Entenda como é calculado o rendimento da poupança 

Entenda como é calculado o rendimento da poupança 

A poupança é o investimento mais popular atualmente, porém as pessoas finalmente estão entendendo que ela não é a melhor opção. Já que a poupança é considerada um dos investimento com menor rendimento atualmente.

Embora muitas pessoas afirmem essa situação, nem todo mundo consegue enxergar como de fato ela rende e porque não é a melhor opção. Por isso, nesse post trouxe um guia para você entender como é calculado o rendimento da poupança e qual é a sua rentabilidade atual.

Entendendo os indexadores

Antes de  descobrir como a poupança é calculada, o primeiro passo é entender o que são os indexadores. Todo tipo de investimento, possui um indexador e é a partir dele que é definido a sua rentabilidade. Esse passo é a base para que você entenda de fato como funciona.

Os indexadores são índices da economia que são utilizados como referências para estabelecer a rentabilidade dos investimentos. Hoje os indexadores mais utilizados são a taxa Selic, IPCA, CDI e IGPM. Sendo assim, todo tipo de investimento possui o seu indexador que será utilizado como base.

Como a poupança é calculada

Agora que já entendeu o que é indexador, é importante que saiba qual é o da poupança. Nesse caso,  o índice de economia utilizado é a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

A partir disso, o cálculo da poupança é feito através de uma regra estabelecida. Então, quando a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o seu rendimento será de 0,5% ao mês mais a taxa referencial.

Quando a Selic estiver inferior a 8,5% ao ano, o seu rendimento será de 70% da Selic mais a taxa referencial. Com base nessa situação, podemos confirmar que no mês de novembro de 2018, a poupança se encontra no rendimento de 0,37% ao mês.

Entenda como é calculado o rendimento da poupança

Por que a poupança rende menos

Analisando como ela é calculada é possível observar que ela não tem um valor tão agradável. Mas ainda assim, fica difícil de entender porque ela vale menos sem comparar com as outras possibilidades.

Mas para que possa entender melhor, vamos compará-la com os outros tipos de investimentos. Veja:

Tesouro Selic: O Tesouro Selic também tem como indexador a taxa Selic. Porém, diferente da poupança, ele não tem essa regra de rentabilidade, muito pelo contrário. Ele acompanha a taxa Selic. Então quando a poupança rende atualmente 4,55% o tesouro Selic rende 6,40%

CDB: O CDB utiliza como indexador o CDI que está sempre acompanhando a Selic. Porém, hoje é possível encontrar vários tipos de CDB com rentabilidades diferentes. Então, caso queira apostar em um investimento que rende 120% do CDI, você consegue tirar aproximadamente 7,68% por ano. Ou seja, 3,13% a mais que a poupança.

Esses dois tipos de investimentos são os mais conhecidos e procurados atualmente. Ainda não sendo o tipo de investimento que rende mais, eles já tem um rendimento maior que a poupança. Por isso, investir nela não é uma boa opção.

Por que as pessoas ainda investem na poupança

Existem duas possíveis causas para as pessoas ainda insistirem em investir na poupança. Sendo elas:

  • Falta de conhecimento;
  • Medo de arriscar.

Porém, embora a poupança seja segura, existem vários tipos de investimentos que também são seguros e que se pode optar. Um ótimo exemplo disso é o próprio tesouro direto, que é ideal para pessoas com perfis mais conservadores.

Sendo assim, se você ainda tem dinheiro na poupança, pegue uma boa parte dele e transfira para modalidades mais lucrativas.

Para esse processo, basta pesquisar alguma corretora. Existem algumas formas de investimento onde você consegue começar a investir com somente 30 reais. Automaticamente, irá conseguir visualizar o seu dinheiro crescendo todos os dias, muito mais que a poupança.

Conseguiu perceber como a poupança é calculada? Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre investimentos ou sobre a poupança, entre em contato com sua corretora que eles sempre estão disponíveis para te auxiliar.

Ou, se preferir, também estamos disponíveis para responder qualquer tipo de dúvida. Comente abaixo!

Quer aprender mais sobre investimentos? CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário