3 de dezembro de 2021

Open Banking e Open Finance: guia completo!

Open Banking e Open Finance: guia completo!

O mercado financeiro vem passando por uma série de inovações com o intuito de facilitar a relação com seus clientes, como o Open Banking e Open Finance. Afinal, muitos usaram o tempo extra na pandemia para aprender sobre finanças e exigir melhores condições para seus investimentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago com a consultoria especializada em pesquisa de mercado Trendsity, 60% dos brasileiros que usam algum tipo de carteira digital disseram ter interesse em poupar e investir. Essa taxa cai pela metade entre aqueles que não usam carteira digital.

E prova que esse comportamento mudou durante a pandemia é que 30% dos novos usuários de carteira digital optaram por essa alternativa financeira após março de 2020. A pesquisa também revelou que 80% dos entrevistados acreditam ser necessário ter mais educação e informações sobre serviços financeiros digitais.

Se você é uma dessas pessoas, nosso blog está repleto de conteúdos sobre educação financeira e investimentos. E o assunto da vez é o Open Banking e Open Finance. Continue a leitura para aprender com a gente!

[lwptoc]

Open Banking e Open Finance são a mesma coisa?

Imagine que Felipe está insatisfeito com as taxas do seu banco A e decide mudar de instituição financeira. Ele então abre uma conta no banco B, que melhor atende suas necessidades.

Ao informar ao banco o encerramento da sua conta, ele solicita o compartilhamento de dados armazenados no banco A para o banco B, como seu histórico financeiro. Isso é possível graças ao Open Banking, tecnologia que possibilita o compartilhamento de informações financeiras entre bancos.

Open Banking e Open Finance

Agora suponha que Felipe comprou um carro novo e quer assegurá-lo. A seguradora então solicita uma série de dados pessoais e financeiros, mais facilmente compartilhados graças ao Open Finance. Isso porque o Open Finance também auxilia o compartilhamento de informações financeiras, mas com uma gama maior de instituições.

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras começarão a disponibilizar dados sobre câmbio, serviço de credenciamento, investimento, seguros e previdência em dezembro de 2021.

“Com isso será possível comparar, por exemplo, taxa de câmbio, termos e condições e taxas de ativos financeiros, seguros e previdência aberta, bem como taxas e tarifas referentes a atividade de credenciamento de cartão de crédito e de débito”, explica Mardilson Fernandes Queiroz, consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor).

Ou seja, o Open Finance nada mais é que uma evolução do Open Banking a fim de otimizar o compartilhamento de informações e oferecer mais segurança e praticidade aos usuários.

Leia também: A verdade sobre os juros cobrados pelos bancos (que não vão te contar)

O Open Banking e o Open Finance são seguros?

Durante a implementação do Open Banking e Open Finance, todas as instituições financeiras participantes precisaram atender requisitos básicos que garantiam a segurança e sigilo das informações compartilhadas.

Ademais, existem regras específicas que responsabilizam as instituições e seus responsáveis através de mecanismos de controle. Ou seja, todo o processo foi pensado para oferecer autonomia e segurança aos usuários durante o compartilhamento de informações.

Entretanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar fraudes e tentativas de estelionato. Segundo o Serasa, alguns pontos de atenção são:

  • Sempre acessar o site ou aplicativo de instituições conhecidas;
  • NUNCA repassar nenhuma senha ou código de segurança para ninguém;
  • Manter o antivírus dos aparelhos atualizado;
  • Lembre-se: o banco nunca vai pedir cadastramento de dados em formulário ou por telefone;
  • Ficou na dúvida sobre a veracidade de qualquer processo? Pare e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais de atendimento.

O Open Banking e o Open Finance vieram para ficar e ajudar a melhorar suas finanças e investimentos. Se você quer aprender mais sobre investimentos, assista essa aula gratuita  em que o Eduardo Moreira ensina como construir, aumentar e preservar patrimônio em qualquer cenário econômico.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Entenda o que é FIDC e como investir nesse tipo de fundo de investimento
+
Entenda o que é FIDC e como investir nesse tipo de fundo de investimento Os fundos de investimento são uma opção cada vez mais escolhida por pessoas que buscam um retorno mais agressivo. Mas nem todos os tipos de fundos são tão ...
19 de outubro de 2021
Saiba como usar o cheque especial, quando não há outro jeito
+
Saiba como usar o cheque especial, quando não há outro jeito Quando você começa a usar o cheque especial, já está se endividando. Um cheque especial deve ser para curto prazo ou apenas emergências. É importante que ...
15 de julho de 2019
Como a psicologia pode te ajudar nas finanças
+
Como a psicologia pode te ajudar nas finanças Você sabia que o descontrole nas finanças pode ter origem em problemas que as pessoas têm em relação ao dinheiro? E se você parar e refletir um pouco, quantas ...
24 de abril de 2019