Dólar chega a R$ 5,00, o que fazer? Qual é o verdadeiro tamanho da crise do coronavírus no mercado? Qual o impacto disso em seus investimentos?
O objetivo deste material é esclarecer a situação atual do mercado. Para que assim você possa fazer boas escolhas e se manter firme no mercado.
No mercado financeiro a principal atitude é gerenciar riscos, ou seja, é ter a percepção sobre o cenário e tomar decisões corretas para proteger o patrimônio.
Porém , a visão de muitas pessoas é que o mercado tem como único objetivo ganhar muito dinheiro. No entanto não é bem assim, a lucratividade é um dos resultados da boa gestão de riscos.
É o momento de investir?
Com a queda do valor das ações o pensamento instantâneo e que parece mais lógico é: “hora de investir!”, afinal, um dos pré requisitos para uma boa compra é o preço baixo. Porém, não é bem assim!
Existe uma diferença entre comprar na baixa e vender na alta e comprar barato e vender caro. O cenário ideal é vender caro e não vender na alta, pois não existe um parâmetro para saber ao certo qual é o “fundo do poço” – momento de baixa. Sempre pode acontecer de baixar mais. Com a mesma lógica, também não há como definir ao certo o topo do movimento – momento de alta.
Porém, ao comprar uma ação por X, quando ela está em 3X é nitidamente perceptível o valor elevado e a oportunidade de ganho. Ter clareza sobre estes conceitos é determinante para uma boa negociação.
Em momentos de muita instabilidade, como o atual, não há como estimar se a queda irá cessar ou continuar. Não há como prever quão fundo é o poço.
É o momento de jogar seguro!
Segunda feira houve o primeiro circuit breaker, terça feira a bolsa subiu 7%, quarta feira outro circuit breaker e nesta quinta feira mais dois circuit breakers seguidos e o dólar chega a cinco reais, pela primeira vez na história. Estes acontecimentos dos últimos dias não eram esperados nessa intensidade e pegou os investidores de surpresa.
O Mercado Americano está operando em baixa, ou seja em “bear market”. Um mercado em baixa é uma condição na qual os preços dos títulos caem em meio ao pessimismo generalizado e ao sentimento negativo dos investidores.
O último bear market prolongado nos Estados Unidos ocorreu entre 2007 e 2009 durante a crise financeira e durou aproximadamente 17 meses. Nesta época o S&P 500 perdeu 50% de seu valor.
Por isso, o mais prudente em momentos como este é manter seu patrimônio seguro e ser resiliente.
Afinal, o diagnóstico que nunca muda é que quanto maior a volatilidade, maior o risco e a instabilidade do sistema, consequentemente, os investidores se afastam do mercado.
O índice de volatilidade Americana do S&P 500 – VIX está atingindo os níveis máximos, em seu maior patamar desde a crise de 2008, ou seja, os níveis de incerteza do mercado mostram que o atual momento chegou matematicamente nos níveis de 2008.
Coronavírus e crise no Brasil
Por enquanto não se sabe ao certo o impacto do coronavírus no país, estamos em fase de observação dos efeitos externos expressados na economia. No entanto, ele pode se tornar um grande problema para o país, pois os empresários começam a pisar no freio e há o impacto direto na saúde e produtividade das pessoas.
Em momentos como este é preciso conhecimento para se blindar das incertezas e fazer a escolha mais acertada.
Para sentir-se mais seguro conheça o e-book 7 PECADOS CAPITAIS DOS INVESTIDORES.
É um material gratuito para você iniciar no mercado de investimentos já sabendo o que NÃO FAZER!
E se você quer saber no detalhe O QUE FAZER e como fazer, o Investidor Mestre pode te ajudar.
Forte abraço,
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais