Controlar seu dinheiro é algo que requer organização. A boa notícia é que atualmente existem diversas formas de fazer esse controle. Por exemplo, com aplicativos de controle financeiro online ou planilha de gastos no Excel.
Foi-se o tempo em que apenas acompanhar o extrato bancário era a saída para ficar de olho na sua saúde financeira.
A planilha de gastos é uma solução para quem tem mais costume com computador do que com um smartphone.
Você pode encontrar essas planilhas em alguns modelos, por exemplo:
- Um modelo simples é fornecido pela BM&FBovespa. Não precisa ser um expert para preencher, pois a planilha é bem simples. Basta informar os valores, que as fórmulas do Excel fazem tudo por você.
- Outra opção é a Planilha de Orçamento Doméstico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o IDEC. Além de um controle minucioso de receitas e despesas, você também pode ter acesso a um gráfico completo que é gerado automaticamente pela planilha.
- Um outro modelo é o controle financeiro diário. Ou seja, o usuário registra todos os gastos do dia em uma planilha e avalia, de forma minuciosa, onde está o ralo por onde está esvaindo o dinheiro.
Mas se você quer aprender a fazer uma planilha de controle financeiro do zero, personalizada para o seu uso e seu estilo de vida, confira a seguir um passo a passo para fazer uma planilha de gastos básica!
Passo a passo para fazer uma planilha de gastos
1) Escolha a ferramenta que mais te agrada
Hoje em dia você não precisa estar na frente de um monitor para trabalhar no Excel.
Além do app do programa, existe também o Google Drive, que permite que você acesse os seus arquivos da nuvem de qualquer lugar do mundo.
E para isso nem precisa de internet, já que o Google Drive permite o modo offline.
2) Crie a planilha de gastos começando pelos meses
Para quem ainda não está habituado a fazer esse tipo de controle, uma boa ideia é começar pelo controle de gastos mensal.
Escreva todos os meses do ano nas colunas, pulando a primeira.
3) Liste as despesas
Na primeira coluna da planilha, liste todas as suas despesas mensais, uma abaixo da outra.
Não deixe de colocar o item poupança mensal, por mais que você ainda não consiga guardar nada por mês.
4) Mapeie os gastos
Para mapear como você tem administrado seu orçamento, você precisará do extrato bancário dos últimos meses e das notinhas do cartão de crédito.
Se você não tem tempo, disciplina ou paciência para guardar os recibos e preencher esses dados, talvez os aplicativos de controle financeiro sejam uma opção melhor do que a planilha de gastos para controlar suas finanças.
Some as despesas de cada categoria que você listou e preencha no campo do mês em que o gasto foi realizado.
5) Some as despesas e compare
Na última linha, insira a soma de todas as despesas de cada um dos meses anteriores. Assim, vai ficar mais fácil saber se você está gastando mais ou menos do que você ganha.
O Excel tem uma fórmula para facilitar esse cálculo, basta clicar no “FX” logo acima da tabela e selecionar a função “SOMA”.
Com suas despesas mensais mapeadas e somadas, fica mais fácil saber se você está gastando mais ou menos do que deveria!
6) Crie metas de gastos
Ao diagnosticar onde o seu dinheiro se perde com mais facilidade, crie metas, segmentando o seu orçamento e limitando o seu gasto onde for necessário.
Não esqueça de acompanhar o seu desenvolvimento e de, assim que der, começar a separar uma parte do orçamento para criar investimentos, como, por exemplo, em Tesouro Direto.
Bônus: 5 aplicativos de controle financeiro
GuiaBolso
O GuiaBolso é um app de controle financeiro que permite a você cadastrar suas despesas e receitas, além de categorizá-las.
Todo mês ele também lança um relatório para você ficar por dentro do que está acontecendo com o seu dinheiro.
O aplicativo para controlar gastos GuiaBolso está disponível para Android e iOS. E é gratuito.
Minhas Economias
O aplicativo de controle de gastos Minhas Economias permite que você faça um planejamento financeiro de modo que possa prever os futuros saldos de sua conta bancária para não entrar no cheque especial.
Além disso, você também pode cadastrar lembretes para não se esquecer de pagamentos e agendar uma transação mensal.
Também é possível receber notícias para sempre se manter informado sobre o mundo das finanças.
Está disponível para Android e iOS.
Organizze
O Organizze é um aplicativo de controle financeiro que possibilita que você acesse múltiplas contas online, com saldo consolidado de todas elas, além de mostrar um demonstrativo dos lançamentos de todo mês.
Por fim, você também pode separar suas categorias em subcategorias para ficar melhor a organização de seu orçamento.
Disponível para Android e iOS.
Monefy
O app para controle financeiro Monefy agrupa seus relatórios de acordo com a periodicidade que você escolher.
Nele você não precisa preencher tudo, apenas os valores das despesas. Também disponível para Android e iOS.
Gullak
Já o Gullak promete ajudar você a economizar até 30% de suas despesas mensais.
Diferente de outros aplicativos para controle de gastos, ele gerencia suas finanças pessoais através da análise de SMS que você recebe de bancos e cartões de crédito.
Você sempre receberá notificações quando algum pagamento estiver perto de vencer. E não só pagamentos de cartões de créditos, mas também de outras contas, como impostos.
O Gullak está disponível para Android e iOS.
Além de ter uma boa planilha de gastos e economizar é preciso aprender como investir seu dinheiro de maneira inteligente.
Se você quer manter sua saúde financeira, participe da aula INVESTIR É PARA TODOS! Inscreva-se gratuitamente e aprenda a cuidar do seu dinheiro com responsabilidade!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais