25 de abril de 2019

Comprar à vista ou parcelado? Saiba como avaliar

Comprar à vista ou parcelado? Saiba como avaliar

Temos muitas despesas na vida, mas é claro que temos uma quantia limitada de dinheiro. A pergunta é: comprar à vista ou parcelado? Quando compramos alguma coisa, muitas vezes temos duas opções para pagar nossas compras, parcelas no cartão de crédito ou compra em dinheiro.

Existem muitos fatores que desempenham um papel na determinação da melhor opção de pagamento.  Este artigo dará uma ideia sobre qual opção de pagamento é a melhor para sua situação e aproveitar ao máximo seu dinheiro suado.

Comprar à vista ou parcelado? Itens a serem considerados

Reserva Financeira

Você tem uma reserva financeira? Uma reserva financeira variando de 3 a 6 meses de emergência deve estar prontamente disponível para você. Isso ajuda em casos de emergências como doenças, acidentes ou até mesmo a perda de um emprego.

Ao ter uma reserva financeira, terá uma sensação de segurança para si e para seus entes queridos. Não podemos prever o que vai acontecer no futuro.

Se está comprando um item caro como um laptop ou uma viagem ao exterior, não deve entrar na sua reserva financeira. Pode fazer mais sentido financiar a compra. E salvar a sua reserva para uma eventual necessidade.

Comprar à vista ou parcelado? Saiba como avaliar

Parcelas

Verifique sempre os termos e condições dos pagamentos parcelados. Em alguns casos, as parcelas têm juros zero ou taxas de juros razoáveis.  É bom aproveitar os pagamentos diferidos nestes casos, assim você pode gastar sem medo de contratempos financeiros.

Compras com cartão de crédito

Os cartões de crédito oferecem planos de pagamento parcelado que oferecem flexibilidade no pagamento, o que é uma vantagem. Pagar uma quantia total usando um cartão de crédito no momento do fechamento da fatura pode ser uma opção inteligente, pois o pagamento é adiado para o próximo mês de faturamento. Desta forma, terá um certo tempo para conseguir o dinheiro.

Desconto para pagamento adiantado em dinheiro

Você está recebendo um bom desconto para pagar adiantado? Se sim, então você deve pagar um montante fixo, especialmente se for uma despesa necessária. Um desconto de cerca de 5% ou mais é um bom motivo para pagar integralmente.

Vantagens das parcelas

Se está comprando uma casa, pode ser melhor ir para parcelas. Se optar pelo pagamento à vista com parcelas baratas. Caso escolha as de grande valor, você pode ser capaz de suportar um pagamento fixo, ou mesmo se puder pagar, ele pode fazer uma enorme diferença em seu orçamento.

Muitas lojas de eletrodomésticos oferecem para vender eletrodomésticos e produtos eletrônicos em parcelas com juros de 0%. Vá para essas ofertas como compras, como sistemas de entretenimento doméstico, unidades de ar condicionado são de natureza consumista.

Ao invés de pagar antecipadamente e bagunçar o orçamento, é melhor seguir o caminho da prestação. Pagar em parcelas é melhor quando você está com um orçamento apertado. A divulgação das despesas ao longo de um período de tempo não impõe restrições ao fluxo de caixa.

Se você tem um uso produtivo para a grande quantidade de dinheiro, é melhor pagar em parcelas. Use o dinheiro para investimentos ou comprar algo que precise.

Vantagens do pagamento à vista

É melhor pagar à vista alguns casos. Se a taxa de juros das parcelas for muito alta e você acabará gastando uma quantia significativa de dinheiro na manutenção dos pagamentos, talvez seja melhor pagar à vista.

Em alguns momentos, talvez seja melhor pagar uma quantia total pela depreciação de ativos.  Por exemplo, é mais em conta comprar móveis pagando uma quantia total, seu valor será depreciado e você não quer pagar juros sobre um empréstimo, certo?

As tendências de design de interiores mudam, a mobília envelhece e você não terá um grande valor de revenda por ela.  Outro exemplo é um carro. Em alguns casos, o carro não é necessário, mas um desejo ou um símbolo de status. Você não tem dinheiro suficiente para comprar o carro que você realmente quer.

Mas o custo de financiar um carro é caro. Além disso, a taxa de depreciação de um carro é alta. Pode ser melhor comprar um carro que é menos caro pagando um determinado montante fixo, ou espere até que possa comprar o carro dos seus sonhos pagando totalmente à vista.

Como fazer a escolha certa

Existem certos cenários em que faz sentido fazer uma compra em prestações e alguns em que pagar à vista ou uma parte em dinheiro é a melhor opção.

Tome uma decisão racional com base no que quer comprar, porque quer comprar e avaliar seu status financeiro e a situação financeira da sua família.

Lembre-se de colocar seu dinheiro em uso produtivo se estiver usando a abordagem parcelada e, tenha em mente suas despesas correntes, despesas futuras imediatas se usar a abordagem de pagamento integral. Pense antes de tomar uma decisão, avalie com calma e boas compras!

Conte para nós: quando você utiliza o cartão de crédito, qual é o modo de pagamento?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – Live com Daniel Cara e Eduardo Moreira
+
VÍDEO – Live com Daniel Cara e Eduardo Moreira Daniel Tojeira Cara é cientista político e político brasileiro filiado ao PSOL. É membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo e tem ...
4 de agosto de 2020
Intervenção contra Bolsonaro ao Tribunal de Haia – Carta Aberta ao Mundo de Frei Betto
+
Intervenção contra Bolsonaro ao Tribunal de Haia – Carta Aberta ao Mundo de Frei Betto Altos índices de desemprego, precarização do trabalho e mais de 74 mil vidas perdidas em meio à pandemia do coronavírus. Esses são alguns elementos da ...
21 de julho de 2020
VÍDEO – Trazendo os dados pra mesa – Minuto Live
+
VÍDEO – Trazendo os dados pra mesa – Minuto Live “Para onde vai todo o dinheiro que sai do Estado?”, questiona Eduardo Moreira. É necessário que se saiba, segundo ele, que toda a quantia, sem ...
27 de julho de 2020