23 de agosto de 2019

12 cuidados ao alugar um apartamento

12 cuidados ao alugar um apartamento

Está se mudando? Você precisa ter cuidado ao alugar um apartamento para que tudo ocorra como o esperado.

Quando for alugar o apartamento que pensa ser dos seus sonhos, observe alguns pontos, faça levantamentos antes de ir visitar, pois, os detalhes farão a diferença na negociação e aceitação.

12 cuidados que você precisa ter ao alugar um apartamento

#1. O essencial

Certifique-se de que o aluguel que você concordou esteja realmente estipulado no contrato, com a data de início e a data de término corretamente declarada.

Verifique o endereço e o número do apartamento. Verifique a data de cada mês que o aluguel é devido. Certifique-se de que o valor do depósito de segurança esteja correto e tenha em mente que os proprietários só podem solicitar o aluguel de um mês como garantia.

#2. Cláusulas de renovação e políticas de renovação

Se o seu arrendamento tiver a opção de renovar por um ou mais anos, verifique se há uma cláusula de reajuste, o que elevaria o aluguel nos anos subsequentes e normalmente é baseado em um valor fixo.

#3. Depósitos de segurança

Verifique se o valor do depósito de segurança está detalhado corretamente no contrato. O depósito de segurança é limitado ao aluguel de um mês, então você não pode ser solicitado a pagar aluguel adicional antecipadamente.

Se você solicitar uma inspeção do apartamento para documentar sua condição antes de se mudar, você deve receber um passo a passo para identificar a condição da unidade e qualquer dano existente.

#4. Animais de estimação

Nem todo mundo adora animais, e ter um cachorro ou um gato pode ser um ponto problemático especialmente se você planeja comprar um depois de se mudar.

Se esse for o caso, certifique-se de que o aluguel reconheça explicitamente isso para que o locador não o retenha.

#5. Apartamentos mobiliados

Se o apartamento estiver mobiliado, o aluguel também deve conter uma lista de todos os móveis que serão incluídos, bem como uma confirmação de que todos esses itens estão no lugar quando o contrato de locação começar.

Cuidados ao alugar um apartamento

#6. Não alugue o primeiro apartamento que encontrar

Muita calma nessa hora nada de se precipitar, pesquise em sites, imobiliárias, pergunte seus amigos próximos, visite o bairro onde deseja morar, também poderá encontrar placas referindo ao aluguel, nem todas as pessoas anunciam na internet e em imobiliárias.

#7. Garantias

Antes de alugar é costume o proprietário exigir garantias, as mais comuns são:

Fiador: a mais conhecida forma de garantia, porém atualmente não é tão utilizado. Quando se trata de fiador é um terceiro que assume os riscos, se ocorrer inadimplência logo este assumirá os custos financeiros.

Seguro Fiança: este modelo de garantia não é tão conhecido como o fiador, no seguro fiança o locador é representado por alguma segurada.

#8. Condições do imóvel

Antes de alugar o apartamento observe as suas condições, veja se está em condições de ser habito, se tudo está de acordo como: instalação elétrica, peças sanitárias, note se o mesmo possui algum vazamento, infiltrações etc.

#9. Vistoria documentada

Antes de entrar no apartamento, peça uma vistoria documentada onde constem todos os detalhes do imóvel, a vistoria é feita cômodo por cômodo constando cada detalhe, tal como portas e janelas com problemas para abrir, pisos rachados etc.

#10. Contrato

Não vá assinando o contrato antes de ler, leia e fuja se acaso houver cláusulas abusivas.

O contrato deve constar o prazo total do tempo de locação, com a data do início e do fim, o valor do apartamento também deve estar implícito, o endereço, desistência, taxas etc.

#11. Saída do apartamento

Por vezes a saída pode ser conturbada, causando desentendimento entre o locatário e o locador.

Algumas regras abusivas podem ser cobradas dos inquilinos, como, por exemplo, exigem a cor da pintura entre outros, detalhes que dão uma enorme dor de cabeça.

Todas as contas referentes ao tempo de aluguel devem ser quitadas, o apartamento deve ser entregue nas mesmas condições encontradas no ato da entrada.

#12. Direitos e deveres

De acordo com a lei 8.245 do ano de 1991 ou simplesmente a lei do inquilinato sobre direitos e deveres.

Portanto, uma das dicas imprescindíveis é que o inquilino leia um pouco mais sobre as regras que deve seguir e o que exatamente essa lei diz em relação as suas obrigações.

Entre as obrigações de quem aluga um imóvel está mantê-lo em ordem e cuidar do local como se fosse de sua propriedade, além de devolvê-lo nas mesmas condições que o recebeu.

Além disso, caso exista desistência antes do prazo estipulado em contrato, a lei permite que o inquilino pague um valor de multa. Dependendo do acordo realizado, pode ser que essa multa seja dispensada pelo dono do imóvel.

Existe outro cuidado que você acha importante para alugar um apartamento? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Como se organizar para um intercâmbio em um ano
+
Como se organizar para um intercâmbio em um ano Se você está pensando em fazer um intercâmbio, saiba que o planejamento é fundamental, afinal, são muitos detalhes a serem resolvidos. Na verdade, o tempo para ...
30 de abril de 2019
7 dicas de economia doméstica para a família
+
7 dicas de economia doméstica para a família Vivemos hoje com o orçamento tão apertado que nada melhor do que aprender sobre economia doméstica para a família. No lar, muitas coisas passam desapercebidas ...
10 de abril de 2019
Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão?
+
Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão? A conta de luz muito alta é um preço que pagamos por estarmos em casa. A pandemia fez com que o consumo subisse e o impacto médio foi de 3,92% nas contas de ...
23 de novembro de 2020