13 filmes que ensinam sobre finanças

13 filmes que ensinam sobre finanças

Finanças é um assunto amplo com muitas facetas que tornam o aprendizado um grande empreendimento para qualquer um. Esses filmes que ensinam sobre finanças levarão você a uma compreensão relativamente abrangente sobre o tema, como funcionam e como isso afeta nossa sociedade.

13 filmes que ensinam sobre finanças

1. A Ascensão do Dinheiro: Uma História Financeira do Mundo (2009)

Esta é literalmente uma história completa de como as finanças se desenvolveram ao longo do tempo. Desde as primeiras moedas usadas até o financiamento de guerras com títulos. Assistir esse filme cria uma base sólida para entender como o financiamento se desenvolveu ao longo do tempo.

2. A Corporação (2003)

Um dos conceitos mais importantes que impulsiona as finanças modernas é a corporação. Entender como a estrutura corporativa influencia as decisões de negócios é fundamental para entender as ideias gerais de finanças.

3. Capitalismo: Uma História de Amor (2009) 

Os efeitos sociais da estrutura corporativa em uma sociedade capitalista são examinados neste filme. As amplas diferenças de renda têm sido frequentemente atribuídas ao financiamento. Este filme promove as ideias introduzidas pela Corporação e as aplica diretamente a uma crise financeira real.

4. Enron: Os caras mais espertos da sala (2005)

Uma visão abrangente de como uma corporação conseguiu fraudar milhares de pessoas com suas práticas contábeis, levando a mudanças maciças nos sistemas regulatórios de relatórios financeiros.

5. Grande demais para fracassar (2011)

Compreender por trás das finanças é apenas metade da batalha para se entender verdadeiramente as finanças. Essa dramatização da queda do Lehman Brothers e o início da crise financeira mostram como personalidades, decisões do governo e relações pessoais desempenham um papel enorme na condução dos mercados financeiros.

6. Margin Call (2011)

Quando as instituições financeiras dos EUA começaram a desmoronar, começaram a descarregar seus títulos sem valor para outras instituições e clientes para evitar seu próprio colapso. Este filme dá uma visão mais aprofundada sobre as decisões que quase colapsaram os mercados financeiros.

7. Dinheiro e Velocidade: Dentro da Caixa Negra (2011)

O nível de influência que a negociação automatizada tem sobre os mercados financeiros hoje é intimidador. Esta é uma área que está em constante evolução e continuará a evoluir. Eugene Fama argumenta que os algoritmos usados ​​nesse tipo de negociação tornam os mercados mais eficientes.

Filmes que ensinam sobre finanças

8. Boiler room (2000)

Este filme não retrata, de forma alguma, todos os corretores da bolsa. No entanto, ele fornece informações sobre a maneira como o negócio funciona no nível de varejo e mostra como as vendas impulsionadas pela indústria podem ser.

9. Wolf of Wall Street (2013)

Semelhante ao Boiler Room, este filme mostra um caso extremo de como os mercados financeiros são impulsionados  pelas vendas. O filme é bem selvagem, mas oferece outra oportunidade para ver como os títulos são criados, comprados e vendidos.

10. O poderoso chefão (1972/ 1974/ 1990)

Um clássico dos cinemas, o filme além de mostrar intrigas, mafiosos traz uma grande lição nas entrelinhas, são ensinamentos sobre finanças, planejamento financeiro, além de administração de negócios.

11.Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Becky Bloom é um jornalista do jornal de Nova York e escreve sobre finanças para o mesmo, porém Becky é totalmente o oposto do que mostra aos leitores, se trata de um consumista que passa a maior parte do tempo se escondendo de cobradores.

O filme é muito interessante nos ajudando a refletir sobre os nossos gastos financeiros e, como é essencial ficarmos longe de dívidas.

12. Quem quer ser um Milionário? (2008)

Uma bela narrativa, o filme conta com 10 indicações ao Oscar, se você quer aprender sobre finanças não deixe de assistir.

Quem quer ser um milionário nos ensina que apesar dos momentos não muitos bons que a vida nos apresenta, sempre existe uma alternativa, basta apenas escolher a resposta certa.

Outro ensinamento que é perguntas não pode ser entendido como respostas para algum problema financeiro, o que vale é trabalhar nas respostas cuidando do nosso financeiro.

13. Freakonomics (2010)

Baseado no livro do mesmo nome se trata de um documentário sobre comportamentos do homem no aspecto científico, como fatores determinantes para uma pessoa gastar tanto dinheiro ou consumir certos produtos.

Entender a nossa relação com o dinheiro é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes e seguras de reprogramar os nossos comportamentos e ações, para que o dinheiro trabalhe para nós, e não o contrário.

Ou então que consigamos cuidar para que nossas riquezas materiais sejam suficientes para suprir todas as nossas necessidades, sem que, para isso, levemos uma vida superficial em busca de simples acúmulo de bens.

É extremamente importante para quem trabalha com investimentos, empresários, pessoas relacionadas ao setor financeiro ou para quem deseja estar antenado sobre esse universo.

Gostou das nossas dicas de filmes sobre finanças? Deixe seu comentário com ideias e sugestões sobre o assunto!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário