Cadastro Positivo: o que é e como funciona

Cadastro Positivo: o que é e como funciona

Como o próprio nome sugere se trata de uma relação com o nome dos bons pagadores, quando você faz o seu cadastro, automaticamente qualquer conta paga em dia estando no seu nome, somam pontos para o seu cadastro, elevando assim o seu score positivo.

O Cadastro Positivo funciona por adesão, o consumidor precisa desejar fazer parte do banco de dados, e depois ir até o site do Serasa e se cadastrar. Ao aderir ao Cadastro Positivo, o consumidor concorda em disponibilizar informações financeiras para empresas que realizam consultas de crédito.

O objetivo deste sistema é que, a partir dessas informações, os bancos, financeiras e lojas tenham mais facilidade para fazer a análise de risco de crédito.

Por meio do Cadastro Positivo, o consumidor conseguiria obter crédito na praça de forma mais rápida e de forma facilitada evitando burocracias. Em outras palavras, o histórico financeiro dos cadastrados fica acessível, o que pode ajudar na concessão de crédito.

Como funciona o cadastro positivo

Em síntese, funciona da seguinte forma:

  • Todos os pagamentos realizados por pessoa física ou jurídica são registrados no banco de dados do Serasa.
  • Se por algum motivo você deixar de pagar uma conta, continuará pertencendo ao cadastro positivo, porém essa informação vai para o seu histórico de pagamento.
  • Para o ingresso, você precisa da autorização, hoje em dia através do aplicativo do seu banco é comum encontrar a opção cadastro positivo, ou então no próprio site do Serasa, é fácil realizar esse cadastro.
  • As informações contidas neste cadastro precisam ser verdadeiras, a fim de uma melhor análise do perfil consumidor cadastrado.
  • O Cadastro Positivo não é autorizado a divulgar suas informações contidas no banco de dados, sem que você autorize esse ato.
  • O seu cadastro pode ser cancelado a qualquer momento.
  • Se algum banco compartilhar ou consultar suas informações, o cadastro terá o direto de saber qual foi a instituição que realizou essa ação.
  • As informações dos consumidores permanecem no cadastro por 15 anos.

Quais são as vantagens de estar incluído no Cadastro Positivo

Veja abaixo algumas das vantagens:

  1. Suas compras no crédito se tornarão mais fáceis, mesmo se você não tiver como comprovar sua renda, e ainda sem necessidade de ter conta em banco, pois os estabelecimentos acessam o seu perfil e te oferecem vantagens na hora da compra de acordo com a sua pontuação de bom pagador.
  2. Seu histórico como consumidor podem influenciar na hora de definir a quantidade das parcelas, assim também como decidir junto a taxa de juros.
  3. Da mesma maneira que o cadastro negativo conhecido como SPC ou Serasa credor influenciam na hora da compra, o seu Cadastro positivo no Serasa também influencia de forma positiva, de modo que sua avaliação será mais justa.
  4. Sem burocracia na hora de solicitar um empréstimo ou um financiamento.

Cadastro Positivo: o que é e como funciona

Considerações sobre o Cadastro Positivo

Quem faz a regulamentação do Cadastro Positivo é o governo, com uma lei específica com âmbito em todo o país. A administração fica por conta da iniciativa privada, a Serasa é a empresa mais conhecida e preparada em todos os termos para trabalhar com o cadastro positivo.

Os bancos também participam enviando informações sobre a quitação de contas e compras realizadas pelo cartão de crédito, e ainda fornecem dados como empréstimos e financiamentos. Além dos bancos, outras empresas que usam o histórico de pagamento são as financeiras, as prestadoras de serviços em geral e o comércio.

Suas informações são sigilosas e seus dados ficam protegidos, as informações do banco de dados apenas são utilizadas para análise de crédito. Todas as contas que possuem seu nome como titular contam para o cadastro positivo, como por exemplo: água, luz, TV, telefone etc.

Até quem tem o nome negativado pode se inscrever no Cadastro Positivo, pois para sua pontuação serão consideradas suas contas pagas.

Vale a pena participar do Cadastro Positivo?

Atualmente o banco de dados do cadastro positivo não tem uma relação que possibilite um bom andamento, o que se faz a dúvida se realmente vale ou não a pena. O número de empresas parceiras e de consumidores cadastrados teria que ser maior do que existe hoje, o que aumentaria muito os benefícios dos aderentes.

Quando se trata de confiabilidade, o Serasa é seguro e seus dados estão bem guardados, o consumidor pode se cadastrar sem medo. Para os autônomos os benefícios podem ser maiores, uma vez que a inscrição no cadastro pode substituir os comprovantes de renda.

Sim, o cadastro positivo é sempre uma boa opção desde que o consumidor conheça muito bem como o cadastro funciona.

Você já é inscrito no Cadastro Positivo? Conte sua experiência!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário