Na busca por saber qual o melhor tipo de investimento de renda fixa, algumas pessoas esbarram sempre em uma sopa de letrinhas que podem significar muita coisa: CDB, LCI e LCA. Entender sobre cada uma dessas modalidades de investimento é também tentar viabilizar o melhor tipo de investimento e avaliar o que se encaixa com você, com a sua situação atual. Isso é importante para que consiga escolher melhores rendimentos ou somente para uma segurança maior de retorno, ainda que seja um pouco abaixo do esperado.
Visando um melhor aproveitamento do seu dinheiro, é necessário que você pense e avalie cada investimento, afinal ele pode determinar qual vai ser a sua margem de ganho e, assim, definir também como você vai aplicar melhor seu patrimônio, afinal é o seu dinheiro que está em jogo.
Portanto, confira os três tipos de investimento em renda fixa mais conhecidos e, de que forma eles funcionam, para que você possa escolher qual o melhor para você.
Melhores tipos de investimento de renda fixa?
Para escolher o melhor tipo de investimento para você é preciso conhecer a fundo cada modalidade, suas regras, rendimentos e o risco que geram, afinal se diferem entre si e entre outros investimentos de renda variável.
Cada investimento de renda fixa traz consigo também uma possibilidade de retorno em termos de valores, mas principalmente, é uma forma de ter uma modalidade segura. Ou seja, com menores riscos que demais investimentos.
De modo que ao buscar algo além da poupança e, com rendimentos melhores, eles se tornam uma opção interessante.
A partir dessas informações iniciais, vamos finalmente para alguns dos investimentos em renda fixa para que você conheça cada um deles e possa também avaliar qual o mais adequado para as suas condições e seus objetivos.
CDB
O investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma das modalidades de investimentos mais conhecidas dos títulos de renda fixa e consiste em um empréstimo para o banco, que devolve o dinheiro com juros.
Esse dinheiro emprestado ao banco é utilizado para operações de empréstimos aos seus clientes. O CDB é garantido pelo FGC (Fundos Garantidos de Crédito) no valor máximo de R $250.000 reais por CPF.
O retorno financeiro é obtido ao longo do tempo e, em alguns casos, você só consegue resgatar o seu capital após um período de carência, que costuma ser de até 5 anos, o que configura um tipo de investimento a longo prazo.
LCI
O investimento feito em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) também segue a mesma lógica de segurança do CDB, e do mesmo modo possui duas formas de remuneração, uma pré-estabelecida para os retornos, chamada de rendimento pré-fixado. E outro modo de remuneração chamado de pós fixado.
O tipo de rendimento pós fixado é variável e dependente diretamente do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), pois a taxa oferecida é mensurada por um percentual do valor do CDI.
Como avaliar a rentabilidade de um investimento
Isso significa que o valor a ser resgatado será somente conhecido no dia, já que essa é uma taxa variável, podendo ser maior ou menor do que o previsto na data do resgate.
LCA
O investimento em LCA (Letra de Crédito Agrário) segue a mesma lógica dos tipos de investimentos anteriores e possui as mesmas formas de rendimentos da LCI e CDB, justamente por fazer parte de uma mesma categoria de investimentos.
Sendo assim é somente uma categoria diferenciada de investimentos que é oferecido, na área de agronegócio, que pode possuir taxas diferentes, mas que opera da mesma forma que as regras da LCI,
O que CDB, LCI e LCA têm em comum?
CDB, LCI e LCA não se parecem apenas por serem investimentos de renda fixa.
Os três seguem o que é determinado no momento da contratação e a remuneração dos ativos pode ser prefixada ou pós-fixada. No caso de remuneração pós-fixada, o índice mais comum é a Taxa DI. Essa taxa refere-se à variação dos juros dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI), que são os empréstimos que os bancos fazem entre si.
Eles podem apresentar um período de carência determinado pela instituição emissora e essa informação deve estar disponível para o investidor antes de fazer qualquer aporte.
Além disso, todos são títulos privados, emitidos por bancos, e têm a garantia do FGC.
Para saber qual o melhor tipo de investimento, é preciso que você tenha um objetivo claramente estabelecido, que leve em conta se você quer um valor já certo, o investimento com valor pré-fixado, ou de acordo com o momento do resgate, o pós-fixado.
Em qualquer uma das modalidades os investimentos feitos estão muito bem seguros e o risco é mínimo, tendo sua variação de rendimentos justamente pela modalidade escolhida e também pelo objetivo que você traçou.
Normalmente o melhor investimento é aquele que te atende em suas expectativas e também que renda importantes ganhos a partir do seu planejamento financeiro.
Pesquise antes de optar por um desses investimentos e escolha o que melhor se encaixa com o seu bolso.
Se você ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula obrigatória para quem quer construir riqueza e aprender a investir. É gratuita e nela Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que as pessoas que te assessoram nos Bancos sabem!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais