1 de abril de 2020

É mais seguro investir em ações Blue Chips?

É mais seguro investir em ações Blue Chips?

No mercado financeiro as ações das empresas recebem uma classificação de acordo com sua capitalização e giro financeiro. Blue chip é o termo usado para definir as ações de empresas com maior potencial de capitalização, ou seja, maior valor de mercado. 

A tradução da expressão “blue chips” significa fichas azuis. O uso desse termo no mercado financeiro faz referência às fichas de maior valor, fichas azuis, das mesas de jogos em cassinos. 

Sendo assim, as blue chips são as ações de primeira linha, ações de maior valor.

Característica das ações blue chips

No geral, blue chip é o termo que se refere a ações de empresas já consolidadas em sua área de atuação, que tenha boas condições financeiras e por isso, são consideradas ações seguras.

Elas são boas pagadoras de dividendos e possuem um histórico de superação do lucro. Características essas que fazem as ações blue chips serem as queridinhas dos investidores que praticam o “buy and hold” – comprar e segurar.

Blue chip é o termo que se refere a ações de empresas já consolidadas em sua área de atuação.

São visadas por investidores que não pretendem apenas lucrar vendendo as ações na alta. Ou seja, são  investidores que compram as ações de empresas que consideram seguras, ganham parte dos dividendos, fazem novos aportes e permanecem sócios da empresa por anos, enquanto considerar a empresa segura – compram e seguram.

Além dessas, as ações blue chips possuem outras características, como: valor de mercado elevado, finanças saudáveis e crescentes, boa gestão, distribuição de lucros, liquidez de negociação e relação transparente com os acionistas.

A transparência com os acionistas é uma característica das ações blue chips que pode ser observada através da conduta de Governança Corporativa

A governança corporativa é uma série de processos, mecanismos, regulamentos e políticas que são criadas com o objetivo de regular a administração ou controle da empresa. Essa transparência da empresa auxilia na proteção dos acionistas em relação a possíveis excessos oriundos da diretoria, executivos ou conselheiros da empresa.

Estes processos são uma maneira de manter um alinhamento entre os acionistas e os interesses dos gestores das empresas, evitando assim, conflito de interesses, fraudes, abuso de poder e protegendo os investimentos e rendimentos dos investidores. 

Por que investir em ações Blue Chips?

As ações blue chips ou de primeira linha são papéis de organizações que possuem alta liquidez, grande volume de negócios diários e que apresentam um nível maior de segurança de investimento, representada pela menor volatilidade de suas ações.

Uma das vantagens de se investir em ações de primeira linha é não enfrentar o problema de não ter um comprador no momento da venda da ação e de não encontrar um vendedor no momento da compra.

Estabilidade de estoque Blue Chip

A maioria dos investidores entende que as ações de primeira linha têm mais potencial de manter ganhos estáveis. As empresas de primeira linha podem oferecer segurança durante períodos de crescimento mais lento devido às equipes de executivos experientes combinadas à capacidade de gerar lucros estáveis.

Blue Chips e Dividendos 

Como as ações de primeira linha são tipicamente empresas maduras que atingiram grandes limites de mercado, a maioria paga dividendos.

Os dividendos representam uma parte dos lucros da empresa que são distribuídos aos acionistas na forma de pagamentos periódicos.

No longo prazo, o benefício para o acionista do pagamento de dividendos é a renda da carteira, independentemente das oscilações diárias no preço da ação.

O pagamento de dividendos também pode ajudar o investidor na proteção contra os efeitos adversos da inflação, porque os dividendos representam ganhos que podem aumentar junto ao aumento do custo de vida geral.

É seguro investir em ações Blue Chips?

Para responder essa pergunta vale citar que aqui no Brasil, a Petrobras é considerada uma blue chip, por exemplo. Embora seja uma empresa bastante consolidada no mercado, já apresentou problemas financeiros em anos anteriores relacionados à corrupção e má gestão, o que acarretou prejuízo para vários investidores.

Por isso, não é o fato de uma empresa ser classificada como blue chips que faz dela uma boa opção para investir. 

A Petrobras é uma blue chip.

A classificação de boa ou ruim para investir tem que partir do próprio investidor, ao fazer a própria análise, independente da empresa ser blue chip ou small cap.

Ter clareza sobre o que esperar no mercado financeiro é o primeiro passo para determinar qual a melhor ação. O segundo passo é analisar e classificar as melhores empresas que atendem essas necessidades. 

Afinal, existem empresas menores que não recebem a classificação de blue chips e são excelentes empresas. Por outro lado, existem empresas blue chips que estão passando por dificuldades. 

É importante entender que o termo blue chip é apenas uma etiqueta, e essa classificação não pode ser a informação que determina a compra ou não de uma ação.

É preciso analisar o objetivo da compra, o contexto, o histórico da empresa, o mercado de atuação, a solidez e a consistência da empresa, além de outras variáveis que vão determinar se a ação é boa ou não para tal investidor. 

Se você quer realmente investir seu dinheiro com segurança, aprenda sobre investimentos e saiba escolher o melhor investimento para você. Afinal, o conhecimento liberta.

Para  sentir-se mais seguro conheça o e-book  7 PECADOS CAPITAIS DOS INVESTIDORES.

É um material gratuito para você iniciar no mercado de investimentos já sabendo o que NÃO FAZER!

E se você quer saber no detalhe O QUE FAZER e como fazer, o Investidor Mestre pode te ajudar.

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – Analisando a pesquisa do Datafolha
+
VÍDEO – Analisando a pesquisa do Datafolha Datafolha mostra que maioria absoluta é a favor do confinamento. Eduardo Moreira conversa com Renato Meirelles e Marcio Pochman. Pode não ser o melhor momento ...
8 de abril de 2020
Minhas propostas para atravessarmos a crise
+
Minhas propostas para atravessarmos a crise É sim possível priorizar os mais pobres, proteger os pequenos e médios empresários e manter o estado irrigado e forte durante a crise. Em momentos como este é ...
25 de março de 2020
VÍDEO – A Tragédia do Povo Pobre, sem ajuda e com o vírus – com Pedro Cardoso, Jessé Souza e Paulo Kliass
+
VÍDEO – A Tragédia do Povo Pobre, sem ajuda e com o vírus – com Pedro Cardoso, Jessé Souza e Paulo Kliass Com Pedro Cardoso, Jessé Souza e Paulo Kliass, Eduardo Moreira evidencia a Tragédia do Povo Pobre com o vírus e sem ajuda. Importante lembrar que independente ...
15 de abril de 2020