Como se organizar para um intercâmbio em um ano

Como se organizar para um intercâmbio em um ano

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, saiba que o planejamento é fundamental, afinal, são muitos detalhes a serem resolvidos. Na verdade, o tempo para você se planejar depende do tipo de intercâmbio que você vai fazer, o país, qual curso pretende frequentar, etc.

É bem possível que você já tenha feito algumas pesquisas e sabe que muitos países exigem visto e quanto antes você providenciar, melhor. Tire todas as suas dúvidas, todo o passo a passo, de forma que você possa aproveitar ao máximo esse momento.

Como se organizar para um intercâmbio em um ano

Talvez a sua dúvida seja: qual o tempo que preciso para organizar um intercâmbio? Então, tudo vai depender do seu objetivo com essa viagem, se é um curso mais rápido ou quer se aprofundar mais.

Mas independentemente, fazer um planejamento com antecedência é básico. Assim, você tem todo o tempo necessário para providenciar os documentos, e melhor de tudo, já ir começando a economizar.

Você sabe que os intercâmbios não são baratos. E além disso, vai ter gastos com passagem aérea, alimentação, hospedagem, seguro saúde, etc. Por isso, você precisa começar a se organizar.

A partir de quando devo começar a me planejar?

O ideal mesmo é se planejar com pelos menos um ano de antecedência. Por que? Porque você já pode começar a economizar, podendo ir pagando as parcelas. E quanto antes, melhor.

Uma outra dica é você ir comprando a moeda estrangeira e aproveite quando o preço baixar. O máximo que você conseguir ir poupando para o intercâmbio, evita que em cima da hora tenha que dispor de uma quantia maior de dinheiro.

Apesar dos jovens são os que procuram mais por essa experiência, tem aumento muito o número de formados em busca de uma especialização.

Caso você não trabalhe e depende dos seus pais financeiramente, é essencial analisar se esse gasto cabe no orçamento. Sabemos de famílias que vendem carro, pegam empréstimo, apenas para realizar o sonho de seus filhos.

Como se organizar para um intercâmbio em um ano

Aprenda como se organizar

Separamos aqui os pontos mais importantes para te ajudar a organizar o intercâmbio:

1. Qual é o seu objetivo com o intercâmbio?

Como você já sabe existem vários tipos de intercâmbios, desde um curso de inglês básico até mesmo uma pós-graduação. É importante que você defina o que pretende, se é um curso de curta duração ou algo mais prolongado.

2. Faça uma pesquisa

Com base no seu objetivo, é o momento de escolher em qual país. E depois, quais são as opções disponíveis. Apesar de a maioria das pessoas optarem pelos Estados Unidos, saiba que existem outros países onde você pode se aperfeiçoar no idioma e por um preço bem mais em conta.

E na hora de escolher qual é a instituição, veja o que é necessário, além do valor. Se você tiver alguma dúvida, o ideal é buscar agências especializadas porque elas já têm todos os programas, o que vai ser ensinado, condições de pagamento, etc.

3. Providencie os documentos

Você já tem passaporte? Está na validade? Senão, providencie o mais rápido possível, pois é o principal documento para o intercâmbio.

Basta acessar o site da Polícia Federal, preencher o formulário, pagar a taxa de emissão e fazer seu agendamento. No próprio site, você tem acesso aos documentos que vai precisar. Vale lembrar também que alguns países exigem o visto de estudante, como os Estados Unidos, por exemplo.

4. Compre a passagem aérea

Definindo o país de destino, procure comprar a passagem, pelo menos, com 6 meses de antecedência. Você vai fazer uma boa economia. Se for o caso de você poder escolher a época do seu intercâmbio, saiba que as passagens aéreas na época de alta temporada são bem mais caras. Mas se você já comprar, não corre o risco de pagar mais.

5. Defina a locação

Em relação à hospedagem, existem várias opções, mas depende do orçamento de cada pessoa. Veja algumas opções:

  • Casa de família;
  • Acomodação no campus da universidade;
  • Alugar um apartamento.

Na verdade, a acomodação em casa de família é bem mais barata e funciona muito bem para os jovens. Uma outra opção é ficar no alojamento da própria universidade ou dividir o aluguel de um apartamento. Coloque tudo no papel, identificando quais os prós e contras de cada alternativa.

Dicas para economizar durante o intercâmbio

Está tudo certo, você já está com a passagem comprada, pagou o seu curso, e agora vamos te dar algumas dicas para você economizar durante o seu intercâmbio:

  • Compre um passe mensal de transporte, incluindo metrô e ónibus;
  • Solicite uma carteira de estudante internacional. Assim, você obtém vários descontos;
  • Leve lanches de casa;
  • Pesquise por restaurantes e lanchonetes mais em conta para fazer suas refeições;
  • Defina um teto para gastar por dia.

Vai levar um tempo até você se adaptar e conhecer como tudo funciona. Procure conversar com outros estudantes, de preferência os que já estão há mais tempo.

Você viu que o planejamento é tudo no momento de fazer um intercâmbio. São muitos detalhes e quanto antes conseguir providenciar, mais economia fará.

Se tiver alguma dúvida, o ideal é procurar por uma agência especializada, pois dispõe de todas as opções e, com certeza, você vai encontrar uma que cabe no seu bolso.

Não se esqueça de se informar quais os documentos necessários, pois caso contrário, você não consegue entrar no país. Agora é com você! Monte o seu planejamento e já comece a poupar todos os meses para alcançar o seu objetivo. E faça isso o quanto antes.

Você já pensou ou ainda pensa em fazer intercâmbio? Comente!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário