Vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta

Vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta

Qual é a pessoa que não sonha em comprar um imóvel na planta, mas será que realmente vale a pena? A grande questão aqui é que você fica tão empolgado, que acaba não prestando atenção a alguns detalhes. E o que era sonho pode acabar se transformando num enorme pesadelo.

É preciso ler muito bem o contrato, analisar todas as cláusulas para você ter a segurança que está fazendo um bom negócio. Se essa é a sua dúvida, vamos te mostrar quais são as vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta e depois você avalia se vai valer a pena ou não.

O que você deve fazer antes de comprar um imóvel na planta

O ponto mais importante para ser levado em conta antes de comprar um imóvel na planta é o planejamento financeiro. Será que todas as prestações vão caber no seu orçamento? E sem falar que depois tem um valor para a entrega das chaves, que geralmente é bem pesado.

Quando se compra um imóvel, saiba que este, é um investimento a longo prazo e que durante esse tempo imprevistos podem acontecer, por exemplo, aumento das parcelas. Por isso que o primeiro passo é você fazer um planejamento das suas finanças e avaliar se o valor a ser pago não comprometerá o seu orçamento.

Vantagens de se comprar um imóvel na planta

Antes de listar as vantagens de se comprar um imóvel na planta, saiba que vai depender muito do seu objetivo: se é para sair do aluguel ou apenas para investir.

Maior valorização

Se a sua ideia é investir, no momento da sua escolha pense em como esse imóvel pode valorizar. Por isso é importante você fazer uma pesquisa e avaliar se:
– O bairro tem potencial de crescimento
– Se conta com meios de transportes públicos
– Se vai receber melhoria de infraestrutura (talvez hoje, esse bairro não seja muito valorizado, mas se existe a previsão de melhoria, pode ser um ótimo investimento).

Preço mais baixo

Geralmente, os imóveis na planta são bem mais baratos que os imóveis prontos, e sem falar das melhores condições de pagamento. Além disso, se você já tiver um capital para dar uma entrada melhor, pode negociar junto à construtora bons descontos.

Personalização

Hoje já é possível durante a construção, você deixar o imóvel com a sua cara, como escolher o piso, os azulejos ou até pequenas mudanças no projeto. É claro que isso vai depender da construtora. A vantagem de se comprar um imóvel na planta é que você pode sugerir algumas transformações de acordo com as suas necessidades.

Melhores condições para pagamento

Independentemente de qual seja o seu objetivo, uma das maiores vantagens são as melhores condições de pagamento, como já foi dito acima. Algumas construtoras oferecem a opção de se pagar apenas 30% do imóvel, e o restante somente na entrega das chaves. Inclusive, esse valor pode ser parcelado.

Instalações mais modernas

Como é um imóvel novo e recém-construído, normalmente a parte elétrica, hidráulica, assim como todos os acabamentos são novos. Assim, o seu custo com a manutenção vai cair bastante e isso faz uma diferença no seu orçamento a longo prazo.

Comprar um imóvel na planta

Desvantagens de se comprar um imóvel na planta

Agora que você já viu todas as vantagens, vamos para as desvantagens:

Atraso da entrega da obra

Você provavelmente já ouviu relatos de obras que atrasaram e inclusive, os proprietários tiveram que recorrer à justiça para resolver. Isso pode impactar tanto a sua previsão de mudança, como também seu orçamento, por ter, por exemplo, que continuar a pagar um aluguel.

Esperar ficar pronto

Na maioria das vezes, você vai ter que esperar alguns anos para poder se mudar. E se a sua ideia é sair do aluguel imediatamente, comprar um imóvel na planta talvez não seja a melhor alternativa.

Problemas durante a obra

Dependendo da construtora, problemas podem aparecer no decorrer da obra. E em alguns casos, você será obrigado a desembolsar mais dinheiro. Para evitar isso, busque o máximo de informações sobre a construtora, como está a sua situação financeira, como é vista por outros clientes. É uma forma de você minimizar possíveis riscos.

O que saber antes de fechar o contrato

Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, é muito importante estar atento a algumas coisas antes de fechar o contrato. Por exemplo, tudo o que foi acordado entre você e a construtora deve constar no contrato. Não adianta um corretor te prometer milhares de benefícios, se isso não tiver registrado.

O ideal é que você procure guardar todos os anúncios publicados, tirar fotos da maquete e da planta baixa do imóvel. Além disso, faça uma pesquisa para consultar a idoneidade da construtora: se entrega no prazo, se tem reclamações junto ao Procon, se tem algum processo na justiça, etc.

Essa é mais uma garantia que você tem. E se for possível, contrate um advogado para lhe ajudar a compreender melhor o contrato. Se é benéfico ou não para você, dependerá de, como já foi dito, do que você pretende com aquele imóvel.

Identifique seu objetivo!

Assim, se é para investir ou mesmo morar, mas pode esperar até ficar pronto, é uma ótima opção, principalmente em relação ao preço mais baixo. Mas se a sua ideia é sair logo do aluguel, talvez fosse mais indicado buscar por um imóvel já pronto.

Agora, como qualquer negócio, fique atento ao contrato e busque ter em mãos todos os documentos para que você possa garantir seus direitos, em caso de descumprimento. Lembrando também da importância de você montar um bom planejamento financeiro, uma dica é pesquisar sobre financiamentos imobiliários, mesmo antes de se fechar o negócio.

Dessa forma, você já sabe o que fazer caso precise renegociar o saldo devedor. Se seguir todas as dicas passadas, com certeza fará um bom negócio.

Você pensa em comprar um imóvel na planta? Se já comprou, como foi a experiência?

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário