13 de novembro de 2018

Rendimento da Poupança: o que é e como calcular

Rendimento da Poupança: o que é e como calcular

Saber o real rendimento da poupança pode te fazer repensar e mudar ideia quanto a investimentos, já que a poupança é considerada um dos investimentos com menor rendimento atualmente. Embora muitas pessoas afirmem que conhecem como funciona a poupança, nem todo mundo consegue enxergar como de fato ela rende e porque não é a melhor opção. Por isso, neste post trouxemos um guia para você entender como é calculado o seu rendimento e qual é a sua rentabilidade atual.

O que é a Poupança?

A caderneta de poupança é o investimento mais antigo e tradicional no Brasil. Criada pelo imperador Dom Pedro II em 1861, juntamente com o decreto que instituiu e regulamentou a Caixa Econômica Federal. A caderneta visava atender às camadas mais pobres da população na época e permitia depósitos de até 50 mil réis.

A poupança funciona de forma simples: você guarda dinheiro, ganha um percentual sobre o valor aplicado e pode resgatá-lo a qualquer momento. Por conta da sua praticidade e liquidez, esse tipo de aplicação se tornou muito popular entre os brasileiros: segundo dados do Banco Central, em 2020 chegamos à marca de 180 milhões de contas poupança.

Entenda como é calculado o rendimento da poupança

Antes de  descobrir como o rendimento da poupança é calculado, é preciso entender o que são os indexadores. Todo tipo de investimento possui um indexador e é a partir dele que é definida a sua rentabilidade.

Os indexadores são os índices da economia utilizados como referência para estabelecer a rentabilidade dos investimentos. Hoje os indexadores mais utilizados são a taxa Selic, IPCA, CDI e IGPM.

O rendimento da poupança é composto por dois índices: a Taxa Referencial de Juros (TR) e a meta Selic definida pelo Conselho de Política Monetária (COPOM). O cálculo é feito de duas formas diferentes:

TR do período + 70% da meta Selic mensalizada, quando ela for de até 8,5%;

TR do período + 0,5% da meta Selic mensalizada, caso ela supere 8,5% ao ano.

Atualmente, a taxa Selic está em 3,5% ao ano e, portanto, o rendimento aplicado aos depósitos na poupança é de 70% da Selic + TR.

rendimento da poupança

Rendimento da poupança: o que é e como calcular?

O que são os Juros da Poupança?

Os juros da poupança referem-se à correção do valor aplicado na caderneta. São eles a contrapartida que o banco oferece ao cliente por manter saldo da conta.

As instituições financeiras podem utilizar os recursos captados através da poupança para a concessão de financiamentos imobiliários pelas instituições bancárias e, em troca, você recebe o rendimento da caderneta, que é baseado em taxas oficiais da economia nacional.

Quando a inflação supera a taxa de juros, a poupança acaba corroendo o seu patrimônio. Ou seja, você perde dinheiro em vez de ganhar.

Por que o rendimento da poupança é baixo?

Analisando como o rendimento da poupança é calculado, é possível concluir que a poupança não oferece um rendimento tão atrativo. Mas ainda assim fica difícil entender porque ela vale menos sem comparar com as outras possibilidades.

Para que você possa entender melhor, vamos compará-la com os outros tipos de investimentos:

Tesouro Selic: também tem como indexador a taxa Selic. Porém, diferente da poupança, ele tem outra regra de rentabilidade, que acompanha em 100% o rendimento da taxa Selic. Então, se a poupança render atualmente 4,48% o tesouro Selic renderá 6,40%

CDB: utiliza como indexador o CDI que está sempre acompanhando a Selic. Porém, hoje é possível encontrar vários tipos de CDB com rentabilidades diferentes. Então, caso queira apostar em um investimento que rende 120% do CDI, você consegue tirar aproximadamente 7,68% por ano. Ou seja, 3,13% a mais que a poupança.

Por que as pessoas ainda investem na poupança?

Existem duas possíveis causas para as pessoas ainda insistirem em investir na poupança. São elas:

  1. Falta de conhecimento;
  2. Medo de arriscar.

Porém, embora a poupança seja segura, existem vários tipos de investimentos que também são seguros e que se pode optar. Um ótimo exemplo disso é o próprio Tesouro Direto, que é ideal para pessoas com perfis mais conservadores.

Sendo assim, se você ainda tem dinheiro na poupança, pegue uma boa parte dele e transfira para modalidades mais lucrativas.

Para esse processo, basta pesquisar alguma corretora. Existem algumas formas de investimento onde você consegue começar a investir com somente 30 reais. Automaticamente, irá conseguir visualizar o seu dinheiro crescendo todos os dias, muito mais que a poupança.

Conseguiu perceber como a poupança é calculada? Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre investimentos ou sobre a poupança, entre em contato com sua corretora que eles sempre estão disponíveis para te auxiliar.

Se você quer aprender mais sobre investimentos, assista essa aula gratuita em que o Eduardo Moreira ensina como construir, aumentar e preservar patrimônio em qualquer cenário econômico.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Certificado de Operações Estruturadas: o que é e como investir
+
Certificado de Operações Estruturadas: o que é e como investir O Certificado de Operações Estruturadas (COE) não era muito conhecido pelos brasileiros até pouco tempo atrás, quando o seu acesso foi facilitado ao público ...
14 de setembro de 2021
Serasa Score: tudo sobre a pontuação de crédito
+
Serasa Score: tudo sobre a pontuação de crédito Quem já teve seu empréstimo negado por ter um Serasa Score baixo conhece bem este termo. O score de crédito é um dos itens avaliados na concessão de ...
18 de maio de 2021