27 de junho de 2019

Como descobrir se o seu gerente é confiável?

Como descobrir se o seu gerente é confiável?

Até que ponto o seu gerente é confiável e você pode acreditar em tudo o que ele te fala? As pessoas ainda têm muitas dúvidas, principalmente no momento de abertura de conta e investimentos.

Acontece que o gerente, geralmente, defende os interesses da instituição financeira e pode acabar te propondo alguns produtos que não interessantes para você.

Por isso, resolvemos preparar esse material, para te ajudar a prestar atenção em tudo o que o seu gerente te oferece e assim, você pode questioná-lo e ter certeza que ele está realmente preocupado com você.

Por que é importante ter um gerente confiável

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que estamos falando do seu dinheiro e por isso, é fundamental descobrir se o seu gerente é confiável ou não.

É claro que você deve estar pensando que o gerente de um banco é uma pessoa capacitada e que não vai te prejudicar.

Mas acontece é que ele trabalha para uma instituição financeira e tem metas a bater. Então, será que ele vai deixar de lado essas metas e focar apenas no que é realmente bom para você?

Não estamos querendo falar que você não deva ouvir os seus conselhos, mas o ideal é que sempre escute uma segunda opinião ou mesmo fazer pesquisas, especialmente em relação a investimentos.

Confiar em meu gerente como consultor financeiro

Aqui que está um dos principais erros: achar que o seu gerente é confiável no quesito investimento.

Apesar de não podermos generalizar, o gerente da sua conta, geralmente, não é o melhor consultor financeiro. Como já foi dito, ele defende, em primeiro lugar, os interesses do banco.

Então, se você está pensando em fazer um investimento, por menor que seja, a dica é procurar saber quais os tipos de investimentos que existem e buscar por um especialista na área.

O que você precisa levar em conta é que talvez o banco não disponibilize todas as opções de acordo com o seu perfil. E o gerente só irá te mostrar o que ele tem.

Como descobrir se o seu gerente é confiável

Quando você for conversar com seu gerente, seria interessante você prestar bastante atenção ao que ele te fala e aí você já consegue perceber se pode ou não confiar nele:

1. Quando ele fala que o único investimento seguro é a poupança

Apesar da poupança ser um investimento seguro, existem outros que são tão seguros quanto e que rendem muito mais.

Por exemplo, o CDB ou o LCI. São investimentos que têm a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito – e assim, caso o banco quebre, você está garantido até 250 mil reais.

2. Quando ele quer te convencer que título de capitalização é investimento

Saiba que título de capitalização não é investimento. É apenas uma forma do seu dinheiro ficar preso no banco e dando a você a esperança que vai render muito.

E não é assim que funciona! A rentabilidade é muito baixa e você vai perder dinheiro.

3. Quando ele só te oferecer um produto

Todos sabemos que quanto mais diversificada sua carteira de investimentos, melhor.

E para saber se o seu gerente é confiável, ele deve te oferecer vários tipos de investimentos, de renda fixa e variável.

O problema é que ele tem que bater metas e se vender um aquele determinado produto, é melhor para ele, mas é melhor para você. Por isso que ele não te mostra outros tipos de investimento.

Como descobrir se o seu gerente é confiável?

4. Quando ele te oferece um investimento e não explica

Antes de mais de nada, fique bem atento quando seu gerente te liga oferecendo um produto. É claro que ele vai querer te convencer, dizendo que é uma oportunidade que você não pode perder.

E você pode cair numa armadilha! Será que ele é tão bonzinho assim?

Além disso, ele precisa te explicar tudo sobre o investimento: prazos, taxas, riscos e objetivos. Se ele não detalhar todos esses pontos, você não pode confiar nele.

5. Falta de transparência

É óbvio que você terá que pagar pelos serviços que usar, mas o seu gerente deve informar a você todos os custos envolvidos, de acordo com o pacote contratado.

Você precisa saber a tudo o que tem direito e não pagar por um serviço que não utiliza.

5. Quando o seu gerente quer te “empurrar” um produto

Apesar da venda casada ser ilegal, alguns gerentes fazem isso. Por exemplo, contrate esse serviço e adquira outro com um valor menor.

E por mais que pareça tentador, ele só está querendo te “empurrar” um outro produto para ajudar a bater suas metas.

Um exemplo: para você conseguir um empréstimo, deve contratar um seguro de vida. E de repente, o cliente pode estar precisando tanto de crédito que acaba aceitando.

Conclusão

Com base em tudo o que você acabou de ver, dá para perceber se o seu gerente é confiável ou não. Vale repetir que não podemos generalizar, caso contrário, você nunca teria uma conta em um banco.

Mas você precisa ficar bem atento e lutar pelos seus interesses. Os gerentes têm metas a bater e alguns deles, vão fazer de tudo para você contratar um determinado produto.

Uma outra coisa, mas aí não tem a ver com o gerente em si, mas com o banco. Saiba que serviços como internet banking, compensação de cheques ou saldo anual não podem ser cobrados.

Além disso, preste atenção quanto ao pacote contratado e veja a tudo o que você tem direito. E caso seja cobrada alguma tarifa excedente, entre em contato imediatamente com seu gerente.

Conte para nós: seu gerente é confiável? Em qual destas atitudes você percebeu isso?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – O Brasil perde a luta como país porque não age como um país
+
VÍDEO – O Brasil perde a luta como país porque não age como um país Jessé Souza é um sociólogo, professor universitário e pesquisador brasileiro que atua nas áreas de Teoria Social, pensamento social brasileiro e estudos ...
3 de agosto de 2020
4 dicas para acompanhar o mercado financeiro
+
4 dicas para acompanhar o mercado financeiro O mercado financeiro pode ser considerado muito complexo e amplo, porém é de extrema importância no dia a dia das pessoas, principalmente para os investidores. ...
21 de setembro de 2020
O que é FGC? O que ele garante?
+
O que é FGC? O que ele garante? Se você mantém o seu dinheiro na poupança porque acredita que é a maneira de deixá-lo mais seguro, saiba que o Fundo – que garante a segurança do seu ...
24 de julho de 2020