4 investimentos ideais para iniciantes

4 investimentos ideais para iniciantes

Basta colocar no Google que inúmeros são os sites com dicas de investimentos para iniciantes. Mas será as dicas são relevantes? Valem a pena? Todo cuidado é pouco, consulte bem as fontes e desconfie principalmente daquelas que te oferecem dinheiro de forma rápida.

Todo investimento leva tempo, juntamente com o tempo que você dedicar a cada um é o que vai garantir o retorno em um futuro próspero. Comece hoje mesmo a investir, você também pode sair do zero e alcançar uma vida de sucesso financeiro.

Hábitos do bom investidor

Não existe atalho. Sim, não existe atalho para ficar rico com investimentos, antes de tudo entenda o real valor que o dinheiro possui em sua vida.

A verdade é que o dinheiro vindo de um investimento vai te proporcionar muita coisa, como: viagens, um bom patrimônio, reserva financeira etc.

E a liberdade financeira? Pense na qualidade de vida que ele poderá te proporcionar, com o dinheiro você poderá comprar melhores condições para você e sua família.

Para que tudo isso vire realidade comece com um hábito simples, poupar para investir. Economizando terá o que investir de forma consciente sem preocupações financeiras.

Antes de começar com os investimentos se atente a essas dicas abaixo:

Faça um planejamento financeiro – tenha em planilha suas entradas e saídas, verifica onde pode economizar, e o que poderá separar para investir.

Saiba quais são os seus objetivos – objetivos definidos é saber onde de fato você quer colocar o seu dinheiro.

Separe seus objetivos por tempo – curto, médio e longo prazos.

Livre-se das dívidas – se você possuir algum tipo de dívida a primeira atitude a ser tomada é quita-las, só conseguirá economizar e investir de fato uma vez que estiver livre destas pendências financeiras.

4 investimentos ideais para iniciantes

#1 Renda fixa

O melhor investimento para quem estar começando a investir é a renda fixa, se trata de um título que é emitido por uma instituição financeira.

As instituições recebem o dinheiro dos investidores e, em troca oferecem uma taxa de rentabilidade, que pode ser prefixada ou pós-fixada.

As aplicações de renda fixa são:

  • CDB (Certificado de depósito bancário)
  • Tesouro Direto
  • LCI (Letra de crédito do imobiliária)
  • LCA (Letra de crédito do agronegócio)
  • Debêntures
  • Fundos de investimentos de renda fixa
  • LC (Letras de câmbio)
  • CRI (Certificado de recebíveis imobiliários)
  • CRA (Certificado de recebíveis do agronegócio)

Algumas destas aplicações possuem riscos elevados como a CRI/CRA e Debêntures. A classificação de investidor de distingue em:

  • Conservador
  • Moderado
  • Agressivo ou arrojado

Investimentos ideais para iniciantes

#2 Tesouro Selic (LFT)

O Tesouro Selic é um título muito seguro. A rentabilidade deste título é a taxa básica de juros. O tesouro Selic é favorecido pela baixa volatilidade, sendo assim seus preços não variam muito na compra e venda. O bom é que se você decidir vender as perdas de rendimento são pequenas se comparado os outros títulos.

#3 Renda variável

Se já começou na renda fixa, agora é a vez da renda variável tendo em vista que você já está um pouco mais experiente.

São muitas as infinidades de fazer aplicação na bolsa de valores com riscos baixos. As mais indicadas para iniciantes são fundos de investimentos em ações ou multimercado e os ETFs.

Os fundos de investimento de renda variável são como um condomínio onde quem investe está confiando o seu dinheiro ao gestor que irá distribuir o patrimônio em ativos de renda variável, segundo uma política de investimento.

Já os ETFS são fundos de índices formados por ações de empresas. A rentabilidade é um indicativo como Ibovespa e o Small cap.

#4 Compra direta de ativos

Este é conhecido como sendo um investimento de alto risco. Para um iniciante é importante que conheça bem o seu funcionamento, fazendo uma análise por completa antes de tomar alguma decisão. Após a análise poderá escolher com cautela as empresas que estão na bolsa de valores, e a qual deseja investir.

Conclusão

Existe uma lógica para enriquecer, e é a seguinte:

  • Ganhar
  • Poupar
  • Investir

Esses três são os pilares para um investimento, sem eles seu investimento corre risco. Comece por investir em alternativas mais acessíveis, como por exemplo os títulos do tesouro direto e, ou em fundos de investimento.

Se você já possui uma reserva de dinheiro guardada, pode começar a pensar em investir almejando melhores rendimentos no médio e a longo prazo. Invista, mas de forma segura.

Assim sendo, obedeça ao seu tempo e a sua condição financeira. Invista com paciência e muita disciplina, que logo, seus objetivos serão alcançados.

Nunca se esqueça de sempre priorizar os investimentos de renda fixa e tenha exposição saudável em ações. Fazendo boas escolhas, sem dúvidas que terá ótimos resultados como consequência.

Já começou sua jornada no mundo dos investimentos? Qual destes investimentos mais te atrai?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário