Quando nossos pais e avós iam aos mercados, era comum voltarem com vários folhetos com promoções e descontos exclusivos da semana. Na época, essa era uma das únicas maneiras de economizar e praticar o consumismo inteligente.
Já nos dias atuais, é possível encontrar uma série de soluções que levam mais eficiência para o nosso orçamento. Continue a leitura e entenda como praticar o consumismo inteligente na sua rotina.
[lwptoc]
O que é consumismo inteligente?
Como o próprio nome indica, o consumismo inteligente se baseia em uma aquisição com mais atenção e cuidado para garantir o melhor negócio. No consumo inteligente, também é comum o uso de ferramentas que ajudam a trazer mais vantagens à compra.
Dentre as ferramentas que podem ser usadas no consumismo inteligente estão:
- Cashback: termo em inglês que significa “dinheiro de volta”, o cashback é um programa de recompensas onde uma porcentagem do valor gasto em uma compra é devolvido ao titular.
- Milhas aéreas e programas de pontos: os gastos realizados em um cartão específico ou em um estabelecimento credenciado no programa se transformam em pontos, que podem ser resgatados como descontos em produtos, passagens aéreas e contratação de serviços.
- Cupons de desconto: códigos que oferecem reduções de preço nas compras
- Sites de comparar preços: apesar desse tipo de site não oferecer nenhum desconto, é possível encontrar valores praticados por diferentes lojas a fim de fazer compras com o melhor custo-benefício.
As cinco perguntas do consumismo inteligente
Além de utilizar todas as ferramentas que citamos acima para trazer mais economia para as suas compras, outro cuidado que ajuda a praticar um consumismo mais inteligente são as cinco perguntas que você deve fazer antes de qualquer compra (especialmente as que não foram planejadas).
1ª pergunta – Eu quero?
Você vai ao shopping para comprar um presente para uma festa quando se depara na vitrine com uma blusa verde neon maravilhosa. Seus olhos brilham e você pensa na mesma hora “eu quero”. Mas será que quer mesmo?
Antes de sequer entrar na loja, pare e faça uma lista mental de três coisas que você poderia comprar com esse dinheiro. Nada pareceu tão bom quanto a blusa? Então você realmente a quer.
2ª pergunta – Eu preciso?
A blusa é maravilhosa, mas será que você precisa de uma quarta peça de roupa verde neon? Será que você realmente usa as outras peças no seu armário ou consegue combinar essa peça com o resto do seu guarda-roupa?
Se a resposta for sim para todas essas perguntas, então você talvez precise dessa compra.
3ª pergunta – Eu posso?
Essa é a pergunta mais difícil, porque, na maioria das vezes, a resposta é não. Mas quando pensamos no cartão de crédito guardado na carteira, ela pode se tornar um sim com muita facilidade.
Nesse momento, seja honesto com si mesmo e só compre o que seu orçamento permite comprar.
4ª pergunta – Eu mereço?
Nós sempre merecemos algo especial para celebrar nossas conquistas e batalhas diárias. Mas se nos presentearmos diariamente, deixará de ser um consumismo inteligente, não é mesmo?
Por isso, tente unir esse presente com algum objetivo. Por exemplo: para comprar a blusa, você primeiro precisará juntar R$ 300 no seu fundo de emergência. Se você não juntar o dinheiro, não vai “desperdiçá-lo” com uma blusa.
5ª pergunta – Eu devo?
Você sonhou com a blusa durante um mês inteiro enquanto juntava os R$ 300 para o fundo de emergência. Após investir o valor, você corre para a loja e se depara com a blusa, que não era mais tão bonita quanto você se lembrava.
Será que você ainda deve gastar esse dinheiro ou ele seria melhor aplicado em outras metas? Só você vai saber a resposta!
Entendeu como praticar o consumismo inteligente nas compras?
Apesar de aparecerem gastos que atrapalham nosso planejamento, é sempre possível levar o consumismo inteligente para nossa rotina. Assim, garantimos mais tranquilidade e segurança para nós e toda a nossa família.
Se você quer levar uma vida mais saudável e livre de preocupações financeiras, assista à aula exclusiva que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar riqueza!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais