8 serviços oferecidos pelas fintechs

8 serviços oferecidos pelas fintechs

Muito se fala em fintechs hoje em dia, mas você sabe o que são e quais os serviços que elas oferecem? Mas já podemos te adiantar que se trata de startups que, através de inovações tecnológicas, disponibilizam vários serviços financeiros.

Como é algo ainda muito recente, muitas pessoas ficam em dúvida até para saber se são ou não confiáveis. Por isso, veja com mais detalhes que serviços são eles, se vale a pena ou não e muito mais.

O que são fintechs

As fintechs são startups, isto é, empresas que fazem uso de tecnologias avançadas, e que focam no desenvolvimento de serviços financeiros.

Para você entender melhor, o termo “fintech” vem da combinação de financial (finanças) e technology (tecnologia), ou seja, o emprego da tecnologia nos serviços financeiros.

É bem provável que você já tenha utilizado alguns desses serviços, mas não se deu conta que tinha uma fintech por trás.

Por exemplo, sabe aquela conta digital que você acessa tudo pelo aplicativo do celular? É um desses exemplos.

De uns tempos para cá, aumentou muito a procura por esses serviços, principalmente pela falta de tempo e até mesmo pelo conforto de você contratar todos os serviços online.

Agora confira os principais oferecidos por essas empresas inovadoras.

Conheça os serviços oferecidos pelas fintechs

Só para você saber, antigamente, as fintechs eram voltadas exclusivamente para a parte de contas bancárias e cartões de crédito.

Mas como havia uma demanda muito grande, foram autorizadas também a operar na oferta de crédito. Confira alguns serviços oferecidos:

1. Cartão de crédito sem tarifas

Tudo começou com o Nubank, que passou a oferecer cartão de crédito sem tarifas e hoje, já disponibiliza conta bancária digital.

O cliente só precisa ter um smartphone e baixar o aplicativo. O sistema funciona através de convite, onde a empresa analisa o histórico financeiro da pessoa para liberar ou não o cartão.

Mas hoje, a maioria das fintechs disponibilizam cartão de crédito sem anuidade e as taxas cobradas são bem menores se comparadas àquelas praticadas no mercado.

2. Conta bancária digital

A conta bancária digital é um dos serviços oferecidos pelas fintechs, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Basta você estar conectado à internet que é possível realizar qualquer transação financeira.

O grande diferencial é que dependendo da fintech, o cliente tem serviços ilimitados, como transferências, saques e consulta a extratos.

3. Oferta de crédito

Esse é outro grande diferencial, pois você pode solicitar um empréstimo totalmente online.

É importante verificar se já existe um limite pré-aprovado e estando tudo certo, o dinheiro é depositado na sua conta de forma automática.

4. Investimentos

É possível fazer investimentos diretamente do app do celular ou pelo computador. O usuário tem acesso às opções e em poucos minutos, pode investir o seu dinheiro.

Só lembrando que nem todas as fintechs disponibilizam esse serviço. Vale a pena dar uma pesquisada e escolha um investimento adequado ao seu perfil.

5. Contratação de seguros

No ambiente virtual, você pode contratar qualquer tipo de seguro, seja seguro de vida, residencial ou para seu carro. Tudo de uma maneira bem prática e rápida, sem a necessidade de intermediários.

6. Gerenciamento dos pagamentos da empresa

Se você é dono de uma empresa, sabe como é complicado o setor de cobrança, mas as fintechs oferecem um serviço que permite a emissão de boletos. Assim, o valor entra diretamente na sua conta.

Também oferecem a máquina de cartão, o que é mais uma forma de pagamento para seu cliente.

Serviços oferecidos pelas fintechs

7. Controle financeiro

Nada melhor do que você conseguir controlar todas as suas finanças em tempo real, não é mesmo?

E esse serviço é oferecido para pessoas físicas como empresas. No caso das empresas, é possível gerenciar todo o fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, controle de estoque e muito mais.

Mas você pode aproveitar e montar uma planilha de gastos e assim, sabe exatamente quais são suas despesas e, principalmente, para onde está indo seu dinheiro.

8. Oferta de benefícios ao trabalhador

Grande parte dos trabalhadores brasileiros recebem vale-transporte e ticket alimentação.

E algumas fintechs tornaram isso bem mais fácil, pois dispensa o uso dos cartões e o valor é depositado diretamente na conta do empregado.

Esses são os principais serviços oferecidos e pelo que temos visto, a maioria dos usuários está muito satisfeita, não só pela praticidade e conforto, mas especialmente, pela economia que podem fazer.

Fintechs valem a pena

Sim, vale muito a pena. Imagina você contratar um serviço com um simples clique no seu celular?

E sem falar que praticamente não existe burocracia e você não precisa enfrentar longas filas nos bancos. Assim, você ganha tempo e dinheiro.

Como elas funcionam no ambiente digital, os custos são bem menores e podem repassar isso para seus clientes.

A grande vantagem é a otimização de todos os processos financeiros, pois conseguem aplicar tecnologias que melhoram esses serviços.

Além disso, os aplicativos são muito fáceis de serem usados, até mesmo pelos usuários que não entendem muito dessas inovações tecnológicas.

Conclusão

As fintechs hoje já são uma realidade, principalmente pelo avanço da internet como pelo aumento considerável do uso dos smartphones.

As pessoas vivem na correria e com esse acesso fácil, podem realizar todas as suas transações em um aplicativo, economizam tempo e dinheiro.

Se você comparar com um banco tradicional, essas startups oferecem os mesmos serviços, só que o cliente faz tudo no conforto da sua casa, sem ter que enfrentar filas e sem a menor burocracia.

Você conhece de perto o trabalho das fintechs? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário