20 de setembro de 2018

5 sugestões para desenvolver sua Inteligência Financeira

5 sugestões para desenvolver sua Inteligência Financeira

Se você chega na metade do mês preocupado com o que vai fazer para quitar as dívidas e continuar sobrevivendo; se chega no dia 15 sem ter o suficiente para gastar até o início do mês seguinte, com os boletos se acumulando e a dor de cabeça apertando, temos algo a te dizer: está na hora de desenvolver a sua inteligência financeira.

O dinheiro é, sim, algo muito importante na sua vida e quanto mais a inteligência financeira for desenvolvida, menos dor de cabeça e preocupações haverão em sua vida. Confira cinco sugestões para ampliar sua visão sobre as finanças.

Sua inteligência financeira em foco

A inteligência financeira é recomendada também para aqueles que desejam sair da sobrevivência. Para os que batalham dia após dia para se manterem nesse mundo capitalista voraz. O objetivo é fazer desenvolver a mente utilizando as próximas sugestões.

Saiba que uma vida confortável e sem preocupações financeiras depende única e exclusivamente de você. O quanto você busca esse sucesso, com um coração inquebrável às dificuldades, refletirá o grau de sucesso que terás em sua vida econômica.

Encare o desenvolvimento de sua inteligência financeira como uma meta de vida para que alcance a paz de espírito, saindo da sobrevivência e adquirindo a capacidade de usufruir a leveza, a serenidade e a possibilidade de obtenção do que deseja.

A frase “dinheiro não traz felicidade” está meio correta. O dinheiro pode não trazer a felicidade completa, mas ajuda, e muito, a chegar lá. Siga as sugestões e aproveite uma vida financeira saudável e os benefícios que ela traz consigo.

Sugestões para desenvolver inteligência financeira

É possível listar diversas técnicas e sugestões que irão auxiliar você a ter uma vida financeira saudável e a criar uma inteligência financeira de primeira que o colocarão em um patamar que você nunca viu. Mas, como em tudo na vida, é preciso sempre começar do básico sem queimar etapas.

E foi por isso que separamos cinco conceitos básicos que te ajudarão a desenvolver uma mentalidade financeira altamente produtiva. Leia com cuidado, memorize e aplique em sua vida o que achar relevante.

Ao por estes conselhos em prática, o desenvolvimento de sua inteligência financeira será engrenado e uma hora ou outra, no decorrer de sua vida, perceberá que os minutos gastos na leitura, no estudo e na dedicação mudarão a sua vida.

Dada todas essas explicações sobre o motivo de se desenvolver a inteligência financeira, saiba que cada sugestão leva ao desenvolvimento de uma área diferente da sua mentalidade em relação à vida e como ela afeta seu lado financeiro. Analise os resultados ao aplicar cada uma destas observações e seja feliz.

1. Leitura como algo primordial

Ganhar dinheiro é algo que muitos veem como única e exclusiva solução para alcançar uma vida financeira saudável e é aí que se enganam. Ter o fluxo constante de capital na sua conta bancaria é um dos requisitos, mas não é o primordial.

Diversas constantes interferem no processo e uma dessas é saber administrar o dinheiro ganho fazendo com que ele trabalhe para você. É nisso que a leitura entra no desenvolvimento da sua inteligência financeira.

Na vida temos que saber aplicar a teoria com a prática. Como saber o momento de utilizar de cada uma das técnicas que aprendemos na teoria? Primeiro devemos adquirir o máximo de conhecimento e técnicas financeiras possíveis. A leitura é primordial para o desenvolvimento de uma inteligência financeira extraordinária.

Pode conferir: todos aqueles que possuem certa mentalidade financeira criam listas de leitura e são devoradores ferozes do conhecimento. O motivo disso é que com um livro é possível adquirir diversas experiências que não precisamos necessariamente viver para aprender as suas implicações.

Essa sugestão engloba a leitura de livros de todos os nichos que se entrelaçam com o tema abordado, desde “O Homem mais rico da Babilônia” ao “O Segredo da Mente Milionária”, passando pelas biografias de grandes homens com Sam Walton e Warren Buffet. Essa sugestão engloba também livros de administração e filosofias, ou seja, tudo que aumenta o conhecimento se faz válido para expandir a sua inteligência financeira.

2. Tenha o prazer em ganhar, não em gastar dinheiro

Já reparou que muitos ricos chegam ao ponto de que a graça de suas vidas é apenas acumular mais e mais dinheiro? Eles preferem guardar ao gastar e dar o seu suado fruto de trabalho para outros ou até mesmo trocar por bens não necessários no momento.

Eles entendem que quanto mais se gasta, menos se tem e quanto mais se ganha, mais se tem. Essa lógica parece simples, mas quanto mais for desenvolvida maior inteligência financeira será alcançada.

Financeiramente falando, esse conceito prega o dinheiro em mãos, o prazer em ganhar e acumular cada vez mais. Faça um teste e veja como você reagiria a esta sugestão tão seguida pelos bilionários. Sua inteligência financeira agradece.

3. Tenha o total controle do seu dinheiro

Pode soar como algo chato a se fazer, mas para desenvolver a sua inteligência financeira, cada centavo do seu dinheiro conta nesse cálculo. Não pode deixar nem dez centavos passarem despercebidos. Tudo que for gasto deve ir para o controle de sua vida financeira.

Sim, para se desenvolver financeiramente, tudo deve ir para a ponta do lápis e cada pequena quantia deve ser descriminada na sua prestação de contas. Escreva tudo e preste contas a si mesmo, poupe e saiba para onde o dinheiro está indo.

Se você tiver dificuldade com cálculos, papeis e planilhas, existem dezenas de aplicativos que auxiliam nessa jornada.

4. Saiba realizar seus investimentos

Após saber as teorias e sugestões de técnicas financeiras e administrativas, mudado a sua mentalidade de gastar mais do que ganha, de ter o controle do dinheiro e o desejo de fazer com que ele seja acumulado, é hora de desenvolver a quarta sugestão voltada ao desenvolvimento da sua inteligência financeira: aplicação em investimentos.

Aprenda a fazer o dinheiro trabalhar para você, saia da sobrevivência e entre no controle da sua vida financeira. Descubra a proporção ideal entre investir em algo seguro e investimentos arriscados com ganhos maiores. Ponha na ponta do lápis, como sugerido anteriormente, foque em ganhar o dinheiro e não gastar imprudentemente. Utilize o conhecimento adquirido nos estudos constantes.

5. Pratique sua inteligência financeira

Nada irá mudar se você não puser em prática e experimentar estes conselhos na vida real. É importante ir desenvolvendo este passo a passo aprendendo com os erros e acertos e os ajeitando aos poucos. Siga as nossas sugestões e ensinamentos, bem como todo o conhecimento que irá adquirir ao estudar a área.

Quebre velhas mentalidades e impulsione o hábito da mudança e dos acertos na sua vida financeira. Saiba que a inteligência financeira é essencial para o seu desenvolvimento como pessoa. Por isso, não deixe esta parte essencial de sua vida de lado. Não permaneça sempre na sobrevivência, se desenvolva e desfrute do melhor deste mundo.

E aí, quais dos itens acima você acha mais importante para alcançar a inteligência financeira?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito
+
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito A importância da educação financeira é vista quando observamos a quantidade de pessoas que ficam com o nome sujo por não conseguir pagar suas dívidas. Por ...
7 de dezembro de 2020
Teve seu cartão clonado? Veja como proceder
+
Teve seu cartão clonado? Veja como proceder Em um ano, quase 3,6 milhões de pessoas tiveram seu cartão clonado. Esse número foi divulgado em 2019 em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de ...
30 de novembro de 2020
O que você precisa saber sobre CDI
+
O que você precisa saber sobre CDI O mercado financeiro é cheio de siglas e CDI é uma recorrente para quem investe. CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é um título cuja taxa ...
16 de dezembro de 2020