12 de março de 2019

Cadastro Positivo: o que é e como funciona

Cadastro Positivo: o que é e como funciona

Como o próprio nome sugere trata-se de uma relação com o nome dos bons pagadores, quando você faz o seu cadastro, automaticamente qualquer conta paga em dia estando no seu nome, soma pontos para o seu cadastro, elevando assim o seu score positivo.

O Cadastro Positivo funciona por adesão, o consumidor precisa desejar fazer parte do banco de dados, depois, ir até o site do Serasa e se cadastrar. Ao aderir ao Cadastro Positivo, o consumidor concorda em disponibilizar informações financeiras para empresas que realizam consultas de crédito.

O objetivo deste sistema é que, a partir dessas informações, os bancos, financeiras e lojas tenham mais facilidade para fazer a análise de risco de crédito.

Por meio do Cadastro Positivo, o consumidor conseguiria obter crédito na praça de forma mais rápida e de forma facilitada evitando burocracias. Em outras palavras, o histórico financeiro dos cadastrados fica acessível, o que pode ajudar na concessão de crédito.

Como funciona o cadastro positivo

Em síntese, funciona da seguinte forma:

  • Todos os pagamentos realizados por pessoa física ou jurídica são registrados no banco de dados do Serasa.
  • Se por algum motivo você deixar de pagar uma conta, continuará pertencendo ao cadastro positivo, porém essa informação vai para o seu histórico de pagamento.
  • Para o ingresso, você precisa da autorização, hoje em dia através do aplicativo do seu banco é comum encontrar a opção cadastro positivo, ou então no próprio site do Serasa, é fácil realizar esse cadastro.
  • As informações contidas neste cadastro precisam ser verdadeiras, a fim de uma melhor análise do perfil consumidor cadastrado.
  • O Cadastro Positivo não é autorizado a divulgar suas informações contidas no banco de dados, sem que você autorize esse ato.
  • O seu cadastro pode ser cancelado a qualquer momento.
  • Se algum banco compartilhar ou consultar suas informações, o cadastro terá o direto de saber qual foi a instituição que realizou essa ação.
  • As informações dos consumidores permanecem no cadastro por 15 anos.

Quais são as vantagens de estar incluído no Cadastro Positivo

Veja abaixo algumas das vantagens:

  1. Suas compras no crédito se tornarão mais fáceis, mesmo se você não tiver como comprovar sua renda, e ainda sem necessidade de ter conta em banco, pois os estabelecimentos acessam o seu perfil e te oferecem vantagens na hora da compra de acordo com a sua pontuação de bom pagador.
  2. Seu histórico como consumidor pode influenciar na hora de definir a quantidade das parcelas, assim também, como decidir a taxa de juros.
  3. Da mesma maneira que o cadastro negativo conhecido como SPC ou Serasa, influenciam na hora da compra, o seu Cadastro positivo no Serasa também influencia de forma positiva, de modo que sua avaliação será mais justa.
  4. Sem burocracia na hora de solicitar um empréstimo ou um financiamento.

Cadastro Positivo: o que é e como funciona

Considerações sobre o Cadastro Positivo

Quem faz a regulamentação do Cadastro Positivo é o governo, com uma lei específica com âmbito em todo o país. A administração fica por conta da iniciativa privada, a Serasa é a empresa mais conhecida e preparada em todos os termos para trabalhar com o cadastro positivo.

Os bancos também participam enviando informações sobre a quitação de contas e compras realizadas pelo cartão de crédito, e ainda fornecem dados como empréstimos e financiamentos. Além dos bancos, outras empresas que usam o histórico de pagamento são as financeiras, as prestadoras de serviços em geral e o comércio.

Suas informações são sigilosas e seus dados ficam protegidos, as informações do banco de dados apenas são utilizadas para análise de crédito. Todas as contas que possuem seu nome como titular contam para o cadastro positivo, como por exemplo: água, luz, TV, telefone etc.

Até quem tem o nome negativado pode se inscrever no Cadastro Positivo, pois para sua pontuação serão consideradas suas contas pagas.

Vale a pena participar do Cadastro Positivo?

Atualmente o banco de dados do cadastro positivo não tem uma relação que possibilite um bom andamento, o que se faz a dúvida se realmente vale ou não a pena. O número de empresas parceiras e de consumidores cadastrados teria que ser maior do que existe hoje, o que aumentaria muito os benefícios dos aderentes.

Quando se trata de confiabilidade, o Serasa é seguro e seus dados estão bem guardados, o consumidor pode se cadastrar sem medo. Para os autônomos os benefícios podem ser maiores, uma vez que a inscrição no cadastro pode substituir os comprovantes de renda.

Sim, o cadastro positivo é sempre uma boa opção desde que o consumidor conheça muito bem como funciona.

Você já é inscrito no Cadastro Positivo? Conte sua experiência!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
13º salário: como aproveitar ao máximo?
+
13º salário: como aproveitar ao máximo? Todos os anos, chega novembro e não se fala em outra coisa: 13º salário! Para muitos, a salvação das dívidas. Para outros, a possibilidade de realizar um ...
9 de agosto de 2018
O que fazer para sair do vermelho de vez
+
O que fazer para sair do vermelho de vez Se o seu desejo é sair do vermelho de vez, saiba que assim como você, milhares de brasileiros estão passando hoje pela mesma situação. Seja porque estão com ...
1 de abril de 2019
O que é e como funciona o crédito imobiliário
+
O que é e como funciona o crédito imobiliário O crédito imobiliário e financiamento imobiliário é basicamente a mesma coisa: um crédito para a compra de um imóvel, construção ou reforma. Se você está ...
8 de abril de 2019