10 de fevereiro de 2022

Saiba o que é saldo aprovisionado e como ele pode afetar suas finanças

Saiba o que é saldo aprovisionado e como ele pode afetar suas finanças

Saldo Aprovisionado é um desses termos financeiros que podem afetar diretamente a sua organização e em momentos de crise econômica, como o período atual, é necessário ter um cuidado especial e prestar ainda mais atenção às finanças para evitar dívidas e ter o orçamento comprometido.

Por isso, é fundamental ficar atento com o saldo aprovisionado e ter bastante cautela para não contrair dívidas e perder o controle dos gastos.

Saiba o que é saldo aprovisionado e como evitar imprevistos com esse valor.

O que é saldo aprovisionado?

Saldo aprovisionado pode ser definido como um ou mais valores programados para serem debitados na sua conta bancária, provenientes de algum débito automático.

Isso significa que, caso você tenha algum débito com uma instituição financeira, como um empréstimo ou cheque especial, o banco poderá reter seu dinheiro e lhe impedir de sacá-lo ou transferi-lo. Assim, ele garantirá o pagamento da dívida em aberto.

Qualquer tipo de depósito pode se tornar saldo aprovisionado?

Muitas pessoas se preocupam em ter todo seu saldo aprovisionado, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a prática do banco utilizar o salário do correntista para o pagamento de dívidas é ilegal.

Outros débitos que não podem ser “presos” pelas instituições financeiras são recursos de cotas, abono salarial e FGTS. O Código de Processo Civil diz, em seu artigo 833, inciso IV, que:

“são impenhoráveis os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal”.

Como proceder em caso de saldo aprovisionado?

Caso você tenha encontrado um valor listado como saldo aprovisionado na sua conta bancária, o primeiro passo a seguir é a identificação da origem da dívida que levou o seu saldo aprovisionado.

Caso seja um saldo aprovisionado ilegalmente, o próximo passo é entrar em contato com o banco para negociar a devolução do seu dinheiro. Caso seu pedido não seja atendido, é recomendado recorrer à Justiça para garantir seus direitos.

Entretanto, lembre-se que é necessário ter provas para comprovar seu caso. Por isso, guarde todos os seus extratos bancários e outros documentos necessários.

Evite o saldo aprovisionado com um planejamento financeiro

Ter um saldo aprovisionado é um processo frustrante que pode ser evitado com a adoção de um planejamento financeiro e uma meta de pagamento de dívidas. Para negociar as dívidas e evitar que esse problema se repita, você pode:

  • Priorizar as dívidas mais caras ou com a maior taxa de juros e encargos. Esse tipo de débito tende a virar uma bola de neve conforme o tempo passa, o que gera o acúmulo de valores muito altos;
  • Definir um valor mensal que será investido na quitação de dívidas sem lhe prejudicar financeiramente;
  • Pesquisar ofertas e fazer simulações de crédito para entender se é possível encontrar empréstimos com taxas menores e com prazos mais alongados a serem contratados para quitar débitos com juros abusivos. Vale lembrar que os juros do cheque especial atualmente são de 128% ao ano (dado de fevereiro de 2022);
  • Fazer propostas às empresas a fim de negociar condições de pagamento;
  • Usufruir de eventos como o Feirão Serasa Limpa Nome para conseguir condições especiais de pagamento e facilitar o pagamento dos débitos.

Se você quer ajuda para fazer escolhas mais inteligentes quando o assunto é dinheiro e negócios, aqui vai um convite: assista essa aula especial que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Não sabe o que esperar da economia em 2022? Veja a expectativa de especialistas
+
Não sabe o que esperar da economia em 2022? Veja a expectativa de especialistas Com a alta da inflação, queda da renda e redução da expectativa de crescimento econômico, é quase que impossível não se questionar: como será a economia em ...
4 de janeiro de 2022
Onde investir? Conheça os investimentos isentos de IR
+
Onde investir? Conheça os investimentos isentos de IR Você não sabe onde investir? Existem investimentos isentos de IR (Imposto de Renda) que servem para estimular o maior fluxo de recursos para determinadas áreas, ...
18 de janeiro de 2022
Conheça os 7 pecados capitais dos investidores e proteja as suas finanças
+
Conheça os 7 pecados capitais dos investidores e proteja as suas finanças Para ser um bom investidor, você precisa conhecer os 7 pecados principais nos investimentos. Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Esse conceito ...
29 de março de 2022