Qual o limite ideal para seu cartão de crédito?

Qual o limite ideal para seu cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito é sempre o vilão para muitas pessoas e para muitos que precisam organizar sua vida financeira, e pode ser até decisivo para que você tenha uma melhora na saúde financeira de modo geral.

No entanto, o cartão de crédito é um item quase que obrigatório, e isso levanta vários questionamentos, já que o uso dele compromete muitas vezes as suas condições financeiras no mês.

Por isso, vamos trazer informações de qual o limite para o seu cartão para que você não coloque em risco o seu orçamento e ele se torne então um peso desnecessário e cause prejuízos a longo prazo.

Como calcular limite ideal para o cartão de crédito

O cálculo para o limite do cartão de crédito geralmente acompanha a sua renda, sendo o ideal que não passe de 50% do total, o que dificilmente acontece, e por isso é que ele traz tantas confusões.

Com 50% da renda como limite do cartão de crédito é possível ter um controle maior dos gastos, e caso você chegue ao limite, certamente ainda terá dinheiro para arcar com custos do dia a dia.

Porém, ainda é preciso ter algumas atenções que você precisa levar em conta para que os custos, mesmo baixos não te atrapalhem financeiramente e você tenha muitas dificuldades para fechar o mês.

Como cuidar do seu cartão de crédito

Mesmo com um custo de até 50% do orçamento é ideal que você possa reduzir ainda mais o uso no mês, chegando a 30%, e tendo uma margem que pode ser utilizada eventualmente em cada situação.

É preciso saber quais são as práticas que nesse sentido podem ser úteis e que te ajudem de fato a planejar melhor cada gasto e cada alternativa utilizada a fim de arcar com os custos que são empregados em cada uso.

Crie uma lista de gastos

 Quando você tem uma lista com os gastos do cartão de crédito você pode, além de cuidar melhor do uso do mesmo como também, planejar o gasto com o dinheiro o que você possui disponível.

Uma planilha é o mais indicado e você pode também ter os gastos diários controlados, já que são fundamentais para que você consiga ter uma gestão melhor do seu dinheiro mês a mês e o cartão não atrapalhe tal planejamento.

Pense um fundo de emergência ou até investimentos que podem ser feitos e que pode render bons retornos financeiros e aliviar a conta no fim do mês.

Qual o limite ideal para seu cartão de crédito?

Cuidado com sua renda

Falando em dinheiro no fim do mês, considerando que sobra 50% da renda que não está direcionado para o cartão de crédito, é preciso que você utilize da melhor maneira, para que não acabe tendo que recorrer ao cartão.

Controlando o que você ganha com o que você gasta, as sobras não precisam ser “comemoradas” em um novo gasto, mas deve ser direcionado para urgências e principalmente para contas que aparecem inesperadamente.

O cartão deve ser de uso exclusivo para o que você se propõe, e não para cobrir falta de dinheiro, já que isso pode gerar outros custos e assim você pode cair em um tipo de bola de neve que nunca estabiliza, e o risco do aumento do limite é iminente.

Cuidado com o pagamento do cartão de crédito

O pagamento do cartão de crédito é a parte mais importante e também a que garante a estabilidade, já que a falta do mesmo pode gerar multas e juros, o que aumenta significativamente o custo com as parcelas e com a fatura.

Assim você consegue também até planejar gastos futuros, como coisas que você gostaria de comprar ou até mesmo outros custos que podem fazer parte desse planejamento como equipamentos para trabalho ou outras coisas do gênero.

Procurar tais formas de conseguir controlar o limite do seu cartão de crédito te ajuda a ter uma importante ferramenta financeira sem acabar com seu planejamento financeiro, sempre com o uso correto e consciente.

Conte para nós qual é o limite ideal para seu cartão de crédito? 

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário