A Taxa Selic, que atingiu o seu menor valor histórico em Agosto de 2020, foi aumentada três vezes no primeiro semestre de 2021. Quem dita se a taxa vai aumentar ou diminuir é o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
[lwptoc]
Taxa Selic e o impacto na vida dos brasileiros
A Taxa Selic hoje está em 4,25% ao ano e foi definida na última reunião do COPOM em 16 de Junho. Foi a terceira alta consecutiva de 0,75%. Essas alterações são feitas para adequar a economia a um cenário mais equilibrado e fazer com que o dinheiro continue circulando, já que a Taxa Selic é uma ferramenta de controle da inflação e qualquer mudança terá impacto na alta ou queda da inflação.
O Banco Central:
- ao aumentar a Taxa Selic tem o objetivo de desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
- ao baixar a Selic, quer estimular o consumo e aquecer a economia, tendendo a aumentar a inflação.
Por isso a Selic serve como uma referência para a nossa economia. Como a taxa é uma ferramenta de controle da inflação, ao subir a Selic, os preços tendem a ficar mais estáveis, mas os juros de crédito ficam mais altos.
Por que aumentar a Selic?
Com o desemprego no Brasil chegando a 14,7% e a inflação esperada para este ano de 5,15%, há um grande risco de as pessoas não conseguirem pagar os seus empréstimos. Por isso, os bancos aumentam a taxa de juros para frear o consumo, controlar a inflação e tentar equilibrar a economia.
A Taxa Selic subiu. O que acontece com os investimentos?
Alguns investimentos utilizam a Taxa Selic como indexadores e passam a oferecer mais retorno com esses aumentos.
O principal investimento afetado é o Tesouro Direto, entre eles o Tesouro Selic (LFT) e os com parte Pós-Fixada, que pagam, na data de vencimento, a variação da Selic no período. Portanto, quanto maior a subida, melhor a sua remuneração. A rentabilidade tende a ser positiva, mesmo que resgatados antes do prazo.
Já o Tesouro Pré-Fixado tende a valorizar quando a Selic cai e é desvalorizado quando a expectativa é de alta nos juros.
Outros investimentos impactados pela Selic são:
- Certificado de Depósito Bancário (CDB);
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Eles costumam pagar um percentual da taxa DI acumulada até a data de vencimento.
Investimentos CDI também são impactados pela Taxa Selic
Como sabemos, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) anda de mãos dadas com a Selic. Sendo assim, o aumento na Taxa Selic eleva a rentabilidade diária destes títulos e os tornam mais atraentes ao investidor.
A Taxa Selic tem impacto em investimentos de renda variável?
Os investimentos de renda variável não dependem diretamente da Taxa Selic, porém o seu aumento pode causar impactos macros, pois toda a política monetária pode afetar as características e remuneração dos investimentos. Quando a Selic aumenta, o custo de oportunidade ao investir em ações aumenta também, já que você pode estar abrindo mão de investir em títulos mais seguros e com boa rentabilidade para correr mais riscos, sem garantias de retorno.
Então, como proceder?
A decisão de investir em renda fixa ou variável não pode depender apenas da Selic. É preciso considerar alguns fatores, como o seu perfil de investidor, o seu objetivo com o investimento e a sua capacidade de análise do mercado financeiro.
Ter parte da sua carteira em renda fixa é interessante, mesmo com a Selic ainda não tão alta, pois a rentabilidade menor não tira outras vantagens das aplicações, como segurança e liquidez.
Em qualquer caso, continue avaliando as possibilidades com atenção e buscando a diversificação de investimentos para manejar os riscos.
Se você ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula obrigatória para quem quer construir riqueza e aprender a investir. É gratuita e nela Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que o que você já aprendeu com as pessoas que te assessoram nas instituições financeiras
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais