As pequenas empresas estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro. De acordo com o Sebrae, nos seis primeiros meses de 2021 foram abertos mais de 2,1 milhões de pequenos negócios. Esse número é 35% maior que o registrado no mesmo período de 2020, praticamente o dobro de empresas criadas em 2015.
Mas muitas das pessoas que abrem essas pequenas empresas ainda não dominam completamente toda a área administrativa, como a gestão financeira, no momento da abertura.
É por isso que hoje vamos falar sobre esse cuidado essencial para garantir a saúde do seu negócio. Continue a leitura e descubra como fazer uma boa gestão financeira.
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Qual é o objetivo da gestão financeira de uma pequena empresa?
Gestão financeira pode ser resumida como um conjunto de ações cujo foco é o planejamento, execução e controle das finanças de uma empresa. Ou seja, a gestão financeira é a administração das finanças e do lucro corporativo.
Mais que apenas saber quanto dinheiro está entrando na empresa mensalmente, a gestão ajuda o responsável a compreender quais são as decisões mais saudáveis para a situação atual da empresa.
Isso é, desde realizar investimentos para maximizar os lucros até cortar custos para evitar problemas financeiros. Isso porque muitas vezes a pessoa pode estar vendendo, mas não está registrando lucro.
Como isso é possível? Quando o valor de um produto ou serviço está abaixo do que o necessário para pagar todas as contas da empresa.
Um exemplo simples é um designer freelancer, que cobrou R$ 400 pela criação de um logotipo. Nesse valor, ele incluiu seu tempo de trabalho e o software necessário para produzir essa arte.
Mas ele esqueceu da energia elétrica, da internet e da sua conta premium no LinkedIn, onde ele se conectou com esse cliente.
Portanto, ele está recebendo menos do que está gastando.
Leia também: Plano estratégico – por onde anda sua vida empresarial?
Como fazer uma boa gestão financeira em pequenas empresas?
Separar a PJ da PF
Uma prática comum de muitos empreendedores é utilizar uma única conta para guardar e organizar o dinheiro da empresa, assim como das despesas particulares.
Misturar a PJ (Pessoa Jurídica) da PF (Pessoa Física) é um erro comum, mas que deve ser evitado para melhor entender quais são os lucros reais da sua empresa e a situação financeira de ambas pessoas.
Manter os gastos enxutos e revisados
Sabe o designer freelancer que citamos no início do texto? Imagine que no início da sua carreira, ele entendeu que um site seria a melhor maneira de divulgar seu trabalho. Por isso, ele investiu em um domínio próprio de R$ 50 por ano.
5 anos se passaram desde a criação do site e ele conseguiu apenas 4 clientes através dele. Será que esse gasto é necessário? Por menor que seja essa economia, ela é um “grão que pode encher o papo da galinha”.
Por isso, não deixe de analisar periodicamente suas finanças corporativas para entender como reduzir custos e otimizar gastos para aprimorar a gestão financeira do seu negócio.
Ter um (ou vários) plano de emergência
Nós estamos vivendo momentos de grande volatilidade financeira e política – e todos já sabemos que essa instabilidade afeta nossos negócios. De acordo com o Sebrae, foram mais de 600 mil pequenas empresas fechadas durante a pandemia.
Apesar de não haver uma fórmula mágica para evitar problemas financeiros, existem alguns cuidados que podem ajudar a reduzir esse impacto. E um deles é a criação de um (ou vários) planos de emergência.
Entender quais gastos podem ser cortados em momentos de queda nas vendas, quais serviços extras podem ser realizados para aumentar a receita e quais prazos de pagamentos podem ser renegociados são apenas alguns dos pontos que devem fazer parte do seu plano.
Leia também: Empresa no vermelho: o que fazer?
Investir em conhecimento
Investir é uma palavra que dá medo, especialmente no início de uma empresa. Mas você não precisa começar colocando grandes quantias de dinheiro em máquinas ou softwares de ponta (que possuem gastos geralmente elevados): comece investindo no seu conhecimento.
Como já afirmamos acima, é difícil encontrar uma pessoa que tenha um conhecimento básico em uma série de áreas, como:
- Marketing;
- Administração;
- Finanças;
- Recursos Humanos;
- Contabilidade.
E para ter uma pequena empresa, que possui uma equipe enxuta, é o conhecimento que garantirá seu crescimento. Se você não entende sobre finanças, por exemplo, invista o que puder de tempo e dinheiro em conhecimento.
Nós podemos lhe ajudar com isso! Se você quer ajuda para fazer escolhas mais inteligentes quando o assunto é dinheiro e negócios, aqui vai um convite: assista essa aula especial que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar a boa riqueza!
Equipe Edu Moreira
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Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
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