18 de março de 2022

Planilha de controle financeiro para empresas: como montar

Planilha de controle financeiro para empresas: como montar

Você sabe quanto sua empresa lucrou em dezembro de 2021? E os gastos de fevereiro de 2022, foram quantos? Com uma planilha de controle financeiro, dados como esses podem ser difíceis de serem controlados.

Pode parecer desnecessário saber os seus gastos e lucros passados, mas essa organização pode ser a chave para aumentar seus lucros e expandir sua empresa. Ficou curioso? Continue a leitura para entender como montar uma planilha de controle financeiro para empresas!

[lwptoc]

Como montar uma planilha de controle financeiro para empresas?

1º passo – Definir os objetivos da corporação

Nós já falamos acima que a planilha de controle financeiro pode ajudar a sua empresa a crescer – e agora vamos explicar como. Ao acompanhar indicadores financeiros corporativos, você ganha uma melhor visão do que está funcionando, o que precisa ser mudado e quais oportunidades estão sendo desperdiçadas.

É a planilha de controle financeiro que mostrará, por exemplo, que as vendas da loja de beleza tiveram um pico em março por causa do Dia da Mulher. Ou seja, defina quais são os objetivos da sua empresa que você deseja acompanhar de perto!

Vale conferir: Empresa no vermelho: o que fazer?

2º passo – Determine os índices que serão usados na planilha de controle financeiro 

Fluxo de caixa, contas a receber, contas a pagar, ponto de equilíbrio, capital de giro… é impossível manter controle de tudo logo de cara. Por isso, entenda quais são os índices que oferecerão o maior apoio a sua empresa na busca por alcançar os objetivos estratégicos.

3º passo – Organize a planilha e programe as fórmulas de cada índice

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Na hora de organizar a planilha de controle financeiro, estude a melhor maneira para simplificar o uso da planilha.

Se você criou uma aba apenas para o fluxo de caixa da empresa, as informações sobre despesas e receitas podem ficar organizadas em colunas enquanto as linhas receberão os respectivos valores e datas.

Vamos supor que você montou uma planilha com três abas. Cada uma delas precisará de uma fórmula específica para o índice selecionado. Por isso, o próximo passo é o acréscimo das fórmulas nas células correspondentes.

4º passo – Teste a planilha

Está tudo montado? Calma que ainda não é hora de usar a planilha – e sim testá-la, para se certificar que as fórmulas e sua montagem estão corretas. Afinal, um mero descuido pode gerar graves erros, que impactarão diretamente sua companhia.

Faça alguns cálculos manualmente e depois insira as informações na planilha para se certificar que todas as informações estão corretas.

Leia também: Finanças pessoais e finanças da empresa: como separar?

Sebrae oferece planilhas gratuitas de gestão financeira

Se você ainda não se sente confiante para montar as próprias planilhas de controle financeiro, temos uma boa notícia: o Sebrae possui sete planilhas gratuitas focadas na gestão financeira!

Planilha de controle financeiro para empresas

O Sebrae oferece diversas planilhas gratuitas. Reprodução: sebrae.com.br

Apesar de cada planilha ter um propósito diferente – o que dificulta a gestão, dependendo do número de planilhas que você decidir utilizar – elas são uma ótima base para entender o que funciona ou não para a sua empresa.

São planilhas sobre:

Esperamos que com nossas dicas, você se sinta apto para começar a gestão financeira da sua empresa e ter mais controle dos seus lucros! E se você não sabe muito sobre finanças, vale a pena investir na melhor ferramenta possível: o conhecimento.

E nós podemos lhe ajudar com isso! Se você quer ajuda para fazer escolhas mais inteligentes quando o assunto é dinheiro e negócios, aqui vai um convite: assista essa aula especial que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
É seguro pegar empréstimo em uma fintech?
+
É seguro pegar empréstimo em uma fintech? Em tempos onde é muito difícil ter dinheiro guardado, algumas estratégias costumam ser mais comuns que outras, e isso inclui qualquer coisa, somente para que a ...
25 de fevereiro de 2019
O que você precisa saber sobre os robôs de investimento
+
O que você precisa saber sobre os robôs de investimento O que são robôs de investimento? Não pense que é uma máquina que vai ser responsável por seus investimentos, mas, sim, uma empresa que vai te ajudar na ...
13 de dezembro de 2018
Fundos Multimercados – Quando são uma boa opção?
+
Fundos Multimercados – Quando são uma boa opção? Os Fundos Multimercados são uma alternativa para quem quer diversificar a carteira, mas ainda não tem segurança para analisar e escolher um setor ou uma classe ...
1 de julho de 2020