Realizar um sonho ou guardar dinheiro: como avaliar

Realizar um sonho ou guardar dinheiro: como avaliar

Muitas pessoas ainda têm essa dúvida: realizar um sonho ou guardar dinheiroNa verdade, é preciso avaliar tudo que está envolvido nessa escolha, assim como em relação aos objetivos que você pretende alcançar.

Uma coisa é certa: você também só vai realizar um sonho se guardar dinheiro, concorda? Veja como avaliar tudo isso. E, no final, tire suas próprias conclusões do que vale mais a pena.

A escolha entre realizar um sonho ou guardar dinheiro, vai dos objetivos de vida de cada pessoa. Muitas gostam de fazer tudo o que desejam agora, enquanto outras pensam mais no seu futuro, daí preferem economizar. Qual é o seu objetivo? Quando responder esta pergunta será mais fácil decidir o que fazer.

Como guardar dinheiro para realizar um sonho

Se você tem um sonho em mente, por exemplo, fazer uma viagem, um curso de inglês no exterior, trocar de carro, enfim, qualquer sonho, é importante começar a guardar dinheiro.

Mas se está com dificuldade em poupar, veja as dicas que preparamos para te ajudar:

Anote seus gastos

A primeira coisa a ser feita é fazer o registro de todos os seus gastos. Só assim vai conseguir saber se sobra ou não alguma coisa no final do mês.

Muitas vezes, você está gastando com coisas totalmente desnecessárias e quando você coloca tudo no papel, fica bem mais fácil de visualizar.

Reveja seus hábitos

Hábitos errados podem estar te impedindo a guardar dinheiro. E pequenas mudanças devem ser adotadas no seu dia a dia para que você realize os seus sonhos. Um exemplo:

Quem sabe a sua conta de luz está muito alta por conta das lâmpadas da sua casa? Então troque todas por LED. Apesar de serem um pouco mais caras, no final, o custo/benefício vai valer a pena.

Quite todas as dívidas

Comece pagando aquelas com juros mais altos, como do cartão de crédito e cheque especial. Renegocie com seus credores ou converse com seu gerente para ver a possibilidade de pegar um empréstimo pessoal com juros mais baixos.

Faça uma reserva de emergência

É essencial você ter uma reserva de emergência, para sua proteção diante de imprevistos que possam surgir, por exemplo, a perda do emprego.

Trace metas

Qual é o seu sonho? O que você deseja alcançar? Coloque tudo no papel, faça uma lista e a dica é começar por metas mais fáceis e, aos poucos, procure estabelecer metas mais difíceis.

Realizar um sonho ou guardar dinheiro: como avaliar

Invista seu dinheiro

Depois que você já tem a sua reserva de emergência, é o momento de fazer algum investimento, de forma a fazer seu dinheiro render.

E saiba que quando você tem um objetivo bem definido, fica bem mais fácil de poupar todos os meses. Você sabe para que vai ser usado aquele dinheiro.

Além disso, quando você concretiza aquele sonho, percebe que todo esforço e sacrifício valeram a pena.

E caso você perceba que o dinheiro que está poupando ainda é pouco, uma ideia é procurar por uma renda extra. Pense nas suas habilidades e como pode ganhar dinheiro com isso.

A partir do momento que você consegue aumentar a sua renda, seus sonhos serão realizados em um tempo bem menor. 

Como economizar para realizar sonhos

Vamos supor que o seu sonho seja fazer uma viagem. O que você deve fazer para realizar a viagem dos seus sonhos?

  1. Saber qual é o valor da viagem à vista e em parcelas;
  2. Se o valor à vista der um bom desconto, o ideal é você ir economizando todos os meses para pagar à vista;
  3. Faça uma programação mensal, por exemplo, qual o valor que você deve poupar e quantos meses levariam para o pagamento à vista.

Pense em quanto você poderá economizar e esse valor, você pode aproveitar na sua viagem. Na verdade, o primeiro passo para você realizar seus sonhos é guardar dinheiro.

É claro que não é uma tarefa fácil abrir mão de certas coisas tendo em mente a realização de um sonho, mas saiba que você vai ter que ter muita disciplina e persistência.

Toda vez que você separa um valor no final do mês, foque no seu objetivo. É preciso ter bem claro que você está cortando gastos supérfluos ou trocando o seu pacote de TV por algo muito melhor.

Uma dica: não deixe seu dinheiro parado. Busque por uma forma de investimento de acordo com o seu perfil. Hoje, no mercado, existem muitas opções e com pouco dinheiro já é possível investir, como é o caso do Tesouro Direto.

Conclusão

Na hora de avaliar se vale mais a pena realizar um sonho ou guardar dinheiro, na verdade uma coisa está atrelada à outra.

Se você pensar bem, é quase que impossível concretizar um sonho sem dinheiro. Mas a primeira coisa a fazer, é definir quais são os seus sonhos. Mas lembre-se: não podem ser inatingíveis.

O ideal é que comece por metas a curto prazo e, gradualmente, torne os seus sonhos mais difíceis. E no final, você vai perceber que valeu todo o esforço!

Quando você conquista um sonho, passe para o próximo e assim, sucessivamente. O importante aqui é você focar em um objetivo e usar das melhores estratégias para atingi-lo.

Fala para gente: você vai realizar um sonho ou guardar dinheiro? 

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário