O plano estratégico é uma habilidade de gerenciamento que ajuda pessoas a pensarem em longo prazo dentro ou fora de organização.
Alguns elementos-chave e marcos do planejamento estratégico são: missão, visão, metas, planos de ação e acompanhamento.
O que é um plano estratégico
O ser humano tem uma capacidade incrível de se concentrar no que é urgente e esquecer solenemente o que é importante.
Pense na sua rotina. Quantas vezes você se senta para planejar? Se sua resposta for “muitas vezes”, deve ser parabenizado.
Um ser humano normal “empurra com a barriga”. Ele é imediatista. Ele resolve um problema do cliente, ajuda a um amigo e faz tudo o que precisa ser feito “na hora”. Mas ele não sabe o que ele quer em dois anos, por exemplo.
No início do negócio, os líderes se preocupam com vendas, entrega e sobrevivência. Com o tempo, percebemos que o que está sendo feito é “vender o almoço para comprar o jantar”.
Sem deixar de pensar em atividades importantes e não urgentes, os resultados em longo prazo nunca melhorarão.
E aqui não estamos falando de cobrar milhões e criar um império. O planejamento também é importante para aqueles que buscam apenas tranquilidade.
Neste artigo, explicarei o formato que mais gosto em um planejamento estratégico:
- Posicionamento e propósito – definir a cultura organizacional da empresa;
- Metas, objetivos e indicadores – quantificação do crescimento;
- Apresentação e partilha – é hora de motivar;
- Execução e monitoramento – coloque as mãos na massa.
Como montar um plano estratégico
Identidade Organizacional
Este passo é muito importante para o nascimento de um plano estratégico.
- Missão: propósito, essência do negócio;
- Visão: o sonho da empresa;
- Valores: práticas já em ação ou desejadas para realizar a essência e realizar o sonho.
– A missão
É uma organização de propósito. Não deve ser apenas produto, mas combustível, algo que o diferencia de todos os concorrentes. Por que a empresa existe?
Exemplos de missão:
– A visão
Ele está sonhando com a organização. Difere de um objetivo por causa de sua natureza ambiciosa e de longo prazo. Uma padaria poderia ter uma meta, por exemplo, aumentar 10% das vendas no ano que vem, mas essa nunca foi sua visão.
A visão seria mais ambiciosa para se tornar a maior cadeia de padarias do estado em 10 anos, abrindo novas filiais. Veja:
– Valores
Acreditamos em valores como atitudes a serem demonstradas pela equipe que pode ter a visão de uma empresa.
No exemplo da padaria que quer tornar as reuniões familiares inesquecíveis, não faria sentido contratar pessoas individualistas ou despreocupadas com sua própria família.
Para atingir o objetivo de se tornar a maior rede estadual e abrir franquias, seria importante ter como valores a ambição e a disciplina para programar e monitorar os processos.
O mais importante no caso dos valores é a definição do seu significado dentro da empresa. Por exemplo, proatividade. A palavra é linda, mas o que você quer ver nas pessoas?
Proatividade:
- Que resolva o problema de um cliente antes de consultar o gerenciamento;
- Que se antecipe em contatar os fornecedores antes do esgotamento;
- Que mantenha o ambiente de trabalho limpo sem esperar que alguém o faça.
Planejamento participativo
Qualquer que seja o objetivo do seu negócio, recomendamos sempre o planejamento participativo – ou seja, realizar todo o processo de planejamento em colaboração com toda a organização.
Se sua empresa for muito grande, esse processo pode ser feito primeiro no nível da tabela e, em seguida, em cascata para cada domínio.
Neste caso, os membros mais importantes realizam a parte estratégica do plano: identidade organizacional e objetivos gerais.
Então, os líderes e departamentos de negócios se sentam com suas equipes para o planejamento tático. Em outras palavras, define as contribuições de cada um para os objetivos gerais.
Em outras palavras, é uma maneira de dividir não apenas as tarefas, mas também o processo de escolha do caminho que a empresa seguirá.
Quem sente que possui algo, cuida melhor, faz mais amor e dedica mais. Um colaborador lutará mais para atingir uma meta imposta ou ajudada a definir?
Um ponto forte é considerado uma vantagem competitiva quando é raro (nem todo mundo), valioso (gera uma percepção de desejo no cliente), inédito (ou não copiável) e não substituível.
Objetivos Smart
O SMART é uma ferramenta usada para definir metas e objetivos em um projeto. Usado não apenas por empresas, mas também por pessoas que desejam alcançar seus objetivos, o SMART é um acrônimo, como mostrado abaixo:
Vamos aprofundar o conceito SMART:
- Específico: sempre seja preciso sobre o que você quer alcançar;
- Mensurável: é a capacidade de medir um objetivo. Ser mensurável torna-se essencialmente o fato de você sempre obter indicadores para medir os resultados;
- Alcançável: ter um objetivo maior do que a capacidade de uma empresa torna-se irrelevante para alcançar esses objetivos, pois não há sentido em sonhar alto e não ter os recursos para atingir uma determinada meta;
- Relevante: qual a importância de tal ação? O que adicionará essa ação à empresa? Nesta fase, os objetivos devem estar alinhados com a realidade atual da empresa no mercado.
- Baseado no tempo: é hora de iniciar algumas ações e economizar tempo para alcançar um determinado objetivo. Estipular tempos de espera para esses fatores é fundamental para o sucesso de um projeto.
Revisão do plano estratégico
Revisões são tão importantes quanto à execução. Sabemos que tudo planejado é planejado e é concluído no prazo, dentro do orçamento ou da maneira desejada.
Pior que isso, às vezes toda a sua realidade pode mudar de um momento para outro e, nesse momento, é importante estar atento e examinar suas ações para tomar novas ações rapidamente.
Portanto, consideramos que revisões periódicas são um elemento-chave no alinhamento de diferenças que podem ocorrer no momento da viagem.
Depois de um planejamento rigoroso, apresentados aqui é hora de coloca-lo em prática e rever seu plano de ação em relação a sua vida e seus negócios.
Qual etapa do plano estratégico sua empresa já definiu? Conte como foi a experiência!
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Equipe Eduardo Moreira
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
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