31 de março de 2020

Small Caps – O que são?

Small Caps – O que são?

As empresas na bolsa são divididas por sua capitalização, e o termo Small Caps se refere às ações de empresas de baixa capitalização. 

A capitalização representa basicamente o valor que a empresa tem no mercado. Esse valor é estimado multiplicando-se o número de ações da empresa negociadas na bolsa de valores pelo preço da ação.

Para uma empresa pertencer ao grupo das small caps, o consenso geral hoje é que elas tenham seu valor de mercado entre R$ 300 milhões até R$ 2 bilhões – podendo variar conforme a cotação do dólar.

Além disso, são ações com menor liquidez. Ou seja, com volume de negociação diário entre 3 e 5 milhões de reais e que não fazem parte do Ibovespa, principal índice de valores da B3. 

Sendo assim, sabendo que small caps são pequenas empresas na bolsa de valores, as duas principais características comparadas com as blue chips – grandes empresa da Bolsa, é que elas possuem um valor de mercado inferior e uma volatilidade maior.

As blue chips sãos empresas com alta capitalização, como por exemplo as tradicionais Petrobras e Vale.

Porém, mesmo com empresas blue chips disponíveis no mercado, as small caps têm se tornado as queridinhas de muitos investidores, não pelo seu tamanho, mas pelo seu potencial de crescimento.

Atenção voltada para as Small Caps

Toda empresa que disponibiliza parte do seu patrimônio em busca de capital tem como objetivo a ampliação do negócio. E nesse sentido, as small caps têm “mais espaço” para crescer, pois estão buscando ganhar espaço no mercado, tendem a atuar em setores de inovação ou setores não consolidados e dessa forma geram uma expectativa de maior retorno aos investidores.

Já a Petrobras, por exemplo, que é uma blue chip, está há muito tempo consolidada no mercado, é robusta e financeiramente estável, e com isso apresenta menor volatilidade e menor potencial de ganho – ou perda – de valor. Em 2019, a empresa teve um crescimento de 55,7% em comparação com o ano anterior.

A PetroRio é uma Small Cap

Enquanto isso, a valorização das ações da PetroRio em 2019 foi de 174,34%.  A PetroRio é uma empresa menor e sua atividade é a produção de petróleo em campos maduros, buscando minimizar custos e com foco no aumento da produtividade.

São duas empresas do setor petroquímico, em tamanhos diferentes e com potencial de crescimento bem distintos. 

O potencial de crescimento das ações small caps é o que chama atenção dos investidores, pois é mais provável que uma empresa de 500 milhões de reais dobre de tamanho e passe a valer 1 bilhão de reais, que uma empresa de 200 bilhões de reais dobre seu tamanho e valha 400 bilhões de reais.

Índice SMALL

Ao investir em ações é preciso conhecer o histórico da empresa e seus índices de desempenho. Para analisar o comportamento das empresas de baixa capitalização negociadas na bolsa foi criado, pela  bolsa de valores oficial do Brasil – B3, o Índice Small Caps – SMLL

O índice é uma carteira teórica de ativos com as ações que se enquadram na categoria  small cap e que fazem parte da B3. 

A partir do SMLL é possível acompanhar as estatísticas de desempenho médio das empresas de menor capitalização.  

Small caps ou blue chips, qual é melhor para investir?

Um equívoco que as pessoas têm sobre as empresas de menor capitalização é que são empresas iniciantes ou são apenas entidades novas que estão surgindo. 

Essa porém, não é a verdade. Muitas empresas de pequena capitalização são exatamente iguais às suas contrapartes maiores, pois possuem um histórico sólido, estão bem estabelecidas e têm ótima estabilidade financeira.

E, por serem menores, os preços das ações small caps têm uma chance maior de crescimento. Isso significa que elas apresentam muito mais potencial para os investidores ganharem dinheiro rapidamente.

Quer um exemplo? 

A rede lojas Ponto Frio e Extra fazem parte de uma small cap chamada Via Varejo. Ou seja, são empresas conhecidas, marcas consolidadas que se enquadram na categoria  de baixa capitalização e que possuem grande potencial de crescimento.   

No entanto, existe uma armadilha na qual é preciso se manter atento! 

As small caps são muito mais voláteis quando comparadas a grandes empresas. Por possuírem menor liquidez, o investidor também corre o risco de não conseguir vender suas ações, dependendo do volume desejado. 

Como estamos falando de companhias que estão entrando no mercado, da mesma forma que podem ter um ótimo crescimento, isso pode também não acontecer e, se a empresa escolhida não corresponder às expectativas, você pode acabar perdendo muito dinheiro

A escolha da compra de uma boa ação, portanto, não se resume ao tamanho da empresa.  

Mais importante que escolher entre uma small cap ou uma grande empresa é comparar o desempenho de empresas do mesmo setor em termos percentuais.

Alguns fatores que podem ser considerados para analisar  uma ação são:

  • Margem líquida
  • ROI
  • Dividend Yield
  • Dívida líquida sobre ebitda
  • P/L

São indicadores que permitem que você compare as empresas e faça a melhor escolha, a independente do tamanho.

Por isso, é tão importante refletir sobre seus objetivos e crenças sobre a companhia e a economia, e se vão de encontro com os das empresas que você deseja investir.

O objetivo deste material é passar uma noção básica sobre o que é necessário saber sobre uma small cap e como usar este conhecimento ao seu favor. 

Se você quer realmente investir seu dinheiro com segurança, aprenda sobre investimentos e saiba escolher o melhor investimento para você. Afinal, o conhecimento liberta.

Para  sentir-se mais seguro conheça o e-book  7 PECADOS CAPITAIS DOS INVESTIDORES.

É um material gratuito para você iniciar no mercado de investimentos já sabendo o que NÃO FAZER!

E se você quer saber no detalhe O QUE FAZER e como fazer, o Investidor Mestre pode te ajudar.

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – Live com Daniel Cara e Eduardo Moreira
+
VÍDEO – Live com Daniel Cara e Eduardo Moreira Daniel Tojeira Cara é cientista político e político brasileiro filiado ao PSOL. É membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo e tem ...
4 de agosto de 2020
VÍDEO – O jeito de se ficar rico no Brasil – Minuto Live
+
VÍDEO – O jeito de se ficar rico no Brasil – Minuto Live Qual é o jeito de ficar rico no Brasil? Os esquemas utilizados para enriquecimento no país favorecem apenas os milionários, com o dinheiro na mão de poucos e o ...
27 de julho de 2020
O que é FGC? O que ele garante?
+
O que é FGC? O que ele garante? Se você mantém o seu dinheiro na poupança porque acredita que é a maneira de deixá-lo mais seguro, saiba que o Fundo – que garante a segurança do seu ...
24 de julho de 2020