  • Histórico de negociações e operações feitas em seu nome
  • Informe de rendimentos
  • Movimentações importantes aplicações, eventos e vencimentos
  • Informe de rendimentos e reembolso do Banco de Títulos (BTC)
  • Notificações por e-mail sobre eventos e movimentações feitas em seu nome.

Com todas essas informações, o CEI se torna uma fonte completa para quem quer acompanhar o desempenho de seus ativos de maneira rápida e prática.

Leia também: Day Trade: o que é e como funciona?

Os benefícios de se cadastrar no CEI

Utilizar o Canal Eletrônico do Investidor pode trazer muitos benefícios para a sua estratégia de investimentos. Entre eles:

Ter mais controle

O CEI proporciona um maior controle da sua gestão financeira, pois ao acompanhar o andamento dos investimentos, você estará melhor preparado para tomar decisões. Pois além da quantidade de informações, elas são altamente confiáveis.

O canal é uma ferramenta muito boa para acompanhar o desempenho dos seus investimentos e manter-se sob controle mesmo com as altas e baixas do mercado.

Ajuda na escolha

É comum que o investidor tenha conta em mais de uma instituição e o CEI pode ajudar na busca das melhores taxas e retornos no mercado. Através dele é possível comparar o desempenho de todos os ativos de sua carteira.

Transparência

Através do canal, o investidor tem acesso a relatórios com saldos de investimentos, históricos de movimentaçõesoperações e podem confirmar as informações divulgadas pelas corretoras de valores.

Veja também: Rentabilidade e liquidez: qual a diferença?

Como se cadastrar no CEI

Para se cadastrar no CEI basta acessar o site diretamente ou pelo site da Bolsa de Valores e, em seguida, selecionar a opção “Canais de Atendimento”.

Você passará por uma triagem para informar se é investidor pessoa física, um cliente B3 ou se quer ter acesso ao Serviço de Atendimento ao Público (SAP). Escolha a melhor opção para você (pessoa física).

A próxima página vai apresentar uma lista com quatro opções para refinar a sua busca. Clique em “Acesse o CEI” para ser redirecionado para a tela de acesso.

cei

A página de login é simples: é pedido CPF e senha, mas logo embaixo está “Gerar primeira Senha / Esqueci minha Senha”, clique para ser redirecionado. Na página seguinte, você precisará preencher com seu CPF/CNPJ, a data de nascimento e digitar o código de confirmação, conforme a imagem.

Agora sim, preencha os campos com o seu CPF e a senha que foi enviada por e-mail para entrar na área exclusiva com informações sobre o seu portfólio atual.

Pronto! Seu acesso está liberado e você pode conferir todas as informações sobre os seus investimentos.

Quanto tempo demora para uma operação aparecer no CEI?

É comum não visualizar as operações no mesmo dia, pois existe um prazo mínimo para concluir cada movimentação e leva um tempo para que os dados sejam atualizados no sistema financeiro. O prazo médio para uma operação aparecer no CEI é de dois dias úteis.

Mas se após os dois dias úteis os seus investimentos ainda não estiverem aparecendo no CEI, preste atenção. Entre em contato com a corretora para avaliar se há algum motivo por trás da demora. Se no fim de tudo não tiver resposta, busque o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É possível exportar dados do CEI?

O CEI dá ao investidor a possibilidade de extrair os dados da plataforma para que possam ser analisados em outros sistemas de gestão financeira.

Os dados podem ser exportados navegando pelo menu superior até “Extratos e Informativos”, selecione a opção “Negociação de ativos”, preencha os dados da conta da instituição que você quer consultar e depois clique em “Exportar para Excel”. O arquivo gerado pode ser importado em outras plataformas.

Se você quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e exclusiva. Nela, o Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.

Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Dá para comprar um imóvel sem entrada?
+
Dá para comprar um imóvel sem entrada? Comprar um imóvel sem entrada é possível, mas não é tão fácil. Os bancos costumam pedir uma quantia equivalente a 20% ou 30% do valor do imóvel como ...
9 de dezembro de 2020
Tesouro Direto: o que é e como investir em 2021
+
Tesouro Direto: o que é e como investir em 2021 O Tesouro Direto tem sido uma opção para os investidores brasileiros que preferem investir em Renda Fixa. Emitido pelo Governo Federal, o Tesouro Direto chama ...
22 de abril de 2021
Basta de homenagear nazistas! Homenagem se presta ao SUS
+
Basta de homenagear nazistas! Homenagem se presta ao SUS Júlia Rocha é médica, autora do livro “Pacientes que curam: O cotidiano de uma médica do SUS”, cantora e colunista do UOL. Assista a live completa ...
27 de abril de 2021