Você sabe o que é uma letra de câmbio? Sabe quando e como investir em uma? Se respondeu “não” para as duas perguntas, confira o artigo!
Agora, se você respondeu “sim”, leia também até o final, pois conhecimento nunca é demais e muitas pessoas deixam de fazer bons investimentos, justamente, pelo desconhecimento.
Em primeiro lugar, letra de câmbio é um título de renda fixa e, como todo investimento, é muito importante conhecer as suas características, como funciona e muito mais antes de investir. Confira, neste artigo, detalhes deste investimento.
[lwptoc]
O que é letra de câmbio
Letra de câmbio é um título de renda fixa, emitida por financeiras. Sendo assim, ao comprar um título o investidor, receberá o rendimento em uma data estabelecida.
O objetivo das financeiras ao disponibilizarem esse título é captar recursos e emprestar para outros clientes. É muito parecido com o CDB, que são aqueles títulos emitidos pelos bancos.
Talvez você se pergunte: é seguro? Sim, pois tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Dessa forma, se acontecer algum problema com a instituição financeira, por exemplo, uma falência, o cliente tem a garantia de até 250 mil reais por CPF. Saiba mais sobre os benefícios do FGC.
Quais os tipos de letra de câmbio
Separamos aqui os principais tipos:
Letra de câmbio pós-fixada
A sua rentabilidade está atrelada ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário -, no qual a taxa de juros possui um valor semelhante ao da Taxa Selic. Depois de terminado o período contratado, você recebe seu rendimento com base nessa taxa.
Letra de câmbio pré-fixada
Nesta modalidade o cliente já sabe qual será o seu rendimento no momento da contratação. A única questão nesse caso é que se houver uma alta da inflação ou um aumento da taxa Selic, o seu rendimento não será atrativo.
Letra de câmbio híbrida
A letra de câmbio híbrida é aquela que conta com aplicações pós e pré-fixadas. Se está pensando em um investimento a longo prazo, é uma excelente opção, pois permite ganhos acima da inflação.
Saiba sobre a origem histórica da letra de câmbio!
Conheça as vantagens e desvantagens
Vantagens do investimento
Separamos aqui as principais vantagens da letra de câmbio. Assim, você já avalia se vale ou não a pena enquanto investidor:
- Rendimento maior do que a poupança;
- Garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito (até 250 mil por CPF);
- Boa rentabilidade;
- É possível saber qual será seu rendimento no ato da contratação (pré-fixado);
- No título pós-fixado, o rendimento é quase 100% do CDI;
- Possibilidade de diversificar os investimentos, ao escolher uma parte pré-fixada e outra pós-fixada. Aliás a diversificação da carteira é um ponto importante para ter sucesso com seus investimentos.
Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, conheça os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia.
Desvantagens da letra de câmbio
Se deseja ter uma maior liquidez, talvez não seja o melhor investimento. Apesar de cada instituição estabelecer o prazo, geralmente, o prazo mínimo é de um ano. Entenda mais sobre liquidez.
Se retirar antes do prazo, vai perder toda a rentabilidade. Vale ressaltar que quanto maior for o prazo de investimento, maior a rentabilidade. Resumindo, a letra de câmbio não disponibiliza uma liquidez diária.
Uma outra desvantagem é a cobrança de impostos, pois é preciso pagar Imposto de Renda e IOF. Mas, como é mais rentável que a poupança, por exemplo, esse valor pago ainda vale a pena.
Porém, quanto maior for o prazo de investimento, menor será o imposto pago. Mas só lembrando que a taxação é feita diretamente na fonte. Assim, quando você receber seu dinheiro, ele já vem todo descontado.
Para entender melhor: se o investimento for de até 180 dias, vai incidir 22,5% de imposto; e se o prazo for superior a 720 dias, o imposto será de 15%.
Como investir na letra de câmbio
A primeira coisa é buscar por uma corretora ou banco de investimentos, onde será necessário você abrir uma conta. Faça uma pesquisa para avaliar qual instituição está mais de acordo com o seu objetivo. Não se esqueça de comparar a rentabilidade da letra de câmbio com a de outros títulos.
Como quem está emitindo é uma financeira, é preciso escolher uma instituição sólida, com boa reputação. Assim, seu risco será bem menor, pois terá a garantia do FGC. Voltando à abertura da sua conta: é possível fazer tudo pela internet, de uma forma bem simples e prática.
Para ter certeza sobre o tipo de investimento ideal, preencha o formulário do perfil do investidor. É a melhor forma para você escolher um investimento mais adequado ao seu perfil.
Depois disso, é só transferir o dinheiro para a corretora e aguardar o rendimento. Além disso, você pode fazer todo o acompanhamento online e tirar todas as suas dúvidas com a equipe de suporte.
Letra de câmbio é melhor do que a poupança?
Depende! Antes de mais nada, vale lembrar que a poupança é um investimento bem seguro, mas, ao mesmo tempo, rende muito pouco. Afinal, a poupança rende 70% da Selic, que atualmente é de 2,25% ao ano.
E é por isso que as pessoas estão em busca de um investimento que lhes forneça um melhor rendimento. No caso da letra de câmbio, como a sua rentabilidade equivale em torno de 100% do CDI, rende cerca de 2,15% ao ano.
Este investimento é uma alternativa para você diversificar a sua carteira de investimentos. No entanto, e preciso saber qual seu objetivo com este investimento. Além disso, procure uma corretora confiável para investir e dessa forma, terá toda a segurança que vai receber o seu rendimento de volta.
E para fazer sempre as escolhas mais inteligentes na vida financeira
assista a aula OS SEGREDOS DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL.
Forte abraço,
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais