Embora a ansiedade financeira não seja exatamente um conceito novo, nossa geração definitivamente sente o aperto mais do que nunca, pois essa ansiedade te impede de enriquecer.
Você já passou por uma onda de gastos não planejados apenas para experimentar uma pontada aguda de remorso e ansiedade do comprador cinco segundos depois?
Ou talvez você tenha seus hábitos de gastos relativamente em cartão de crédito, mas está lidando com dívidas debilitantes decorrentes de empréstimos, um aluguel ou outras coisas do mundo real que a vida decide lhe dar no momento em que você se torna adulto.
Gerenciar suas finanças é difícil. Pode ser intimidante, pode ser confuso e pode levar a uma ansiedade emocionalmente incapacitante. Especialmente, se você está em dívida.
O lado positivo é que existem maneiras saudáveis e úteis de lidar com as preocupações com o dinheiro e com a ansiedade exaustiva que geralmente aparece como um efeito colateral te impedindo de enriquecer.
Ansiedade te impede de enriquecer: como sair
Avaliar como você está se sentindo mentalmente
A fim de identificar os problemas subjacentes que estão causando ou agravando a ansiedade financeira, é importante dar um passo para trás e avaliar sua situação em uma mentalidade realista.
Sua ansiedade relacionada a finanças poderia estar correlacionada à ansiedade ou depressão subjacente? Um custo imprevisto ou evento de vida?
Dar um passo atrás para pensar sobre o que realmente está gerando preocupações relacionadas ao dinheiro é primordial. O estado da nossa saúde mental pode ser uma grande parte da ansiedade financeira, e pode realmente levar a exacerbá-lo.
Em primeiro lugar, você precisa dar um passo para trás e examinar os problemas que você está tendo com dinheiro e identificar suas áreas problemáticas.
Em seguida, você pode determinar quais hábitos estão causando problemas. O dinheiro está tão ligado à emoção, e é importante dar uma olhada no que impulsiona sua ansiedade.
Descobrir qual é a sua conexão emocional com o dinheiro e entender como afeta seus valores e ações, você pode então começar a resolver o problema.
Priorize seu orçamento e fique com ele
Uma vez que você entenda como sua ansiedade financeira afeta você e sua abordagem para o bem-estar financeiro, você terá uma noção melhor do que está gerando problemas financeiros e onde poderá reduzir os gastos.
Parte dessa estratégia é ter um orçamento bastante rigoroso, que pode ser difícil de se adaptar, mas oferece mais segurança e tranquilidade do que não planejar nada.
Em vez de se esforçar para fazer face às despesas, você pode criar uma rede de segurança e diminuir sua ansiedade a longo prazo com um orçamento sólido e realista.
Um orçamento deve criar uma rede de segurança para você, e se você começar a deixá-lo cair no esquecimento, é mais provável que você se coloque em risco futuro de ansiedade financeira, mesmo que você esteja em um local saudável onde o dinheiro está em causa.
Pense seriamente sobre como salvar
Quando despesas inesperadas surgem em seu caminho, e a ansiedade pode estar em alta, ter e manter uma conta poupança oferece segurança extra e nunca deixa você se sentindo despreparado.
Saber que você precisa começar a economizar (mesmo que seja apenas um pouquinho) para aproveitar as oportunidades que você recebe não é o suficiente para começar.
Evite a ansiedade financeira planejando sua aposentadoria
Isso pode não ser muito surpreendente, mas planejar habilmente a aposentadoria começa com o desenvolvimento de bons hábitos financeiros.
E uma vez que os hábitos financeiros saudáveis estejam lá, é hora de começar a pensar nos detalhes e no que você quer que seu futuro se pareça.
Embora seja difícil encontrar um número preciso de quanto você vai precisar para se aposentar é difícil, você pode começar a refinar suas estimativas.
Considere quais são os seus objetivos futuros. Como é a sua aposentadoria ideal? Que nível de estilo de vida o deixaria feliz?
Quando você quer parar de depender do trabalho para sua renda e mudar para viver de seus investimentos? Suas respostas a essas perguntas podem mudar, então revisite-as regularmente.
Você não está sozinho
Para ser honesto, é totalmente ruim falar sobre questões de dinheiro (especialmente quando você está com problemas) é considerado um tabu.
Porque no grande esquema das coisas, é quando é mais importante falar sobre suas finanças. E como as estatísticas citadas acima indicam, você não está sozinho.
Falar é a melhor forma de liberação quando se trata de ansiedade financeira. Todo mundo tem que lidar com dinheiro e suas finanças diariamente, mas é algo que raramente é discutido.
O simples ato de falar sobre o que está estressando você pode ser catártico e também permitir que você se conecte com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Além disso, você nunca sabe que tipo de conselho útil alguém pode ter, especialmente se eles estão ou já estiveram em seu lugar.
A ansiedade te impede de enriquecer? Após as dicas, o que pretende fazer para mudar sua vida financeira?
CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!
Equipe Eduardo Moreira
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais