28 de outubro de 2021

Alta da inflação: 3 tipos de investimento para o dinheiro render

Alta da inflação: 3 tipos de investimento para o dinheiro render

O Brasil passa por uma crise hídrica, sanitária e financeira, registrando uma alta da inflação de mais de 10% nos últimos 12 meses. Com tantos problemas, pode parecer difícil imaginar um cenário em que seu dinheiro está rendendo acima da inflação.

Mas é por isso que frisamos sempre a importância do conhecimento: afinal, investir não é aplicar no primeiro título encontrado. Você quer multiplicar seu dinheiro e alcançar seus sonhos sem precisar se preocupar com a alta da inflação? Esse texto é para você!

Como proteger meus investimentos da alta da inflação?

Um dos primeiros passos para você conseguir crescer além da inflação todos os anos é ter uma compreensão do ganho real dos investimentos. Isso é, entender que o que você realmente ganha ao fazer um investimento é a rentabilidade sem o valor da inflação no mesmo período. Ou seja:

Lucro obtido por um investimento – inflação no período = ganho real do investimento

É por isso que ao analisar o seu portfólio atual, é importante entender quais investimentos estão trazendo uma rentabilidade real e quais estão apenas “acompanhando” a inflação, mantendo o seu poder de compra.

Um exemplo conhecido é a poupança. Por render bem menos que a inflação, ela não consegue sequer manter o seu poder de compra. Já um produto de renda fixa com rentabilidade de 8%, em um ano onde o IPCA foi de 3%, resulta em um ganho real de, aproximadamente, 5%.

Portanto, a chave é sempre buscar opções que rendam acima da inflação.

“Então se eu achar uma opção de investimento com um rendimento 5 vezes maior que a inflação atual, devo investir sem pestanejar, certo?”

Não necessariamente. Além de olhar para a inflação, você também deve considerar:

Objetivos financeiros;
Perfil de risco;
Tipo de investimento;
Prazo do investimento.
Qual a melhor maneira de fazer meu dinheiro render com a alta da inflação?

A resposta é simples: títulos de renda fixa! Com a alta da inflação, o Banco Central olha para a Selic como opção para tentar frear a inflação. Com o reajuste da taxa de juros, as aplicações de renda fixa, que usam esse índice como indexador, se tornam mais atrativas.

Dentre as opções de renda fixa que podem fazer parte da sua carteira de investimentos estão:

Tesouro Direto IPCA

Vamos começar com uma das principais aplicações para quem busca ter ganho real acima da inflação. O Tesouro Direto IPCA é comumente encontrado com uma porcentagem adicional, garantindo um rendimento acima da inflação.

Em outubro de 2021, um título com vencimento em agosto de 2026 oferece uma rentabilidade IPCA + 4,71%.

E quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido nessa opção mais conservadora de investimento, maior será o seu lucro.

Leia também: O que é IPCA acumulado, porque se preocupar com esse índice + qual a inflação hoje

CDBs

Outra opção conservadora para não se dar mal com a alta da inflação são os CDBs indexados à inflação. Os Certificados de Depósito Bancário podem ter maiores rentabilidades do que os títulos do tesouro, mas os prazos podem ser maiores e a liquidez, menor, em alguns casos.

alta da inflação

Fonte: Imagem de Markus Winkler por Pixabay

Fundos de renda fixa

Outra possibilidade são os Fundos de Renda Fixa. Eles são parecidos com qualquer outro fundo, onde um gestor receberá uma quantia de dinheiro de um número de pessoas e analisará os melhores investimentos. Nessa categoria de fundo, ele olhará, por exemplo, para títulos de IPCA com um ótimo rendimento no mercado. Ou seja, você terá uma pessoa com expertise na área lhe ajudando a cuidar de parte do seu dinheiro. Nessa modalidade, tome o cuidado de escolher fundos com baixas taxas de administração.

Entendeu como fazer o dinheiro render mesmo com a alta da inflação?

A alta da inflação incomoda e traz dor de cabeça para a nossa rotina. Mas ela não precisa ser vista como um empecilho que impedirá seu dinheiro de crescer. Com conhecimento e um olhar cuidadoso, é possível seguir aumentando seu patrimônio para conquistar seus sonhos.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e obrigatória para quem quer construir riqueza e aprender a investir. Nela, Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que o que você já aprendeu com as pessoas que te assessoram nas instituições financeiras

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Sua vida condiz com sua realidade financeira?
+
Sua vida condiz com sua realidade financeira? Seu estilo de vida nada mais é, do que escolhas que você faz. Sua vida está condizendo com a sua realidade financeira? Viver consciente de acordo com o nosso ...
14 de maio de 2019
Conheça 10 hábitos que empobrecem
+
Conheça 10 hábitos que empobrecem A maioria das pessoas têm hábitos tão enraizados em suas vidas que nem chegam a perceber que os mesmos são hábitos que empobrecem. Como já fazem parte do ...
27 de maio de 2019
Pagar as dívidas ou investir: como decidir?
+
Pagar as dívidas ou investir: como decidir? Quando entra um dinheiro extra na conta, as pessoas precisam decidir entre pagar dívidas ou investir. Investir ao invés de saldar a dívida mais rapidamente é ...
11 de abril de 2019