O que é e como usar os juros compostos a seu favor

O que é e como usar os juros compostos a seu favor

A grande maioria das pessoas não sabem nem o que são nem como podem usar os juros compostos a seu favor, de forma a aumentar o seu rendimento.

Talvez você até tenha uma noção geral, mas não faz a mínima ideia de como funcionam e, principalmente, como podem proporcionar melhores resultados.

Foi exatamente por isso que preparamos esse artigo para você, onde vai aprender como tirar proveito desses juros e otimizar seus rendimentos financeiros.

O que são juros compostos

Antes de entender o que são juros compostos em si, vale relembrar o que são juros, certo?

Os juros se referem a todas as remunerações obtidas de um investimento feito. Podem ser de duas maneiras, ou através de rendimento ou tarifa.

No caso do rendimento, é todo o valor acrescido que você recebe do seu investimento. Por exemplo, vamos supor que você colocou seu dinheiro na poupança. Vai perceber que na data do aniversário, o dinheiro disponível estará maior.

Já nas tarifas, são todos os valores que você paga a mais a um banco, por exemplo. Quando você pega um empréstimo, você está pagando todos os meses juros.

Essa taxa pode ser aplicada por meio de juros simples ou juros compostos.

Juros simples são aqueles pré-estabelecidos, ou seja, são fixos. Para você entender melhor: vamos supor que emprestou um dinheiro para um familiar, o qual deve incidir juros de 5% ao mês.

Assim, é só pegar o valor emprestado e calcular 5% em cima dele, ou seja, emprestou 20 mil reais, receberia 1000 reais ao mês. E se você emprestou por um período de 5 meses, ao final, receberia os 20 mil que emprestou + 5.000 (1000 reais por mês) = 25.0000 mil reais.

Entenda como funcionam os juros compostos

No caso dos juros compostos, estes são calculados de juros sobre juros. O cálculo é feito aplicando juros sobre o capital que você emprestou e acrescido dos valores já recebidos. Dessa forma, o seu rendimento é bem maior.

Veja como funciona a aplicação dos juros compostos:

No primeiro mês, você recebe 1000 reais. Mas a partir do segundo mês, o cálculo é o seguinte: 20000 + 1000 x 0,05 = 1050. No terceiro, 30000 + 1050 x 0,05 = 1552,50.

Se você prestar atenção, todo mês ele acrescenta o valor que já foi recebido e adiciona os juros. Sendo assim, a sua rentabilidade é bem maior do que os juros simples.

Conseguiu entender como é diferente dos juros simples?

Lembrando que eles podem servir a seu favor ou contra você. Por exemplo, quando você deixa de pagar a fatura do cartão de crédito, são os juros compostos que deixam a sua dívida impagável.

O que é e como usar os juros compostos a seu favor

Como usar os juros compostos a seu favor

Como viu no exemplo acima, os juros compostos possibilitam uma rentabilidade muito melhor e como funciona em relação aos seus investimentos?

Então, significa que, quanto maior for o prazo que deixar seu dinheiro aplicado, maior será seu rendimento.

Mas para isso, é preciso que você tenha bastante disciplina, pois o dinheiro deve ficar investido a longo prazo. E o ideal é que você tenha feito um planejamento financeiro com antecedência e tenha a certeza de que não vai precisar do dinheiro.

Pegando novamente o exemplo dado, se você projetar isso para 10 anos, o seu dinheiro irá valer duas vezes e meia mais do que o que investiu.

Na verdade, quem está fazendo seu dinheiro multiplicar é exatamente a aplicação dos juros compostos.

No final, você vai perceber que o seu capital aumentou de valor apenas pelos juros acumulados naquele determinado período. Procure optar por bons investimentos e deixe que os juros compostos façam todo o trabalho.

Por que é importante começar a investir?

Nós ainda temos a mentalidade de acharmos que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir, mas é uma ideia errada.

Hoje, mesmo com pouco dinheiro, já é possível fazer um investimento. E quanto mais cedo você conseguir, melhor.

Só para você saber: todos os investimentos do mercado financeiro se baseiam em juros compostos, como o Tesouro Direto, CDB, LCI, entre outros.

Por isso, o ideal é buscar um investimento mais adequado ao seu perfil e tenha em mente em optar investir o seu dinheiro a longo prazo, pois assim vai ganhar muito mais.

Pense que é só você começar a poupar uma quantia todos os meses e não faz ideia de qual será o valor daqui a 5, 10 ou 20 anos.

Já imaginou em ter uma aposentadoria mais tranquila e ter o dinheiro trabalhando para você?

Monte um planejamento financeiro, e se possível uma planilha de gastos. O objetivo aqui é fazer com que sobre todo mês um valor e invista, principalmente pensando no seu futuro.

Conclusão

Os juros compostos podem funcionar a seu favor ou não. Se você pega um empréstimo com um banco, ele funciona contra você, pois sua dívida será cada vez maior.

Mas no caso dos seus investimentos, eles só trazem benefícios, sendo a chance de você aumentar o seu patrimônio, em razão dos efeitos dos juros sobre os juros.

Se você já ouviu alguém falar que vivem de renda ou de juros, é justamente por causa dos juros compostos.

Agora que já aprendeu o que é e como usar, já conseguiu diferenciar os juros compostos dos simples? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário