O que faz um trader no mercado financeiro?

O que faz um trader no mercado financeiro?

O trader pode ser amador ou profissional. Mas o que um trader faz no mercado financeiro? Leia este artigo para tirar suas dúvidas sobre este trabalho.

O que é trader?

É alguém que almeja receber dinheiro a curto prazo, para isso ele aproveita da volatilidade do mercado. Em outras palavras o trader ganha comprando e vendendo ações ou ativos negociados na Bolsa de Valores.

Não é considerada profissão, porém é imprescindível para o bom andamento do mercado, pois o trader ajuda a “precificar” os ativos num prazo curto.

O trader vem se destacando por fazer negociações lucrativas. Os bons resultados são provenientes da prática e do conhecimento.

Todas as negociações giram em torno do mercado financeiro, o trader precisa ficar atento as mudanças para que possa o tão rápido tomar uma decisão. Ser trader é ser dinâmico para que os ganhos possam superar a média, fazendo valer todo esforço e empenho.

Uma ação pode ser comprada e vendida por um trade em questão de horas ou minutos, porém as negociações podem chegar a semanas. O que determina esse período são as tendências do mercado.

O primeiro papel do trader é observar o mercado, se o mesmo perceber que uma determina ação vai alcançar um novo valor, o trader compra as ações, e quando o ativo alcança o valor previsto ele realiza a venda. Sendo assim, a ação comprada por um valor é vendida por um preço mais elevado.

Tipos de traders

Existem vários tipos de traders no mercado financeiro, vamos conhecer melhor cada um deles.

Trader institucional

Este perfil de trader está ligado as instituições financeiras, fundos, seguradoras, empresas em geral.

Trader executor (Broker)

Este apenas executa as ordens de compra e venda das ações, sem nenhum tipo de envolvimento com investimentos.

Sales traders

Os Sales traders são mediadores nas negociações, eles oferecem estratégias e fazem a execução das ordens de acordo com a vontade dos seus clientes.

Trader autônomo

Este aqui pode ser amador ou profissional. São transações pessoais, com estratégias próprias.

Trader no mercado financeiro

Diferentes estilos operacionais

Como existem vários tipos de perfis, também existem diferentes prazos quanto o tempo de negociações.

Day trader

Diz respeito aos investimentos que são iniciados e terminados no mesmo dia. Fazendo uso de algumas estratégias as transações podem levar apenas minutos ou poucas horas.

Scalper trader

Observam apenas tendências do mercado por meio de gráficos. Buscam oportunidades de curta duração.

Swing trader

As transações podem levar de 1 dia a 2 semanas e, manter a posição (a posse) das ações por esse período corresponde a estratégias que também levam em conta a análise técnica, ou seja, tendências de curto prazo identificadas no gráfico.

Position trader

O alvo aqui é a manutenção de uma determinada posição durante semanas, ou anos dependendo do caso. O Position trader opta por continuar com os ativos até o momento que ele considera certo, não se importando com o tempo.

High frequency trading

Aqui acontece o contrário do position trader. As transações são rápidas, coisa de segundos até. O foco é a movimentação de um maior número de ativos observando as menores variações do mercado.

Quem pode ser trader

Qualquer um pode virar um trader, basta querer. Porém algumas condições irão garantir o sucesso nas transações, como:

Controle financeiro pessoal: tenha um planejamento financeiro afim de não perder uma oportunidade, e nem se sacrificar seus ganhos.

Conheça o mercado financeiro: O conhecimento financeiro é essencial antes de iniciar qualquer tipo de negociação.

Informação: Com um olhar aguçado acompanhe constantemente o movimento da bolsa.

– Como se tornar um trader?

Antes de tudo conheça o mercado, se prepare antes de encarar o mercado financeiro. Alguns destes aspectos abaixo são de extrema necessidade para se tornar um trader.

  • Abra uma conta em uma corretora para realizar as transações.
  • Já tenha algum dinheiro previamente separado para começar a investir.
  • Tenha conhecimento do seu perfil, identificando a sua tolerância ao risco.
  • Defina quais investimentos deseja fazer.
  • Delimite metas e estratégias.
  • Tenha disciplina.
  • Acompanhe atentamente as informações do mercado.
  • Monitore constantemente seus investimentos.

– Quanto ganha um trader?

Como visto, a profissão é muito variante, logo, não há um salário fixo e nem uma média salarial. Tudo vai depender do volume que o trader opera e do perfil investidor dele, que vai desde o moderado até o agressivo.

Entre os moderados, uma média poderia ser de 2% ao mês, mas para os arrojados, os ganhos costumam ser de, pelo menos, 10% ao mês.

É importante destacar que o trader investe com convicção, mantém o foco e não se deixa levar pelas emoções. Um trader não pode se deixar levar pelo otimismo ou pessimismo excessivos.

Além do controle emocional, é preciso estudar o mercado e recorrer a boas análises. Lembre-se sempre: um dos maiores aliados do trader é o conhecimento.

Você conhece algum trader ou já pensou em ser um? Conte para nós nos comentários!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário