9 de julho de 2019

Vantagens e desvantagens de fazer um consórcio

Vantagens e desvantagens de fazer um consórcio

Fazer um consórcio é sempre algo interessante, mas poucas pessoas de fato sabem quais são as vantagens e desvantagens, o que influencia diretamente no processo de decisão e interfere na escolha ou não desse tipo de “investimento”.

Mas para saber se é algo indicado para quem quer ganhar dinheiro, é necessário que você primeiramente possa ter acesso à todas informações sobre tal modalidade que é oferecida por muitos bancos e corretoras.

Sendo assim serão trazidas informações sobre o consórcio e suas vantagens bem como as desvantagens que também fazem parte do processo e que devem sempre ser observadas com muita cautela.

O que é um consórcio

Um consórcio nada mais é que uma modalidade de compra programada, em que você vai pagando pequenas quantias e aos poucos vai acumulando o valor total do bem que você pretende adquirir.

Geralmente é muito utilizado para quem quer comprar imóveis ou carros, sendo os bancos os responsáveis por gerenciar todo esse processo, garantindo os valores e a contemplação dos beneficiários.

Neste sentido, cada banco vai também ter algumas regras, seja para quem deseja participar ou para quem tem interesse nas condições de resgate, o que varia bastante, precisando de um conhecimento prévio de cada modalidade.

Como funciona

 É feito um grupo com todos os interessados, que estarão ligados à administradora, que vai possuir uma liberação feita pelo Banco Central para a realização dessa atividade, e essa administradora pode cobrar algumas taxas para o gerenciamento dos contratos.

A administradora vai colocar todas as regras à disposição, desde o pagamento que deve ser feito, prazos, contemplação e outras informações que são importantes e fundamentais para esse tipo de compra.

Como são contempladas pessoas em diferentes momentos do pagamento, é fundamental manter o compromisso até que sejam quitadas as parcelas para que você então consiga confirmar o bem que adquiriu.

Vantagens e desvantagens de fazer um consórcio

Vantagens de fazer um consórcio

Uma das vantagens da compra por consórcio é que não existe incidência de juros, considerando que é feito um parcelamento a longo prazo. É ótimo para quem quer fugir de taxações muito altas e quer diluir o pagamento sem riscos.

Outra vantagem é que você consegue programar o pagamento conforme for melhor para a sua saúde financeira, e isso é importante para quem precisa confirmar o pagamento constantemente.

Além disso a contemplação pode ser também controlada, pois é feita por lance ou por sorteio. Caso você queira adquirir com mais rapidez, basta aumentar o lance, ou caso prefira, também pode esperar por condições melhores e pelo sorteio feito.

Com a contemplação você possui dois cenários possíveis: ou resgata o valor investido até então, com correção, ou pode optar por receber o seu bem. Em todos os aspectos você sai ganhando e tem retornos interessantes.

Desvantagens

Não é somente de vantagens que se faz um consórcio, e ele possui alguns pontos fracos que merecem a atenção das pessoas que optam por essa modalidade de compra para que fiquem cientes.

Uma das desvantagens é o fato de ser um investimento a longo prazo, o que na prática quer dizer que o dinheiro aplicado pode demorar muito para que retorne o que você precisa, e por isso é indicado somente para quem não tem pressa.

Outra desvantagem é que pode ser um investimento de risco alto, já que havendo um alto índice de inadimplência a administradora pode rever o valor das parcelas e até indicar uma taxa de juros acima de 5%, o que gera prejuízos nesse tipo de modalidade.

Estar atento a estes pontos é importante e pesquisar bem sobre as condições, estar atento às regras, é uma das maneiras de conseguir diminuir os impactos das desvantagens e aproveitar das melhores condições do consórcio.

Um consórcio é indicado para algumas situações de compras, sendo uma alternativa excelente para quem quer prazos longos, condições flexíveis e principalmente um retorno garantido sem o acréscimo de juros.

Porém, é importante também estar atento às condições do consórcio que você está participando, para que seja rentável para você e não gere maiores prejuízos financeiros, preservando sua estabilidade.

Tendo as informações das vantagens e desvantagens você pode iniciar agora mesmo a pesquisa por alguns consórcios que podem ser ideais para  que você se propõe e pretende adquirir.

Você já pensou ou tem planos em fazer um consórcio? De qual tipo? Comente!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Renda fixa: tudo sobre CDB, LCI e LCA
+
Renda fixa: tudo sobre CDB, LCI e LCA Na busca por saber qual o melhor tipo de investimento de renda fixa, algumas pessoas esbarram sempre em uma sopa de letrinhas que podem significar muita coisa: CDB, ...
3 de setembro de 2019
Pagar as dívidas ou investir: como decidir?
+
Pagar as dívidas ou investir: como decidir? Quando entra um dinheiro extra na conta, as pessoas precisam decidir entre pagar dívidas ou investir. Investir ao invés de saldar a dívida mais rapidamente é ...
11 de abril de 2019
O que é Selic e tudo que você precisa saber sobre essa taxa
+
O que é Selic e tudo que você precisa saber sobre essa taxa Você sabe o que é Selic? Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por reduzir a taxa Selic de 2,25% para 2% ao ano. Com ...
7 de outubro de 2020