29 de maio de 2020

Tesouro Selic vale a pena?

Tesouro Selic vale a pena?

Para os investidores iniciantes o Tesouro Selic é geralmente o investimento realizado logo após a poupança. Afinal, é um título tão seguro, ou mais, do que a poupança.

Nos últimos anos houve um aumento na compra de títulos do Tesouro, principalmente pelo pequeno investidor.

E ao mesmo tempo a taxa Selic vem diminuindo e gerando dúvida, afinal, investir em Tesouro Selic ainda vale a pena?

E a resposta é: Depende!

Mesmo com toda essa instabilidade e a expectativa de que a taxa selic renda abaixo de 3% neste ano, segundo o Boletim Focus (documento divulgado pelo Banco Central com informações e expectativas em relação à economia brasileira) o investimento vale sim a pena, desde que o investidor tenha entendido o objetivo de seu investimento.

Antes de entender por que e como esse investimento pode ser útil para o investidor é preciso estar claro o que é o Tesouro Selic.

O que é Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos títulos negociados pelo Tesouro Nacional (que representa o caixa do Governo brasileiro). Ele está atrelado à taxa básica de juros da economia no Brasil, ou seja, a taxa Selic.

A taxa Selic é determinada a cada 45 dias pela equipe do Copom – Comitê de Política Monetária. Essa taxa também é usada pelos bancos como parâmetro para determinar a taxa de juros das operações realizadas entre eles, no chamado mercado interbancário.

tesouro Selic

O tesouro Selic vale a pena dependendo das suas necessidades

Por ser uma taxa que  influencia toda a nossa economia,  seu aumento, ou redução, é um dos principais artifícios utilizados pelo governo para  controlar a inflação.

Quando a taxa Selic está alta significa que o dinheiro está caro, por outro lado, a taxa Selic baixa representa que as pessoas precisam gastar mais e a redução da taxa pelo governo é uma maneira de estimular a economia.

Em 2016 a taxa Selic esteve o ano todo em 14,25% ao ano, e isso era ótimo para os investimentos atrelados à Selic que ofereciam um excelente retorno.

Naquela época, o índice IPCA (inflação) variou entre 10% e 6%.

Atualmente a taxa Selic está diminuindo a cada reunião do Copom e a pode ser  que continue a diminuir.

Mas mesmo nessas condições, pode valer a pena investir no Tesouro Selic quando o objetivo do investimento está claro para o investidor.

Características do título atrelado à Selic

A principal característica deste título é a sua liquidez que é D+1. Isso significa que após a venda do título o valor estará disponível para uso, em conta corrente, no próximo dia útil.

O Tesouro Selic reúne a combinação de segurança, liquidez diária e retorno positivo sempre.

Por essa combinação de fatores, este título é usado como um dos principais investimentos para reserva de emergência.

Contudo, justamente por possuir essas características, a rentabilidade deste título não é a mais interessante.

Afinal, ao investir em Tesouro Selic o investidor está buscando baixa volatilidade e alta liquidez. Ou seja, baixo risco e rapidez no resgate.

Tesouro Selic vale a pena para reserva de emergência!

Se o investidor já tem sua reserva de emergência, ou seja, já poupou o valor dos seus gastos mensais referentes a 6 ou 12 meses, o Tesouro Selic continua sendo uma das melhores opções.

Afinal, as outras opções de investimentos com liquidez diária para esse caso são também  investimentos de renda fixa como LCI, CDB, LCA que seguem o CDI e rendem muito próximo a Selic .

Outra opção seria a poupança, porém, quando a taxa Selic está menor que 8,5% ao ano, como é o momento atual, seu retorno é de 70% da taxa Selic +TR. Lembrando que a TR atualmente está zerada.

Ou seja, enquanto o Tesouro Selic rende 100% da taxa Selic a poupança rende apenas 70%.

Sendo assim, o Tesouro Selic continua sendo uma das melhores opções de investimentos para manter o dinheiro que precisa com resgate rápido.

O único cenário em que o Tesouro Selic pode não trazer grandes vantagens financeiras, é quando a taxa Selic for inferior a 3% e o capital ficará investido por pouquíssimos dias (menos de 30 dias).

Essa relação de custo de oportunidade existe nesse cenário pois o tesouro cobra uma taxa de custódia de 0,25% ao ano sobre as operações, trata-se de uma taxa cobrada pela B3 e não há como evitá-la.

Além disso, nos resgates com prazo inferior a 30 dias há também a incidência do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

Apenas nessas circunstância, ao calcularmos na ponta do lápis, o retorno do Tesouro não será muito diferente da poupança.

Por outro lado, se o investidor possui sua reserva de emergência e um dinheiro a mais para investir no longo prazo, então esse dinheiro pode deve ser colocado em um investimento com maior rentabilidade.

Tesouro Selic 2025

Tesouro Selic 2025 é o título do tesouro atrelado à taxa Selic disponível atualmente. O vencimento do título será em 01/03/2025 e a rentabilidade anual é a taxa Selic mais 0,03%.

Apesar do vencimento do título ser em 2025, a rentabilidade do Tesouro Selic 2025 é diária e se for necessário resgatar o dinheiro antes do prazo o investidor não perde o valor investido.

Aliás a característica deste título é justamente a garantia de resgatar um valor maior de dinheiro em caso de resgate antecipado. Ou seja, o direito de resgatar o capital investido com rendimento positivo.

É um título ideal para investimentos de curto prazo como a formação da reserva de segurança.

É possível adquirir o título a partir de R$ 105,95, que equivale a uma fração de um título inteiro, e o investidor pode fazer um único aporte ou fazer novos aportes e adquirir novos títulos mensalmente.

Quando investir em tesouro Selic 2025?

  • Quando não estiver disposto a correr risco.
  • Sempre que necessitar de resgate rápido, ou seja, quando a alta liquidez for importante.
  • Sempre que o objetivo for manter o dinheiro seguro com um rendimento superior à poupança.

Ao investir no Tesouro Selic 2025 o investidor nunca perderá dinheiro, pois o Tesouro Nacional se compromete em devolver o investimento com rendimento positivo.

No entanto, ao deixar todo o dinheiro neste título, o investidor perde a oportunidade de fazer outros investimentos com lucratividade maior.

Fazer boas escolhas é determinante para garantir bons investimentos. Ao fazer boas escolhas você pode fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Lembre-se disso!

Sempre é tempo de cuidar do seu dinheiro com responsabilidade

Se você quer realmente investir seu dinheiro com segurança, aprenda sobre investimentos e saiba escolher o melhor investimento para você. Afinal, o conhecimento liberta.

Inscreva-se nesta aula gratuita e exclusiva com o economista Eduardo Moreira.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
8 principais mitos sobre investir em imóveis
+
8 principais mitos sobre investir em imóveis Investir em imóveis parece algo simples. Porém, muitas pessoas esbarram em alguns mitos, que impedem que elas possam fazer esse tipo de investimento. Talvez seja ...
31 de agosto de 2018
8 dicas para controlar as despesas do dia a dia
+
8 dicas para controlar as despesas do dia a dia Embora controlar as despesas do dia a dia seja a melhor maneira de evitar dívidas, essa pode ser uma batalha difícil. É importante ter um plano em ...
23 de agosto de 2019
Alta da inflação: 3 tipos de investimento para o dinheiro render
+
Alta da inflação: 3 tipos de investimento para o dinheiro render O Brasil passa por uma crise hídrica, sanitária e financeira, registrando uma alta da inflação de mais de 10% nos últimos 12 meses. Com tantos problemas, pode ...
28 de outubro de 2021