5 qualidades de um bom investidor

5 qualidades de um bom investidor

Quem nunca sonhou em investir e ver o retorno pairar rapidamente na conta? Ainda mais se o valor for alto o suficiente para trazer qualidade de vida sem precisar suar tanto e se matar de trabalhar. Isso tudo é possível. Conheça as cinco qualidades de um bom investidor e faça com que seus investimentos trabalhem para você.

Para ser um mestre nos investimentos é necessário percorrer um longo caminho, assim como aprender os conceitos, ouvir experiências e se atentar às qualidades. Devore este artigo e fique mais perto do sucesso em seus investimentos, pois as qualidades de um bom investidor abrirão seus olhos para um novo mundo de oportunidades.

Seu eu investidor em foco

Viver sem trabalhar tanto, humana quanto financeiramente falando, é algo maravilhoso. Você pode alcançar essa rotina com muita fé, foco e força de vontade. O primeiro passo é ir em busca de uma vida financeira saudável. Só assim será possível ver o dinheiro render, tirando da mera zona da sobrevivência e colocando você no patamar da vida financeira altiva e agradável.

Em síntese, seus investimentos podem fazer isto por você, mas para isto primeiro é preciso:

— poupar dinheiro para os investimentos;

— escolher os investimentos corretos;

— correr atrás das melhores oportunidades e dos melhores números;

— buscar as maiores qualidades que um investidor de sucesso tem.

Nesse caso, falaremos mais sobre o último item: como desenvolver as qualidades que diversos investidores de sucesso têm em comum e como as agregar em suas práticas de investimento.

Qualidades de um bom investidor

Como em toda profissão, ser investidor também é algo que demanda estudo, tempo e dedicação para escolher o local (ou locais) e ter ideias de como alocar o dinheiro. Desta forma, antes de realizar qualquer investimento, faça um estudo prévio de como realizar da maneira correta.

Além disso, existe o “feeling”, que é sentir o momento ideal de investir. Tudo isto deve ser realizado rapidamente e com segurança, aplicando sempre as qualidades que levam um bom investidor a triunfar em seus investimentos.

O objetivo principal é ver os investimentos se multiplicando, o dinheiro acumulando e o sorriso do investidor, e de quem está ao seu redor, nunca parando. Por conta disso, não dar total atenção à essas características, pode transformar sorrisos em lágrimas e dores de cabeça.

Financeiramente falando, se você é uma pessoa bem de vida e quer saber como ganhar dinheiro em cima do que você já tem sobrando, saiba que existem diversos investimentos que farão o dinheiro trabalhar para você – e não o contrário.

Contudo, se tornar um bom investidor também requer algumas habilidades para investir e conseguir vencer no mundo do mercado financeiro. Essas qualidades farão com que sua postura nunca mais seja a mesma. Confira:

1. Conhecimento sobre investimentos como algo essencial

Essa qualidade é como as outras a seguir: simples e de fácil compreensão para todo investidor iniciante que desejar ter sucesso em seus investimentos. Assim como um praticante de qualquer esporte deve conhecer as regras, conceitos, técnicas e macetes do seu jogo, o ato de investir também deve ser encarado da mesma forma por aquele que está financeiramente financiando seus investimentos e aqueles que administram os investimentos de terceiros.

Se uma pessoa não conhece as regras do jogo e o que fazer para ganhar uma partida, nunca terá bons resultados. Nesse caso, o resultado se implica em ganhar ou perder dinheiro. No mercado financeiro, quem se propõe a investir quer ganhar.

A celebre frase “conhecimento é poder” se aplica aqui, na prática de maneira remodelada, pois o conhecimento em investimentos significa dinheiro no bolso.

Então, meu caro, se debruce nos livros, apostilas, vídeos e tudo mais que transmita informações precisas e coerentes sobre esse mundo. Junte esse conhecimento à sua própria filosofia, aprenda com os erros e acertos dos outros.

Esse discernimento irá trazer consciência do que irá enfrentar em cada escolha que fizer. Esta, sem dúvida, é uma das maiores qualidades de um bom investidor. Por isso, lembre sempre de refletir sobre onde, como e em que modelo de investimentos dará mais retorno investir.

2. Escolha os investimentos que mais se adequem ao seu perfil de investidor

Meu caro leitor, antes de iniciar no mundo dos investimentos, saiba se você deseja correr risco ou não ao investir. Se você é uma pessoa mais segura com o dinheiro e não gosta de correr risco, a renda fixa se encaixa melhor ao seu perfil.

Se quiser se arriscar mais um pouco, não tem muito tempo para investir e deseja ver o dinheiro render mais que a poupança, os fundos mútuos podem ser uma boa opção. Caso deseje se arriscar mais e ganhar muito mais (podendo perder muito se realizar uma má jogada), a bolsa de valores e a de futuros podem ser a sua melhor amiga.

Existem tantas outras maneiras de se investir, mas antes de tudo isso, saiba o seu perfil como investidor e os investimentos em que você está disposto a entrar para não perder dinheiro. Você é conservador, moderado e arrojado ou agressivo? Pense nisso.

3. Tenha o total controle do seu dinheiro, mas não fique tímido em pedir mentorias

A terceira da lista das qualidades de um bom investidor é saber pedir ajuda. Quando, não sabemos nada e queremos aprender, procuramos a ajuda de alguém mais experiente, não é mesmo?! Nos investimentos não é diferente. Investir é uma arte e, como qualquer arte, alguns já estão há mais tempo nela e já as dominam.

Desta forma, uma das grandes qualidades de um bom investidor é saber escolher e o momento exato de escolher um bom mentor para iniciar sua caminhada com o objetivo de auxiliar ou ajudar a resolver algum problema.

Procurar aqueles com mais conhecimento e com muito a ensinar é uma atitude que pode te guiar para bons investimentos. A partir dessa mentoria, ficará mais fácil ter confiança e certeza do que está fazendo. A convicção é algo essencial nesse mundo.

4. Saiba ter frieza na hora de investir

O descontrole emocional e o despreparo para reconhecer a hora e o local certo para investir são um dos motivos que mais atrapalham aqueles que desejam evoluir financeiramente.

Saiba que a frieza nas ações é um dos principais motivos que podem fazer você se transformar em um bom investidor. Não é sábio fazer um investimento sem antes ter a certeza de que aquela ação foi racionalizada ao extremo e está sendo aplicado no “timing” correto, da maneira certa. Não faça nada com afobação.

5. Pratique a diversificação de opções de investimentos

A história do coelhinho da Páscoa de que não é bom colocar todos os ovos em apenas um investimento é real. Não coloque todas suas fichas em apenas um time. Aprenda a diversificar as suas opções e não ficar de mãos abanando caso alguma se mostre infrutífera.

Tenha segurança de como está levando a sua vida financeira e dos resultados que virão. Nunca confie em uma única carteira de investimentos. Diversificar as ações é um conceito muito consagrado por um dos ícones dos investimentos, o Ben Graham.

Quais dessas características você mais usa ao investir? Conte para nós do seu dia-a-dia como investidor.

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário