5 de outubro de 2021

Fundos ESG: um guia sobre fundos de investimentos

Fundos ESG: um guia sobre fundos de investimentos

Não dá para negar: pautas como sustentabilidade e responsabilidade social são os assuntos da vez. Só para você ter uma ideia do tamanho dessa tendência (que chegou para ficar), pesquisas levantaram que 73% dos millennials pagariam mais por produtos ou soluções sustentáveis.

Mas o que é que seu dinheiro tem a ver com a sustentabilidade? Se você não sabe a resposta, chegou a hora de conhecer os fundos ESG. Continue a leitura e conheça esse investimento inovador.

[lwptoc]

O que é ESG?

Antes de falarmos dos investimentos, é importante que você saiba o significado de ESG. Essa sigla em inglês, que significa Environmental, Social and Governance (traduzida como Ambiental, Social e Governança), foi criada para representar os pilares das empresas mais responsáveis.

Ou seja, esses três pilares são pontos de atenção dentro da corporação e que, geralmente, pedem por ações específicas para ajudar com o desenvolvimento e a responsabilidade com os stakeholders. Na prática, isso significa:

E (Environmental): ações relacionadas ao meio-ambiente e a sustentabilidade, desde o descarte de resíduos sólidos e líquidos até o controle de emissões de CO2.
S (Social): aqui serão representados os direitos humanos, desde ações de saúde e segurança dos colaboradores até o desenvolvimento de pautas relacionadas a inclusão social, representatividade e igualdade.
G (Governance): transparência, Compliance e treinamentos de lideranças são algumas das ações tomadas por corporações que buscam melhorar a governança corporativa.

Porquê investir em empresas e fundos ESG?

Com o conceito de ESG definido, vamos olhar agora para a relação dele com os seus investimentos. Os fundos ESG vêm ganhando mais espaço nas corretoras ao longo dos anos por causa da preocupação dos investidores em apoiar empresas “verdes”.

Com os stakeholders mais preocupados em consumir apenas de corporações cujas preocupações vão além do dinheiro, esses fundos, onde são aportados recursos de vários investidores em empresas sustentáveis, se tornam uma ótima opção.

Um exemplo é o Trend ESG Global, lançado em junho de 2020 e o primeiro fundo de investimento ESG a fazer parte do catálogo da XP Investimentos. Mas esse é apenas um exemplo em uma série de possibilidades em diferentes corretoras.

Invista em um fundo ESG em apenas 3 passos!

Gostou dessa alternativa para diversificar seus investimentos e levar mais conscientização para a sua carteira? Então chegou a hora de colocar em prática nossos 3 passos para encontrar o fundo ideal para você.

Escolha sua corretora de investimentos

Como afirmamos logo acima, existem várias corretoras que haverão diferentes fundos para você escolher. Por isso, converse com amigos e familiares sobre as corretoras que eles usam e não se esqueça de checar taxas como as de custódia e de corretagem. Acredite, elas podem ter um grande impacto na sua decisão.

Analise os fundos ESG disponíveis na corretora escolhida

Após escolher a sua corretora, chegou o momento de olhar o “cardápio” a fim de encontrar a melhor opção para você. Para entender quais dos fundos ESG se encaixam melhor com a sua expectativa, é importante saber:

  1. Qual o seu objetivo com esse investimento?
  2. Qual o valor mínimo de investimento?
  3. Existem taxas?
  4. Qual é a cotização e resgate?
  5. O fundo é estruturado como ESG?
  6. O gestor do fundo atende ao PRI (Princípios para o Investimento Responsável)?
  7. As empresas escolhidas para o fundo participam de pactos globais?
  8. Qual foi o rendimento do fundo nos últimos 12 meses? E em todo o período?

Pode parecer um número excessivo de perguntas, mas são esses pontos que lhe ajudarão a ter um investimento seguro e responsável em termos de ESG.

Aplique a quantia planejada no(s) fundo(s) escolhido(s)

Com a sua escolha feita, é fácil: basta transferir a quantia planejada para a conta da sua investidora e então investi-lo no fundo escolhido. Pronto, você se tornou um investidor ESG.

Leia também: O que são Fundos de Investimento: um guia para iniciantes

Fundos ESG: investimento sustentável e responsável

Esperamos que com esse artigo você tenha compreendido tudo que essas três letras representam e o impacto que elas podem ter na sociedade, assim como nos seus investimentos.

E quer uma dica de ouro para lhe ajudar nesse processo? Nunca pare de buscar conhecimento!

Se você quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e exclusiva. Nela, o Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.

Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Independência financeira antes dos 30 é possível?
+
Independência financeira antes dos 30 é possível? Que jovem adulto não pensa em ter sua casa própria, um trabalho estabilizado, ter as contas em dia e pagas com o próprio salário? Tudo isso é possível, antes ...
18 de outubro de 2018
Investimento em renda variável: como perder o medo e começar
+
Investimento em renda variável: como perder o medo e começar A maioria das pessoas ficam hesitantes ao investir no mercado de renda variável. Uma grande parte de suas preocupações e um dos obstáculos mais significativos ...
2 de maio de 2019
Por que você não deve deixar o seu  dinheiro na Caderneta de Poupança?
+
Por que você não deve deixar o seu dinheiro na Caderneta de Poupança? Em 2019, assim como nos anos anteriores, não faltaram notícias confirmando que os brasileiros preferem investir na Caderneta de Poupança à outras modalidades. ...
21 de outubro de 2019