Foi demitido? Veja como organizar suas finanças

Foi demitido? Veja como organizar suas finanças

Ninguém está imune a demissões. Por isso, faz sentido organizar suas finanças com antecedência. A maioria dos consultores financeiros sugere poupar o equivalente a seis meses de salário para ajudá-lo se você perder o emprego. Mas você provavelmente precisará de mais, especialmente se tiver uma família e for o principal ajudador.

É sensato reconhecer que não existe segurança de emprego. Você poderia encontrar-se desempregado depois de ter sido empregado por anos. Depois que o choque se instala, você precisa aceitar que pode demorar algum tempo até encontrar o trabalho novamente.

Até o próximo trabalho aparecer, precisará administrar bem seu dinheiro, afinal, o dinheiro parou de entrar, mas as contas precisam ser pagas.

Como organizar suas finanças

Perguntas e respostas sobre finanças após a demissão

1. O que fazer logo após a demissão

Revise suas despesas e reduza custos além das necessidades básicas. Em seguida, entre em contato com seus credores e informe a eles a situação e solicite uma modificação ou redução nos pagamentos.

2. Qual é a melhor coisa a fazer em um cenário em que você está desempregado há algum tempo, viveu de suas economias e agora essas economias estão diminuindo?

Encontre uma posição a tempo parcial o mais rápido possível, venda o que puder.

3. Existe algo como adiar o pagamento de certas contas até você voltar a se levantar?

A melhor tática é ser honesto e direto sobre a situação. Diga a verdade e diga que você está disposto a elaborar um plano durante esta fase da sua vida. O adiamento do pagamento varia de acordo com a empresa. A realidade é que a maioria das empresas só quer receber o pagamento, então algo é melhor que nada.

4. Qual é a melhor maneira de reduzir as despesas mensais?

Reduza as despesas mensais eliminando despesas não críticas. Isso pode incluir TV a cabo, serviços de assinatura, Uber, cafés em padarias, compras, etc. Pare de usar os cartões de crédito que você tem e entre em contato com o credor para alterar o plano de pagamento.

Faça o seu próprio cabelo em vez de visitar o salão de beleza / barbeiro, faça presentes de Natal e cartões, crie e fique com uma lista de compras. Compre itens de valor em vez do nome da marca. Compare preços e torne-o um jogo.

A coisa mais importante a lembrar é que a situação é temporária. Ele vai passar e você será empregado novamente. No entanto, a maioria de nós não pensa sobre essa possibilidade até sermos demitidos. Então, o que você deve fazer se não tiver preparado?

Foi demitido? Veja como organizar suas finanças

Dicas para organizar suas finanças durante o desemprego

Determine como você está gastando seu dinheiro

Quando os tempos são bons, a maioria das pessoas não pensa em como gastam dinheiro. Sabemos quanto são os pagamentos de hipoteca ou aluguel e mensal, mas não prestamos atenção aos gastos diários.

Quanto gastamos saindo para comer? Qual é a nossa conta semanal de mercearia? E quanto a utilidades e seguro? Estar mais consciente de como você gasta seu dinheiro fará com que você gaste com mais cuidado.

Veja onde você pode cortar

Se você está enfrentando uma dispensa, você precisa elaborar um plano para cortar despesas. Desenvolva um orçamento que elimine a maioria das despesas desnecessárias, mas não corte completamente o entretenimento.

Localize locais baratos para sair comer e beber. Vá para filmes em vez de peças de teatro e procure admissões com desconto. Não desista da academia, mas considere juntar-se a uma menos cara, a menos que você use a academia para fazer contatos de negócios. Desligue o termostato no inverno e no verão do seu chuveiro.

Evite grandes compras

Não é hora de comprar aquele carro novo ou aquela TV de plasma. Se você já está endividado, especialmente a dívida de cartão de crédito, talvez queira consolidar seus empréstimos em um único pagamento mensal com uma taxa de juros menor.

Encontre trabalho a tempo parcial

Você poderá estender suas economias se tiver renda adicional. Considere o trabalho de meio período enquanto procura um emprego. Embora seja melhor que você encontre trabalho temporário ou em meio período em seu campo, seus hobbies e outros interesses podem oferecer possibilidades de renda.

Lembre-se: seu trabalho principal é encontrar um novo emprego. Qualquer trabalho em tempo parcial deve permitir tempo e flexibilidade para buscar ativamente sua busca de emprego.

Esteja preparado para a próxima vez

Mesmo que você demore mais de seis meses para encontrar outro emprego, muitas vezes você pode estender essa economia e um emprego de meio período para um ano ou mais. Assim que puder, comece a economizar dinheiro novamente para a próxima emergência.

Perder seu emprego nunca é divertido, especialmente quando você não espera. Mas estes passos podem ajudá-lo a obter o controle do seu dinheiro para que você possa superar essa experiência de vida.

Você pode estar desempregado por pouco tempo, e uma mudança nos seus hábitos pode se tornar desnecessária. No entanto, um pouco de planejamento financeiro pode impedi-lo de ter que se contentar com um trabalho que você não quer, simplesmente porque você está sem dinheiro.

Curtiu essas dicas para colaborar na sua recolocação? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário