Day trade, swing trade e buy and hold são os três tipos de operações mais conhecidas no mercado financeiro. Apesar de escutarmos esses termos citados juntos com frequência, eles possuem características e formas de rendimento bem diferentes.
Para entender qual tipo de investimento melhor se encaixa nos seus objetivos, é importante entender as diferenças. E esse é o intuito desse post. Continue a leitura para saber as principais características do day trade, swing trade e buy and hold!
[lwptoc]
Quais as diferenças entre day trade, swing trade e buy and hold?
A melhor maneira de compreender as diferenças entre essas três operações é entendendo o que são cada uma delas, começando pelo day trade.
O que é day trade?
Quando imaginamos uma pessoa na Bolsa de Valores gritando para comprar e vender ações, imaginamos um day trader. Hoje em dia, grande parte dos traders atuam apenas em computadores – especialmente após essa estratégia de negociação ser possível online.
Mas o que consiste essa estratégia? O day trade nada mais é do que a compra e venda de um ativo no mesmo dia, visando o lucro na operação. Como ele ganha dinheiro? Simples: o investidor ganha quando vende ativos por um preço maior do que o pago na compra.
Entretanto, o jeito de conseguir esse dinheiro não é tão simples. Quem faz day trades precisa ter muito conhecimento, tempo e tolerância a risco. Afinal, não existe nenhum tipo de garantia nesse tipo de renda variável e as oscilações no pregão nem sempre são grandes. A maior parte (cerca de 90%) dos traders que começam, não sobrevivem no mercado por mais de 1 ano.
Leia também: Day Trade: o que é e como funciona?
O que é swing trade?
Se o day trader trabalha com horas, o swing trader atua em dias e semanas. Ou seja, no swing trade as operações podem durar de dois dias até alguns meses.
Por ela ser mais longa, é a transação ideal para quem se interessa pela bolsa de valores e quer fazer operações que sejam mais de curto prazo, porém sem o imediatismo desfavorável das operações intra diárias.
Também vale saber que esse tipo de trade possui riscos menores que o day trade e maiores chances de ganhos.
O que é buy and hold?
Apesar de ser a mais segura entre as três opções, o buy and hold é um pouco diferente do day trade e swing trade. O terceiro tipo de operação pede uma visão de longo prazo, já que o ativo será comprado e mantido na carteira por meses ou anos.
Esse tipo de investimento, também conhecido como position trade, costuma ser usada por investidores que desejam construir um patrimônio. Aqui, o que importa é a estabilidade das empresas – ou seja, são buscadas companhias sólidas e com bom desenvolvimento.
Mas é claro que você não “esquecerá” da ação após sua compra. O importante é seguir acompanhando a performance da companhia para garantir o investimento em uma empresa boa e lucrativa.
Vale a pena conferir: Análise técnica de ações: como fazer
Qual é a melhor opção: day trade, swing trade ou buy and hold?
No geral, o buy and hold é a metodologia mais interessante e segura para quem começa no mercado financeiro e busca construir riqueza no longo prazo, Porém, como todas as opções possuem vantagens e riscos, é necessário avaliar:
- Capital disponível para investimento;
- Disposição para assumir riscos;
- Objetivos financeiros;
- Equilíbrio emocional;
- Tempo disponível para acompanhar flutuação da Bolsa de Valores;
- Conhecimento em renda variável.
Ou seja, existem diversas variáveis que podem afetar a performance dos seus investimentos. E nós podemos lhe ajudar em uma delas: o conhecimento.
Se você deseja ter mais segurança na hora de investir, preparamos uma aula gratuita e exclusiva aqui. Nela, o Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.
Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais