15 de janeiro de 2019

Bolsa de Valores pela primeira vez

Bolsa de Valores pela primeira vez

Muitas pessoas têm a vontade de investir na Bolsa de Valores, mas não fazem a mínima ideia por onde começar e se realmente vale ou não a pena.

Antes de mais nada, saiba que se você possui um perfil mais conservador e não gosta e nem suporta correr riscos, talvez deva procurar outro tipo de investimento, porque as ações com certeza não são para você.

Mas hoje, vamos te explicar tudo sobre a Bolsa, o que é, como funciona e, principalmente o que você deve fazer para investir pela primeira vez.

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores funciona tipo um balcão de negócios, onde se negocia principalmente ações de empresas de capital aberto.

Essas empresas precisam estar autorizadas pela Bovespa e seguir todas as regras da CVM, antes de lançar suas ações no mercado.

E quando você compra ações, você se torna sócio dessa empresa e vai receber seus lucros. Lembrando que o que o investidor recebe vai depender da quantidade de ações que adquirir.

Como investir na Bolsa pela primeira vez?

Para investir na Bolsa, a primeira coisa que precisa fazer é abrir uma conta numa corretora de valores. Depois de aberta a conta, você vai transferir dinheiro da sua conta bancária para essa conta.

A corretora funciona como um agente intermediário para a compra das ações. Todas devem ser devidamente autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM,  e para quem está começando a investir na Bolsa, é a melhor opção.

Nos sites das corretoras, você pode fazer uma simulação e saber qual é o seu perfil de investidor, além de contar com uma equipe especializada para te dar todas as orientações.

E depois, quando tiver mais experiência, pode fazer todas as transações sozinho pela internet.

O ideal é começar pelas corretoras principalmente porque esse tipo de investimento requer conhecimentos específicos do mercado financeiro.

Como começar?

Vamos supor que você já se cadastrou em uma corretora e já transferiu o dinheiro. Você terá acesso a uma plataforma chamada de Home Broker, onde através dela vai acessar os gráficos, visualizar as ações, etc.

E toda vez que quiser comprar uma ação, deve enviar uma ordem de compra com um valor definido.

Isso funciona da mesma forma quando você quiser vender as suas ações, onde a corretora vai sempre intermediar todas as transações.

No caso dos iniciantes, o ideal é começar aos poucos. Não coloque todo o dinheiro que você tem. E a partir do momento que for entendendo como funciona o mercado, aí sim pode fazer maiores investimentos.

Tenha em mente que é possível sim ganhar dinheiro com a Bolsa, mas ao mesmo tempo quanto mais você estudar e buscar o máximo possível de informações, menor vai ser o risco de perder dinheiro.

Qual o perfil do investidor para investir na Bolsa?

O perfil de quem quer começar a investir na Bolsa é que deve ser aquele tipo de investidor que suporta os riscos e também que não tem pressa para receber os rendimentos, porque é um mercado que funciona a longo prazo.

Por que precisa ser capaz de suportar os riscos? Porque, dependendo de como estiver o mercado e da ação escolhida, pode acontecer uma super desvalorização da noite para o dia.

Nesse caso, vai ser preciso ter muita calma e esperar uma mudança no mercado.

Como escolher uma corretora?

A primeira coisa a ser feita é saber se a corretora está autorizada a operar na Bolsa. Para isso, acesse o site da Bovespa que você vai encontrar uma lista com todas elas.

Veja o que deve ser levado em consideração no momento de escolher uma corretora:

  • Conta com todo o suporte para te ajudar na escolha das ações;
  • Oferece serviços como home broker (investir pela internet);
  • Fornece todas as informações sobre todos os produtos;
  • Presta assessoria individual;
  • Informa sobre os seus rendimentos.

Um outro ponto é você se informar sobre a taxa de corretagem e taxa de custódia, pois esses valores variam de corretora para corretora, onde inclusive algumas não cobram taxa de corretagem.

Bolsa de valores pela primeira vez

Quais ações devo comprar?

É claro que a corretora vai te dar todas as informações sobre os melhores rendimentos, mas veja algumas dicas de quais empresas comprar suas ações:

  • Verificar se é uma empresa sólida;
  • Apresentam bom potencial de crescimento;
  • Escolha empresas que ofereçam boas margens de lucro;
  • Avalie como é a situação da empresa no mercado;
  • Baixo índice de endividamento.

O ideal é que a empresa ou empresas escolhidas, porque você pode diversificar e não comprar apenas de uma empresa, seja bem administrada e tenha uma boa reputação.

Como comprar ações?

Existem três maneiras para você comprar ações:

– Fundos de investimentos: funciona como um tipo de condomínio, onde você compra cotas. Os fundos são administrados por um gestor, que será responsável por todas as transações.

– Clubes de investimento: são pessoas que se reúnem e aplicam na bolsa. Não há a obrigatoriedade do gestor, apenas uma pessoa para realizar as negociações.

– Individualmente: uma pessoa sozinha pode comprar e vender ações. Mas para isso, é necessário ter experiência e entender bem o mercado.

Investir na Bolsa é uma boa experiência

Você viu que não é muito complicado e nem um bicho de sete cabeças investir na Bolsa de Valores. Lembrando que para quem está iniciando a investir em ações, o ideal é contar com a assessoria de uma corretora de valores.

E depois que for adquirindo uma maior experiência, pode até começar a investir sozinho. Mas isso leva um tempo, não é da noite para o dia que você vai ter todos os conhecimentos necessários.

Agora, lembre-se de ter paciência, especialmente porque o mercado é bastante volátil. Um dia uma ação pode estar valendo muito e no outro, não estar valendo nada.

Espere o melhor momento tanto para comprar como para vender. E se seguir as estratégias corretas, é possível sim ganhar bastante dinheiro.

Já pensou em investir na Bolsa de Valores? O que está esperando?

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Pagar as dívidas ou investir: como decidir?
+
Pagar as dívidas ou investir: como decidir? Quando entra um dinheiro extra na conta, as pessoas precisam decidir entre pagar dívidas ou investir. Investir ao invés de saldar a dívida mais rapidamente é ...
11 de abril de 2019
Como começar sua planilha de gastos diários
+
Como começar sua planilha de gastos diários Montar planilha de gastos diários é algo fundamental na rotina. Quando não é feito pode gerar um desequilíbrio financeiro mensalmente e, sempre fica aquela ...
26 de agosto de 2019
Planejamento Financeiro Familiar: Por que você deve começar a se planejar ainda hoje?
+
Planejamento Financeiro Familiar: Por que você deve começar a se planejar ainda hoje? Já é conhecido que não basta ter um bom cargo ou um ótimo salário para alcançar a tão sonhada riqueza financeira. É preciso planejamento financeiro ...
29 de outubro de 2019