20 de julho de 2020

Onde investir meu dinheiro? Conheça 8 fatores que devem ser avaliados antes de escolher um investimento

Onde investir meu dinheiro? Conheça 8 fatores que devem ser avaliados antes de escolher um investimento

Você está com capital para investir e seu único pensamento é: “onde investir meu dinheiro?” Ótimo, vamos analisar juntos 8 fatores que devem ser levados em consideração antes de escolher um investimento.

Mas uma coisa nós já adiantamos: fuja das modinhas de investimentos. Pois, nem tudo que foi bom para seu vizinho pode ser tão bom assim para você.

De qualquer forma, economizar é maravilhoso, mas investir é melhor. Embora os investimentos possam ser arriscados, eles geralmente renderão mais do que suas economias.

Onde investir meu dinheiro?

Depende!

Não existe uma única resposta para essa pergunta, afinal, o investimento mais adequado para mim, pode não ser o mesmo para você.

Onde investir meu dinheiro? Depende!

Antes de tudo, você deve se inteirar bastante sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro e avaliar qual deles é o mais interessante para você.

Por esses e outros motivos, é tão necessário conhecer seu perfil de investidor, ter claro quais são seus objetivos ao investir seu dinheiro, e principalmente, levar em consideração estes 8 fatores que te ajudarão a responder o questionamento: “onde investir meu dinheiro”.

8 fatores para avaliar ao escolher um investimento

Estes fatores servem para ajudar a você a se definir e levantar critérios antes de investir seu dinheiro:

Que tipo de investidor você é?

É sempre bom ter pelo menos uma ideia de que tipo de investidor você é. Saber e conhecer suas habilidades e possibilidades o fará ser cauteloso e criterioso na hora de investir o seu dinheiro. Portanto, tenha o conhecimento sobre o mercado onde deseja entrar.

Você é cauteloso ou ambicioso? Esta é uma questão crucial para se perguntar antes de escolher os investimentos. Determinar seu perfil de investidor significa se perguntar sobre sua tolerância ao risco. Geralmente, quanto maior o retorno de um investimento, maior o risco.

Por isso, é importante saber quanto risco você está disposto a correr!

A qual investimento você se refere?

No mercado financeiro há uma diversidade enorme de investimentos, cada um com suas características e objetivos.

No entanto, um conhecimento básico, seria diferenciar entre o mercado de renda fixa e o mercado de renda variável.

Esse primeiro critério já vai eliminar várias opções e te aproximar do investimento ideal para você.

Defina seu investimento

Quando se trata de investir, a regra de ouro é a diversificação, é não colocar todos os ovos na mesma cesta, a fim de reduzir o risco geral de seus investimentos.

Você pode, por exemplo, investir em vários setores (instituições financeiras, recursos naturais, tecnologia, etc.) e diversificar o prazo de seus investimentos a termo (1 ano, 2 anos, 5 anos, etc.).

A distribuição dos seus investimentos também depende do seu horizonte de investimento. Quanto mais próximo estiver o seu horizonte, mais títulos você terá para garantir a segurança do seu capital.

Exemplo de diversificação: você quer investir R$ 20.000. Você coloca esse valor em um fundo de capital internacional. Como resultado, todo o seu portfólio se torna vulnerável a mudanças nos mercados externos.

Se, pelo contrário, você alocar esse valor entre vários tipos de investimentos – poupança a prazo, títulos, fundos de dividendos, fundos de ações nacionais e estrangeiras – você aumenta o potencial de um bom retorno geral, independentemente das condições do mercado.

O que te levou a investir?

Uma pergunta tão importante quanto, onde investir meu dinheiro, é: o que eu espero do investimento? 

A escolha de um investimento é motivada por diferentes razões. Toda mulher ou homem que embarca na aventura do investimento é motivado por razões pessoais: dar sentido ao seu negócio, ser independente, ganhar dinheiro, etc.

Duas visões distintas podem ser enfatizadas:

– a visão “de curto prazo” de investir e rapidamente ver o dinheiro rapidamente;

– o desejo de “longo prazo” de investir para crescer o dinheiro de maneira sustentável e escalável.

Essas duas estratégias de desenvolvimento podem ser benéficas para o investidor. Mas, para saber qual o melhor investimento, é preciso ter claro os objetivos.

Fatores de risco podem existir

Todo investimento tem risco. Um regra básica é: menor risco, menor rentabilidade, maior a rentabilidade, maior também o risco.

Por isso, é fundamental estar ciente e compreender o funcionamento do investimento, antes de decidir qual é o melhor investimento para você. 

Defina suas metas de investimentos

Para quais projetos você quer investir? Você tem vários projetos? O que você quer alcançar a longo prazo ou a curto prazo?

Talvez você queira:

  • Economizar para uma viagem em 2 anos;
  • Prever o custo da educação de seus filhos;
  • Preparar-se para aposentadoria;
  • Tornar-se rico?

Essas metas precisam estar claras, para que você encontre o investimento certo.

Fatores que influenciam o grau de tolerância ao risco

O horizonte de investimento: é o tempo que você definiu para alcançar seus objetivos. Então, se o seu horizonte de investimento é remoto, você pode correr mais riscos.

Necessidades de liquidez: Esta é a sua maior ou menor necessidade de converter rapidamente seus investimentos em dinheiro.

Sua atitude em relação às flutuações do mercado: Cada pessoa pode ter uma reação diferente às perdas e flutuações de seus investimentos.

Cabe a você determinar se uma queda potencial no valor do seu portfólio fará com que você perca o sono ou não. As razões podem ser inúmeras e elas irão definir também que tipo de investidor você.

Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, participe da aula gratuita Os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia!

>> Reserve AQUI sua vaga!

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Home Broker: o que é e para que serve?
+
Home Broker: o que é e para que serve? Se você tem interesse pelo mercado financeiro, provavelmente já leu ou escutou o termo Home Broker. Bastante conhecido pelos investidores, o Home Broker é a ...
11 de março de 2021
Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão?
+
Conta de luz muito alta: é possível pedir revisão? A conta de luz muito alta é um preço que pagamos por estarmos em casa. A pandemia fez com que o consumo subisse e o impacto médio foi de 3,92% nas contas de ...
23 de novembro de 2020
Teve seu cartão clonado? Veja como proceder
+
Teve seu cartão clonado? Veja como proceder Em um ano, quase 3,6 milhões de pessoas tiveram seu cartão clonado. Esse número foi divulgado em 2019 em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de ...
30 de novembro de 2020