20 de março de 2019

Dólar comercial e dólar turismo: qual a diferença?

Dólar comercial e dólar turismo: qual a diferença?

Viajar entre países ou enviar dinheiro para o exterior tornou-se uma segunda natureza para muitos. E, como parte disso, mais pessoas estão falando sobre as taxas de câmbio. Afinal você sabe a diferença entre dólar comercial e dólar turismo? Nós te explicamos!

O que significa “taxa de câmbio”

Há muitas maneiras de explicar o que é uma taxa de câmbio, mas talvez a mais precisa seria apenas falando sobre o valor de uma determinada moeda medida em relação a outra.

Uma taxa de câmbio é essencialmente uma comparação de duas moedas em um momento no tempo. Isso mostra, por exemplo, quanto de reais você receberá em troca de cada dólar.

Uma taxa de câmbio dá uma relação de valor exato de quanto a moeda de cada país vale em comparação com o outro em qualquer momento no tempo.

Comprar e vender dinheiro para a taxa de câmbio

Quando você vai a uma agência de câmbio ou envia dinheiro para o exterior através de um banco, acredite ou não, na verdade, você está comprando e vendendo dinheiro.

Eles dizem qual é o valor do seu dinheiro e a conclusão da transação é a sua concordância com esse preço.

De certa forma, você está fazendo o que milhões de empresas fazem nos mercados financeiros globais o tempo todo em todo o mundo.

Isso significa que, se você quiser trocar seus dólares por reais, a taxa de câmbio usada para converter seu dinheiro por bancos e outros serviços de transferência de dinheiro raramente será a mesma taxa, preço que você encontra no Google.

Essa taxa que você encontra quando pesquisa online é chamada por muitos nomes diferentes: a taxa à vista, a taxa interbancária, a taxa média do mercado.

As instituições financeiras, quando trocam dinheiro para os consumidores, adicionam uma margem a essa taxa para poder oferecer a seus clientes taxas iniciais mais baixas, mas ainda assim garantir um lucro na transação.

A taxa de câmbio reflete o preço que uma agência de câmbio ou um banco está lhe cobrando para comprar a moeda estrangeira. Em quase todos os casos, os bancos tradicionais e os serviços de câmbio oferecem taxas piores do que os que você encontra online.

Dólar comercial e dólar turismo: qual a diferença?

Como funcionam as taxas de câmbio

Até cerca de uma década atrás, o Brasil tinha dois mercados de câmbio um para taxas flutuantes (a taxa de câmbio do turismo) e outro para taxas livres (a taxa comercial).

Em 2005, o Banco Central. Hoje, agora é um mercado livre no Brasil. O que significa que as instituições financeiras podem definir suas próprias taxas de câmbio.

Eles podem cobrar taxas de câmbio diferentes, ao mesmo tempo, e no mesmo dia exclusivamente com base em seus próprios critérios internos.

É essencialmente o que acontece em todos os lugares e é onde começa a ficar um pouco mais confuso.

Qual é a taxa de câmbio do Brasil

Infelizmente, porém, para adicionar ainda mais confusão, o Banco Central do Brasil ainda usa os termos, dólar comercial e dólar turismo.

Dá a impressão de que existem dois tipos diferentes de taxas de câmbio ou dois mercados diferentes, mas esse não é o caso.

Os termos são usados ​​hoje como uma maneira informal de classificar a taxa de acordo com as diferentes categorias de transações.

Qual a diferença entre os dólares comercial e turístico

Dólar comercial

Dólar comercial é a expressão usada para transações no mercado financeiro como importações, exportações, transferências de dinheiro, etc.

Essa taxa de câmbio, negociada por bancos comerciais e empresas, é aquela que você costuma ver na TV. A taxa de câmbio comercial está diretamente relacionada ao mercado de câmbio global.

Outra coisa a se notar é que, como o dólar comercial é o ponto médio entre oferta e demanda, isso também significa que a taxa flutua minuto a minuto.

Se você verificar a qualquer momento, e depois voltar 30 minutos depois, você verá que a taxa mudou um pouco. Não obstante, no final de cada dia, o mercado brasileiro fecha com uma taxa média fixa – a chamada “Ptax”.

Dólar turismo

Dólar turismo é um termo que você normalmente ouve quando compra moeda em uma agência de câmbio. A taxa de câmbio aqui será diferente da taxa comercial.

Se você comprar euros, por exemplo, pagará mais por eles do que se os comprasse à taxa comercial. Isso porque a taxa de turismo é ajustada para obter lucro, além de cobrir os custos de importação de papel-moeda.

Dólar paralelo

O dólar paralelo é vendido no mercado informal, não supervisionado pelo Banco Central. Por este motivo, é considerado ilegal.

Você tem alguma dúvida sobre a taxa de câmbio? Comente!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Pirâmide financeira: como se proteger para não cair em golpes
+
Pirâmide financeira: como se proteger para não cair em golpes Pirâmide financeira é um velho esquema, proibido no Brasil, mas conhecido por muitos brasileiros. Os momentos de imprevisibilidade do mercado geram incertezas e ...
27 de março de 2020
Como funciona uma corretora?
+
Como funciona uma corretora? Se você já procurou informações de investimentos, certamente já ouviu falar em corretoras, mas somente ter ouvido falar é algo muito vago e que diz muito ...
11 de julho de 2019
5 qualidades de um bom investidor
+
5 qualidades de um bom investidor Quem nunca sonhou em investir e ver o retorno pairar rapidamente na conta? Ainda mais se o valor for alto o suficiente para trazer qualidade de vida sem precisar ...
19 de setembro de 2018